Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Amapaense de 19 anos, que tirou nota 980 na redação do Enem, criou um cursinho para ajudar agricultores da comunidade a se prepararem para o exame

#Educação#EnsinoMédio#Estudantes

Imagem mostra um jovem com um lápis na mão, escrevendo em um papel. Ele usa camiseta cinza. Não é possível ver seu rosto, somente as mãos e a folha de papel que está sobre uma mesa.

Amapaense de 19 anos, que tirou nota 980 na redação do Enem, criou um cursinho para ajudar agricultores da comunidade a se prepararem para o exame

Mateus Barbosa, o jovem que tirou nota 980 na redação do Enem, sabe melhor do que ninguém sobre as dificuldades de acesso à educação de qualidade. Ele tem 19 anos, trabalha como agricultor no município de Amapá (AP) e leu mais de 100 textos nota mil durante sua preparação para o exame, em 2020, enfrentando problemas de acesso à internet e energia elétrica durante o apagão de mais de 20 dias que ocorreu no estado da região norte.

Entretanto, não se deixou abater por nenhuma dificuldade durante os estudos. Para ele, foi fundamental ter determinação.

“É preciso ter foco, determinação e um cronograma. Estude todos os dias, nem que seja durante uma hora a cada dia. As ferramentas que indico são: faça redações e peça para que um professor amigo corrija, leia livros, baixe provas antigas e as refaça”, detalha.

Em uma família com sete irmãos, Mateus é o único que está na universidade. Ele quase gabaritou a redação do Enem com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Para escrever o texto com referências a John Locke, Martha Medeiros e à Constituição Brasileira, o jovem – que tirou a maior nota do estado do Amapá – estudava com o apoio de vídeos do Youtube e praticava redação três vezes por semana.

Atualmente, ele cursa duas graduações: Engenharia Agronômica, na Universidade Estadual do Amapá (UEAP), onde ingressou através do vestibular, e Letras (Inglês), em uma instituição particular, custeada com os rendimentos de aulas particulares.

Porém, seu objetivo ainda é ingressar no curso de Medicina Veterinária. Por isso, segue estudando em busca da sua vaga.

Cursinho de redação para transformar realidades 

Vivendo no município de Amapá (AP), Mateus leciona redação, gratuitamente, para jovens agricultores interessados em realizar a prova do Enem. Ele disponibiliza conteúdos, apostilas e também faz as inscrições para os estudantes.

Para se deslocar regularmente até a comunidade de Cruzeiro, a 20 quilômetros de distância, onde mantém o seu curso preparatório, ele conta com a  ajuda de amigos.

“O que me motivou a dar aula na comunidade foi a minha própria necessidade. Me coloco no lugar das pessoas que moram na comunidade. O apoio que recebo da sociedade é carinho, respeito e, acima de tudo, a oportunidade de poder representá-los”, afirma.

Apesar das dificuldades de acesso à educação enfrentados pelos estudantes, outros moradores ajudam o cursinho improvisado como podem: cedem o quintal para as aulas, emprestam mesas e cadeiras e o que mais for necessário para a realização das aulas semanais de Mateus.

Quando concluir a graduação em Letras, Mateus tem a intenção de formalizar o curso preparatório que mantém na comunidade de Cruzeiro.

Preparação on-line e gratuita para o Enem 

Este ano, o Enem será realizado nos dias 21 e 28 de novembro. Com a proximidade das provas, aumenta a procura por conteúdos e materiais de estudo por quem está se preparando e também por quem leciona.

Reunindo conteúdos pedagógicos por meio da colaboração de educadores, seleção e curadoria de especialistas em ensino-aprendizagem, a plataforma Escola Digital oferece gratuitamente mais de  31 mil recursos digitais entre vídeos, jogos, animações, livros digitais, aplicativos e outras ferramentas para a criação de roteiros de estudo e planos de aula, além de cursos a distância certificados pelo MEC.

Conteúdos especiais com foco no Enem também estão disponíveis na plataforma: Roteiro de Estudo para Redação e Blog Conexão ENEM.

Jovem ensina redação para agricultores se prepararem para o Enem
Jovem ensina redação para agricultores se prepararem para o Enem