Notícias

01.10.2019
Tempo de leitura: 5 minutos

enlightED 2019 apresenta desafios e tendências educacionais na era digital

Especialistas de todo o mundo participarão de debates sobre temas como o futuro do aprendizado, transformações do campo educacional e da tecnologia e formação em tempos de Big Data e Inteligência Artificial

Especialistas de todo o mundo participarão de debates no enlightED 2019 sobre temas como o futuro do aprendizado, transformações do campo educacional e da tecnologia e formação em tempos de Big Data e Inteligência Artificial

A segunda edição do evento enlightED, organizado pela Fundação Telefônica Espanha, pela IE University e pelo South Summit, vai acontecer em Madri (Espanha), entre os dias 02 e 04 de outubro.

Assim como no primeiro ano, o enlightED 2019 vai tratar dos desafios no campo da educação e jogar luz a novas tendências e inovações para a área diante da revolução digital e dos limites éticos da tecnologia, reunindo especialistas de todas as partes do mundo. O evento acontecerá dentro da proposta do South Summit, um encontro de referência global que reúne startups, investidores e empresas inovadoras, com foco em oportunidades de negócios.

Mais do que trazer respostas prontas, o enlightED se coloca mais uma vez como um espaço de debates e provocações para as transformações que acompanham a educação ao longo das últimas décadas, e olha para o futuro, levando os participantes a questionamentos sobre como devemos nos preparar para os desafios educacionais em 2030, ou como as escolas podem repensar o sistema de aprendizagem de seus alunos na era digital. Também serão abordados temas relacionados à formação universitária na era da Big Data e da Inteligência Artificial, além dos desafios no setor de educação e dos negócios.

Muitos nomes estão confirmados, como o escritor, historiador e professor da Universidade de Stanford e da Universidade de Harvard Niall Ferguson, Kelly Palmer, cofundadora e Chief Learning and Talent Officer da Degreed, Tal Ben-Shahar, escritor e professor de best-sellers sobre psicologia positiva, felicidade e liderança, Simon Nelson, CEO da Future Learn, Orlando Ayala, consultor do presidente da Colômbia em Educação e Tecnologia, Patricia Kuhl, codiretora do Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro da Universidade de Washington e Ju-Ho Lee, ex-ministro sul-coreano da Educação.

Entre os convidados brasileiros presentes no evento, estará Claudia Costin, diretora sênior de educação do Banco Mundial, diretora do Centro de Excelência e Inovação da Fundação Getúlio Vargas e ex-secretária de educação Rio de Janeiro. Ela será uma das debatedoras na mesa “Revolução 4.0: o que muda na educação, produtividade e empregos”. Além de Cláudia, a jornalista Stela Campos, do Valor Econômico, será moderadora desta mesa. Outra presença confirmada é a de Lucia Dellagnelo, presidente do Centro de Educação para a Inovação no Brasil, que falará sobre as habilidades dos professores da era digital.

Junto aos convidados, estarão presentes as lideranças das entidades organizadoras do evento: José María Álvarez-Pallete, presidente executivo da Telefónica; Santiago Iñiguez, presidente da IE University; César Alierta, presidente executivo da Fundação Telefônica; María Benjumea, fundadora e CEO da  Spain Startup-South Summit, e Ignacio Polanco Moreno, presidente da Fundação Santillana.

“Acreditamos na educação como o motor da mudança na sociedade e precisamos que ela esteja no centro da conversa”, afirma Carmen Morenés, diretora geral da Fundação Telefônica. “Na Fundação Telefônica, estamos comprometidos em reinventar a educação e adaptá-la aos desafios do mundo digital para que ninguém fique para trás”. María Benjumea, fundadora da Spain Startup-South Summit, destaca a importância de realizar mais um ano esse tipo de encontro: “Estamos muito orgulhosos em celebrar mais uma vez o enlightED . É o grande ponto de encontro entre os principais agentes do mundo para transformar a educação”, disse.

Novos Espaços

Esta edição do enlightED reunirá líderes empresariais, acadêmicos, inovadores, estudantes e futuristas em um debate sobre novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento no mundo da edTech (tecnologia educacional). Foram mais de 500 participantes inscritos e novos espaços criados com o objetivo de promover maior interação e networking. Como novidade este ano, Morenés anunciou o ‘Education Speakers Corner’: “O objetivo é promover o diálogo entre os agentes mais relevantes do mundo da educação”. Nesse espaço, novas iniciativas no campo da educação apresentarão seus projetos em formato de pitching, nome dado à apresentação de projetos de forma concisa.

Durante o evento também acontecerá a cerimônia dos Prêmios enlightED 2019, iniciativa que busca identificar e promover as melhores ideias empreendedoras do mundo em educação, inovação e edTech. Esse é o principal objetivo dos prêmios iluminados, que este ano celebram sua segunda edição. Os dez projetos finalistas estarão em Madri apresentando suas ideias a plateia do evento, e os quatro vencedores serão conhecidos no dia 03 de outubro.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis