Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

31.07.2015
Tempo de leitura: 3 minutos

Jovens aprendem a programar na Campus Party Recife 2015

Programaê! realizou palestras, ministrou oficinas e incentivou os campuseros a criarem seus próprios aplicativos na Campus Party Recife 2015.

A Campus Party Recife 2015 terminou neste domingo, dia 26 de julho, com números que revelam o porquê dela ser o evento tecnológico mais importante do nordeste brasileiro. Foram contabilizados cerca de 4000 campuseiros – tendo 2500 deles montado acampamento dentro do Centro de Convenções de Pernambuco.

O Programaê! esteve presente incentivando os jovens a se aventurarem no mundo da programação. O movimento, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lemann, quer disseminar o uso da programação como linguagem dentro das escolas. Para tanto, aposta em tecnologia e inovação, cativando crianças e adolescentes, e conscientizando-os da importância dos códigos para a transformação de seu entorno, com o lema “Eu Crio o Meu Mundo”. Atualmente, o projeto está presente em cinco escolas públicas do país.

No evento, o Programaê! preparou atividades dinâmicas para atrair os campuseiros. A primeira delas, na sexta-feira (24), foi o debate “O Uso da Programação para Empreender”. O palco Terra ficou lotado de jovens que entenderam sobre como a linguagem de códigos pode ajudar no desenvolvimento de um negócio. Também na sexta-feira foi promovida uma oficina de programação em parceria com a Fábrica de Aplicativos, que contou com cerca de 100 participantes. Eles aprenderam como começar a programar seu próprio aplicativo de forma fácil e didática.

Já no sábado (25), aconteceu uma oficina ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Isidro Massetto, que aplicou uma atividade de inclusão digital, voltada para as comunidades de baixa renda. A iniciativa teve como objetivo incentivar a prática de programação, impulsionando o desenvolvimento tecnológico da região.

Além destas ações, o projeto ainda atuou durante todos os dias com o Desafio Programaê!. Nele, os campuseros deveriam completar um desafio online de programação por dia e dirigir-se ao estande da Telefônica Vivo para ganhar brindes.

A equipe Portmund, finalista da etapa mundial do Technovation Challenge com o aplicativo The Last Drop (para a conscientização do uso da água), é pernambucana e teve espaço de destaque na #CPRecife4. A presença delas foi um exemplo de como as mulheres podem e devem se relacionar com a programação e das portas que a linguagem de códigos abre.

Outros pontos altos da #CPRecife4 foram a palestra sobre robôs domésticos, do evento Hackathon, onde os campuseiros eram convidados a criar um aplicativo que impactasse socialmente sua cidade, e também o Desafio EcoRecife, um convite a criação de videogames ambientados na capital pernambucana.

A Fundação Telefônica Vivo encerrou sua participação no evento satisfeita por ter contribuído com a disseminação do poder da tecnologia como ferramenta para transformações sociais. Pois acredita que a fluência digital pode habilitar uma nova geração de jovens protagonistas a serem agentes de mudança, responsáveis por um futuro cada vez mais democrático.

 


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades