Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

28.08.2019
Tempo de leitura: 7 minutos

Escolas Conectadas atualiza os cursos de acordo com as competências da BNCC

A plataforma adaptou os cursos para facilitar o planejamento de aulas considerando as 10 competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular

Imagem mostra mulher de óculos e cabelos curtos digitando no notebook.

Definir diretrizes para o sistema de ensino-aprendizagem nacional pode ajudar a nivelar as desigualdades nos processos e criar oportunidades para o desenvolvimento pleno dos estudantes. Esse é um dos caminhos apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece competências e habilidades comuns a todos os cidadãos brasileiros, ao mesmo tempo em que considera as particularidades regionais e sociais de cada realidade escolar.

Profissionais, instituições e cursos ligados à educação estão se movimentando para adaptar os critérios de aprendizagem de acordo com as  10 competências gerais determinadas pela BNCC. Atenta a essa necessidade, a plataforma Escolas Conectadas atualizou os cursos  de formação continuada gratuita que oferece aos educadores para se adequar a essa nova realidade.

Com o compromisso de acompanhar os processos de inovação educativa e as competências do século XXI, a iniciativa da Fundação Telefônica Vivo acredita que a formação de professores é um importante passo para garantir que a implementação das diretrizes da Base seja feita, diariamente, em sala de aula.

As adaptações foram feitas nos 26 cursos disponíveis e ganharam uma seção especial chamada “BNCC na Prática”. Ao final de toda formação, há dicas de aplicação levando em conta os critérios de aprendizagem apontados pela Base.

A seguir, saiba mais sobre o que determinam as dez competências gerais da BNCC e confira os cursos que melhor se alinham a cada uma delas.

1. Conhecimento

A primeira competência tem como objetivo valorizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital. Na prática, ela propõe que o estudante desenvolva a habilidade de refletir ativamente sobre a construção daquele conhecimento, e não apenas pensá-lo de maneira distante de sua realidade. Isso faz com que ele seja capaz de ganhar autonomia no próprio processo de aprendizagem.

Cursos do Escolas Conectadas que trabalham a competência:

Antártica: Muito mais que gelo – Também trabalha as competências 2, 4, 7 e 10.

Água: Gotas de ConscientizaçãoTambém trabalha as competências 2, 4, 7 e 10.

2. Pensamento científico, crítico e criativo

Esta competência está ligada ao desenvolvimento do raciocínio lógico, estimulando a criatividade intelectual, a investigação e a formulação de hipóteses com o intuito de resolver problemas. Trabalhando estratégias para a construção de questionamentos construtivos, os estudantes serão capazes de interpretar o mundo com um olhar apurado para encontrar soluções inovadoras.

Cursos do Escolas Conectadas que trabalham a competência:

Grandezas e Medidas: explorar para compreender  – Também trabalha as competências 1, 4, 5 e 7.

Pomar doméstico: um futuro saudável com frutas o ano todo – Também trabalha as competências 1, 4, 8 e 10.

Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola – Também trabalha as competências 1, 4, 8 e 10.

3. Repertório Cultural

Valorizar o repertório artístico e cultural dos estudantes é a proposta principal da terceira competência. O objetivo é incentivar que eles sejam capazes não apenas de reconhecer e respeitar manifestações artístico-culturais diversas, mas também produzirem e expressarem-se através de seus próprios elementos artísticos.

Cursos do Escolas Conectadas que trabalham a competência:

Jogos e brincadeiras: para além da seriação – Também trabalha as competências 4, 5, 8 e 9.

Escrita criativa: com a palavra, a autoria  – Também trabalha as competências 1, 4, 5 e 7.

4. Comunicação

Utilizar diferentes linguagens e plataformas para se comunicar faz com que as crianças tenham mais facilidade para se expressar e também para escutar outras perspectivas. Trabalhar a comunicação em sala de aula tem como objetivo exercitar a análise crítica, o entendimento e os processos da construção de um diálogo entre as partes.

Cursos do Escolas Conectadas que trabalham a competência:

Fotografia na aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento – Também trabalha as competências 1, 2 , 3 e 5.

Laboratório de criação de vídeos de bolso – Também trabalha as competências 1, 2, 3 e 5.

5. Cultura Digital

A finalidade de trabalhar a compreensão da cultura digital é mediar as relações entre os estudantes e as tecnologias de maneira ética, crítica e reflexiva. Esta competência pretende desenvolver autonomia para entender e utilizá-las socialmente, sobretudo para resolver problemas cotidianos.

Cursos do Escolas Conectadas que trabalham a competência:

Inova Escola: Recursos tecnológicos – Também trabalha as competências 1, 2, 3 e 4.

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online – Também trabalha as competências 1, 2, 4 e 7.

Produção textual na Cultura Digital – Também trabalha as competências 1, 3, 4 e 7.

6. Trabalho e projeto de vida

Para além dos conhecimentos gerais, o estudante também deve aprender na escola como administrar suas escolhas e refletir livremente sobre seus objetivos em longo prazo. Para isso, trabalhar com projeto de vida é fundamental para ajudá-los a se organizarem e estabelecerem metas alinhadas ao seu papel como cidadão.

Cursos do Escolas Conectadas que trabalham a competência:

Inova Escola: Projeto de vida – Este curso trabalha todas as competências!

Inova Escola: Personalização  – Também trabalha as competências 1, 2, 4 e 8.

7. Argumentação

O objetivo principal de trabalhar a argumentação como competência é preparar os estudantes para construir raciocínios baseados em fatos, dados, informações confiáveis, que permitam defender uma posição ética, levando em consideração os direitos humanos, consciência socioambiental e a ética. Outro ponto importante a ser trabalhado é o respeito às colocações dos outros colegas, mesmo durante a sustentação de um argumento.

Cursos Escolas Conectadas que trabalham a competência:

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI – Também trabalha as competências 1, 2, 4 e 5.

Inova Escola: Espaços diferenciados – Também trabalha as competências 1, 2, 4 e 9.

Mudança de tempos e espaços para a inovação pedagógica – Também trabalha as competências 1, 2, 4 e 9.

8. Autoconhecimento e autocuidado

As competências socioemocionais são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem. O oitavo direcionamento da BNCC busca estabelecer esse princípio, propondo que os estudantes sejam estimulados a identificar seus pontos fortes e seus limites, respeitando a si mesmos e aos outros. Para isso, os professores também devem conhecer a si mesmos para lidar com as necessidades físicas e emocionais de seus estudantes.

Cursos do Escolas Conectadas que trabalham essa competência:

Inova Escola: Gestão inovadora  – Também trabalha as competências 1, 7, 9 e 10.

Escola para todos: Inclusão de Pessoas com Deficiência – Também trabalha as competências 1, 4, 9 e 10.

9. Empatia e Cooperação

Respeito à diversidade, acolhimento, diálogo e cooperação são os principais processos a serem trabalhados por esta competência. Fazer com que os estudantes estejam prontos para entender realidades diversas e conectarem-se com elas através de posturas e atitudes colaborativas.

Cursos do Escolas Conectadas que trabalham essa competência:

Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula – Também trabalha as competências 1, 7, 8 e 10.

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas – Também trabalha as competências 1, 2, 4 e 5.

10. Responsabilidade e Cidadania

Nesta competência, os estudantes são estimulados a tomar decisões com base em princípios democráticos e éticos. O desenvolvimento de uma consciência coletiva e o entendimento das responsabilidades como cidadão são prioridades na construção dos futuros agentes de mudança, que darão continuidade a uma sociedade mais justa e igualitária.

Cursos do Escolas Conectadas que trabalham essa competência:

Escola para todos: promovendo uma educação antirracista – Também trabalha as competências 1, 3, 8 e 9.

Inova Escola: Papel do professor – Também trabalha as competências 1, 2, 4 e 9.

Os cursos acima foram destacados de acordo com as habilidades que melhor se adequam ao propósito de cada competência. Entretanto, as formações do Escolas Conectadas trabalham mais de uma competência ao mesmo tempo. Por isso, indicamos (entre parênteses) as outras competências trabalhadas na formação.  Acesse a plataforma para saber mais sobre cada curso.


Outras Notícias

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE