Liderar pessoas no processo educacional exige investimento em formação continuada para gestores escolares. Confira lista de cursos gratuitos

#Educação#EnsinoMédio#TecnologiasDigitais

A foto mostra uma mulher sorrindo enquanto olha para um notebook branco. Ela tem cabelos grisalhos e usa óculos de aro redondo. Está vestindo uma camisa de manga longa azul clara. Atrás dela, está uma estante com livros.

É longa a lista de competências que podem ser desenvolvidas em cursos de formação continuada para gestores escolares. Para citar algumas delas, estão liderança inspiradora, cultura de engajamento e colaboração, clima escolar e uso de dados para apoiar decisões.

Mesmo assim, ainda é baixa a porcentagem de gestores escolares que se engajam em cursos de formação continuada. De acordo com o Censo Escolar 2022, apenas 19,3% dos diretores de escola no país possuem certificado de formação continuada em gestão escolar.

Bárbara Born, diretora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades, classifica o dado como preocupante. “Existe uma premissa de que basta ser professor ou pedagogo para fazer a gestão escolar, mas é uma função que exige uma série de competências e habilidades específicas, que vão muito além de uma formação para atuar em sala de aula. Idealmente, a formação continuada deveria ser regra para todos os gestores escolares”, diz.

Além de entender sobre educação, o gestor escolar precisa entender de orçamento e administração de recursos da escola. Precisa também desenvolver competências relacionais para lidar com todos os funcionários, em suas mais variadas funções, e com as famílias, de modo a integrá-las na comunidade escolar.

“Vale citar competências de gestão democrática, que garantem que ele possa criar estratégias para implementar o projeto político pedagógico (PPP) de forma mais igualitária, garantindo a participação dos diferentes atores, incluindo estudantes e suas famílias”, destaca Born.

Formação ou informação?

O dado sobre formação continuada de gestores escolares apontado pelo Censo também lança luz sobre a quantidade e a qualidade das formações disponíveis. Segundo Bárbara Born, são poucos os cursos ofertados que têm a proposta de desenvolver habilidades e competências necessárias para a função.

“Em vez de afirmar que os gestores é que não procuram informação, podemos pensar se a formação oferecida está alinhada com as necessidades e demandas desse público”, diz.

Por sua experiência e conversa com secretarias de educação, a diretora do Instituto Singularidades relata ser comum que os gestores, principalmente diretores de escola, sejam convocados para formações que, na verdade, são mais informativas do que qualquer outra coisa.

“Ele é chamado para saber sobre políticas que serão implementadas ou recursos que chegarão às escolas. Aquilo que é entendido como formativo é, na verdade, informativo, o que acaba desestimulando a participação também”, avalia.

Formação continuada para gestão eficiente

A mineira Clelma Rodrigues Martins Mendes é parte da minoria que investe em formação continuada. Durante os dez anos que esteve como gestora da Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro, em Montes Claros (MG) fez todo tipo de curso, de empreendedorismo à finanças, nas modalidades online e presencial, oferecidas pela Secretaria de Educação e parceiros.

“Estive gestora de agosto de 2013 a janeiro de 2023. Nesta longa trajetória, uma das primeiras coisas que compreendi era a necessidade permanente e constante de buscar formação. O gestor tem uma função muito singular de liderar toda uma comunidade, num processo educacional que é desafiador por natureza”, diz Mendes.

Para ela, um dos principais desafios do gestor é lidar cotidianamente com profissionais altamente qualificados, como professores, supervisores e servidores da secretaria.

“O gestor precisa se manter atualizado. Formações permanentes agregam alto padrão de qualidade e eficiência para a gestão. A pessoa se torna mais hábil no desenvolvimento de uma gestão democrática, com colaboradores e parceiros”, defende Mendes.

5 cursos de formação continuada para gestores escolares

A Fundação Telefônica Vivo selecionou cinco cursos gratuitos para a formação continuada de gestores escolares que estão disponíveis na internet. A maioria deles garante certificado e flexibilidade para conciliar os estudos com as atividades profissionais.

Confira lista a seguir:

Gestão de Pessoas | Sebrae

O curso é gratuito e trabalha competências e estratégias necessárias para gerenciar equipe e reter profissionais. Tem duração de 8 horas, um mês para conclusão e certificado digital. As aulas passam por cinco módulos: gestão de pessoas no contexto atual, recrutamento e seleção de equipe, desenvolvimento de equipe, liderança e motivação e gestão de conflitos em equipe.

Pilares da gestão escolar: gestão de pessoas | Sebrae

Este curso do Sebrae também é gratuito, mas diferente do citado acima, ele é mais extenso e voltado para o desenvolvimento de competências empreendedoras e estratégias de liderança, além de autoconsciência e autoeficácia. Ou seja, é um curso que prepara o gestor para extrair o melhor da sua equipe. Tem duração de 29 horas e 60 dias corridos para a conclusão, com direito à certificado.

Vale dizer que ele faz parte de uma trilha de aprendizagem em torno de oito pilares da gestão escolar. Além da gestão de pessoas, a trilha também envolve cursos como gestão tecnológica, gestão de comunicação e de recursos de estoque. Confira aqui a lista completa.

Gestão escolar da educação básica | Universidade Estadual do Maranhão

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) oferece uma série de cursos abertos e gratuitos em sua plataforma de ensino EAD, Eskada. O curso de gestão escolar da educação básica promove a reflexão sobre a função dos gestores escolares para garantir uma educação de qualidade, focada na formação integral de estudantes e equipe.

O curso tem duração de 60 horas e não tem prazo para conclusão. Os módulos trabalhados discutem a função social da escola, o perfil do gestor e as dimensões da gestão escolar, BNCC e mecanismos para uma gestão mais democrática na escola. O certificado é dado pela própria UEMA.

Comportamento organizacional | Universidade Estadual do Maranhão

Embora o ambiente escolar seja completamente diferente de um empresarial, entender profundamente sobre comportamento de pessoas é uma habilidade mais do que necessária para gestores escolares.

Assim, esse curso gratuito sobre comportamento organizacional traz insights interessantes para categorizar grupos de pessoas e organizar um trabalho conjunto, com desenvolvimento de boas relações interpessoais. São 30 horas de duração, sem prazo para conclusão e com certificação emitida pela UEMA.

Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar | FGV

Processos de organização de projetos, negociação e mediação são alguns dos desafios que envolvem a rotina de gestores escolares. Este curso gratuito de 10 horas oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aborda um pouco desses elementos, passando por elaboração coletiva de Projeto Político-Pedagógico e fundamentação da prática de gestão do espaço escolar para facilitar processos de ensino-aprendizagem. Não há certificado, mas quem tira nota igual ou superior a 7 no pós-teste poderá imprimir uma declaração que comprova a participação no curso.

Formação continuada para gestores escolares ainda é baixa, indica Censo Escolar