Recomendações para Formação Docente em Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica

Notícias

16.10.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Está chegando o Dia dos Voluntários 2018!

No dia 19 de outubro, colaboradores do Grupo Telefônica participarão de iniciativas solidárias em todo o Brasil

Três voluntários pintam área de recreação em uma instituição, durante o Dia dos Voluntariados

Está chegando uma das datas mais esperadas do ano pelos colaboradores do Grupo Telefônica: O Dia dos Voluntários Telefônica. No dia 19 de outubro, mais de 6.500 voluntários estarão envolvidos em ações que deverão beneficiar 58 instituições, em 47 cidades em todas as regiões do Brasil.

Ao longo do dia, os locais previamente selecionados pelo Comitê de Voluntariado, passarão por reformas e melhorias em seus espaços, além de contar com uma série de atividades como pintura, jardinagem, limpeza, recreação, dentre outras ações.

O Dia dos Voluntários Telefônica é uma iniciativa global do Grupo Telefônica que mobiliza simultaneamente colaboradores de diversos países. Na 13º edição dos Dia dos Voluntários, colaboradores de 31 países estarão unidos em um dia de ações solidárias que foram organizadas ao longo do ano. No Brasil, a iniciativa é realizada pela Fundação Telefônica Vivo, como parte do Programa de Voluntariado, beneficiando instituições de Norte a Sul do Brasil.

Expectativas e inspirações

Em uma série de reportagens publicadas desde julho deste ano, embaixadores do Programa de Voluntariado revelaram as expectativas para 2018 e contaram o que os mobilizam para participar de ações solidárias: o exercício da cidadania, a vontade de ajudar o próximo e a oportunidade de fazer a diferença na vida de outra pessoa foram algumas das motivações citadas.

Mais do que um momento de cidadania e solidariedade, a data simboliza o engajamento, a colaboração e a empatia dos colaboradores dentro do Grupo Telefônica, que por meio de seus esforços e dedicação, a cada ano, contribuem para realizar iniciativas transformadoras em todo país.

Em 2018, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo conquistou o Prêmio Viva Voluntário, concedido pelo Governo Federal, na Categoria Empresarial. Cerca de 300 iniciativas concorreram à premiação, que valoriza cidadãos e entidades que incentivam o engajamento social e que estimulam a realização de ações transformadoras na sociedade.

Na premiação foram destacadas as atividades educativas que os voluntários realizam em escolas técnicas, os mutirões para revitalização de escolas, as iniciativas de empreendedorismo social com inclusão tecnológica e digital, além do Game do Bem – um jogo interativo, desenvolvido com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, que promove o exercício da cidadania e estímulo à prática do voluntariado, a partir de plataformas digitais.

Acompanhe as ações do Dia dos Voluntários 2018 em todas as regiões do Brasil pelo site e em nossas redes Facebook,Instagram, Twitter e Youtube.


Outras Notícias

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

14/04/2026

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

Confira 10 ferramentas gratuitas e acessíveis que podem transformar a rotina escolar de milhões de estudantes com deficiência matriculados na rede pública

IA na educação: como a inteligência artificial pode se tornar aliada da aprendizagem

06/04/2026

IA na educação: como a inteligência artificial pode se tornar aliada da aprendizagem

Relatório da OCDE reforça que o uso pedagógico intencional da IA é essencial para fortalecer a aprendizagem e evitar que a tecnologia se torne apenas um atalho para respostas prontas

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

30/03/2026

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

Com intencionalidade pedagógica, ferramentas digitais gratuitas podem fortalecer o aprendizado, promover o protagonismo estudantil e desenvolver competências digitais essenciais

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

27/03/2026

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

No Dia Nacional da Inclusão Digital, a diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo reforça que a equidade na aprendizagem depende da integração entre currículo, formação docente e infraestrutura

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

19/03/2026

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

Projetos solidários potencializados pela cultura digital desenvolvem competências socioemocionais, promovem inclusão, estreitam vínculos comunitários e incentivam uma cultura de cidadania ativa

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

13/03/2026

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

Pesquisa internacional mostra que apenas 10 minutos de brincadeira com números já fortalecem habilidades matemáticas nos anos iniciais — abordagem que também dialoga com soluções de tecnologia educacional