Notícias

20.01.2010
Tempo de leitura: 3 minutos

Fundação Telefônica apresenta ferramentas pedagógicas durante a Campus Party 2010

Em parceria com a área de Pesquisa & Desenvolvimento da Telefônica, a Fundação Telefônica apresentará ferramentas pedagógicas durante a Campus Party 2010.

Ferramentas pedagógicas mostram o poder da tecnologia aliada com a educação

São Paulo, 20 de janeiro de 2010 – Em parceria com a área de Pesquisa & Desenvolvimento da Telefônica, a Fundação Telefônica apresentará, durante a Campus Party 2010, aplicativos para uso pedagógico. Um dos destaques em exposição no espaço conjunto no estande da empresa será o pen-drive com um software, que permite a leitura de sites adaptados para deficientes visuais. Futuramente, esse dispositivo poderá ser usado por escolas que queiram promover a inclusão digital desse público.

Outra novidade é o tradutor automático de línguas para o twitter, que facilitará a comunicação dos internautas provenientes dos mais diversos países. O tradutor, inclusive, deverá ter aplicação imediata no novo portal global do EducaRede, programa da Fundação voltado para a melhoria do ensino através do uso das tecnologias de informação e comunicação em sala de aula. O portal EducaRede passa a ser bilíngüe – com conteúdos em Espanhol e Português -, já que integra os oito países participantes: Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Colômbia e México.

O visitante do estande poderá, ainda, participar de um desafio digital criado especialmente para o evento, que propiciará ampliação do conhecimento sobre os oito países onde o EducaRede está presente e sobre o programa em si. Através de uma tela touch-screen, o usuário terá a oportunidade de utilizar ferramentas da web 2.0, como Google Earth e Wikipedia, para procurar as respostas às questões propostas. Como a ferramenta é passível de edição, poderá ser utilizada para a criação de outros desafios com fins pedagógicos.

Informações integradas

A Fundação vai, também, mostrar como funciona o REDECA, software livre desenvolvido pela instituição em conjunto com oito municípios paulistas, cuja finalidade é integrar informações sobre cada criança atendida num só registro, em que se podem observar dados sobre saúde, educação, assistência social e outros temas relativos a seu desenvolvimento. Com isto, é possível identificar a trajetória e as necessidades dos beneficiados individualmente e analisar as demandas coletivas para a definição de políticas de atendimento. Criado para fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, o REDECA será apresentado na área dos Direitos Humanos, no dia 29, sexta-feira, às 14h.

Sobre a Fundação Telefônica no Brasil
Criada em 1999 com o objetivo de coordenar o investimento social do Grupo Telefônica no Brasil, a Fundação Telefônica atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte & Tecnologia e Voluntários Telefônica.


Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem