Informe Social 2025: inclusão digital como chave para a equidade na educação pública.

Notícias

13.07.2017
Tempo de leitura: 4 minutos

Jovens estudantes de ETECs apresentam projetos inovadores em evento em São Paulo

Confira como foi o encerramento da segunda edição do Programa Pense Grande que agregou sete escolas técnicas de São Paulo

Três jovens parecem pensar sobre o que é Pensar Grande, frase escrita em uma lousa

Confira como foi o encerramento da segunda edição do Programa Pense Grande que agregou sete escolas técnicas de São Paulo

Foram 240 jovens participantes, 50 projetos, sendo 17 finalistas, e 4 destaques vencedores. Os números apenas reforçam o sucesso do 2º ciclo de formação do Programa Pense Grande em sete Escolas Técnicas de São Paulo (Etecs).

Confira as Etecs participantes da 2ª edição do Pense Grande:
Abdias do Nascimento (Paraisópolis, zona sul), Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira (Arthur Alvim, zona leste), Jorge Street (São Caetano, Grande SP), Juscelino Kubitschek de Oliveira (Diadema Grande SP), Heliópolis (Zona Sul, SP), Itaquera (Zona Leste, SP,) e São Mateus (Zona Leste, SP).

Para celebrar o encerramento do programa foi realizado o Demoday, evento que aconteceu no dia 8 de julho na ETEC Abdias do Nascimento, em Paraisópolis, zona sul de São Paulo.

Demoday é a junção de duas palavras em inglês, que em português significam dia da demonstração, e na ocasião, os jovens idealizadores dos 17 projetos selecionados para a final tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias criativas, inovadoras e de impacto social para uma banca de jurados convidados, além de uma plateia de amigos, familiares, voluntários e educadores.

“É incrível participar como jurado porque agora eu posso ver o projeto que desenhamos lá atrás tomar forma na fala dos jovens. Passar por um programa deste tipo não quer dizer que eles necessariamente se tornarão empreendedores, mas só o fato de desenvolverem novas habilidades e experimentarem o protagonismo, amplia possibilidades”, comenta João Vitor Caires, diretor do Impact Hub, parceiro executor da iniciativa.

Os destaques ficaram por conta dos projetos Recicla Go, aplicativo que localiza e recolhe materiais para reciclagem, de Paraisópolis, em São Paulo; Art Aqui, app que reúne as manifestações artísticas e culturais do bairro de Itaquera, em São Paulo; E agora?, de São Caetano (SP), app para tirar dúvidas sexuais de jovens de 15 a 19 anos, e o grande premiado: um aplicativo voltado para deficientes físicos, que traz as escolas adaptadas a este público, o Integra Mais, do bairro de São Mateus, em São Paulo.

“Queríamos muito ganhar, mas tínhamos dúvidas se seríamos capazes. Foi uma grande alegria saber que nossa ideia é aplicável e agora queremos dar continuidade”, conta um dos idealizadores do projeto vencedor, Gustavo Gonçalves, estudante do 2º ano de informática da Etec São Mateus.

Para o professor Monteiro, coordenador do projeto pelo Centro Paula Souza e um dos convidados da banca, o trabalho realizado por todos os grupos é motivo de comemoração.
“Todos saem vencedores, pois além dos projetos, eles aprenderam a trabalhar em equipe e desenvolver competências empreendedoras. Esperamos dar continuidade a essa iniciativa, que já está fazendo a diferença nas Etecs”, comenta o professor.

O programa

O Programa Pense Grande nas Etecs é resultado de uma parceria da Fundação Telefônica Vivo com o Centro Paula Souza, responsável pela administração das escolas, e conta com o apoio do Impact Hub como parceiro executor.

Focado em empreendedorismo social na juventude, o Pense Grande realizou pela segunda vez oficinas em escolas técnicas de São Paulo, ao longo de seis meses, com o intuito de fomentar a cultura empreendedora nos estudantes por meio de vivências que aliem teoria e prática. Neste ano, a iniciativa ganhou um reforço especial do programa de voluntariado da Telefônica Vivo. Colaboradores de diversas áreas do grupo receberam formações para serem mentores voluntários e semanalmente participam de encontros com os jovens das Etecs.

“Fiquei muito empolgada com a possibilidade de ajudar os estudantes a tirarem suas ideias do papel. Ver o engajamento dessa juventude é o maior aprendizado que levarei dessa experiência”, conta a voluntária do Programa e colaboradora da Telefônica Vivo, Aline Azevedo.

Ao longo do primeiro semestre de 2017, foram 14 oficinas presenciais, além de mentorias nos grupos e encontros de integração com os estudantes das ETECs.


Outras Notícias

Como tecnologia, IA e formação docente fortalecem a recomposição da aprendizagem

31/07/2026

Como tecnologia, IA e formação docente fortalecem a recomposição da aprendizagem

Plataformas adaptativas, análise de dados e inteligência artificial ajudam professores e gestores a identificar lacunas de aprendizagem e personalizar estratégias para apoiar estudantes

Implementar a BNCC Computação é o caminho para trabalhar inteligência artificial na escola

27/07/2026

Implementar a BNCC Computação é o caminho para trabalhar inteligência artificial na escola

As competências necessárias para compreender algoritmos, dados e os impactos da IA já estão previstas nas diretrizes para o ensino da computação. O desafio das redes de ensino agora é transformar os currículos já atualizados em experiências concretas de aprendizagem

12 jogos gratuitos para desenvolver pensamento computacional e raciocínio lógico na escola

20/07/2026

12 jogos gratuitos para desenvolver pensamento computacional e raciocínio lógico na escola

Lista reúne opções digitais e de tabuleiro que transformam conteúdos curriculares em desafios interativos e ajudam estudantes a desenvolver habilidades essenciais para a resolução de problemas.

ECA Digital amplia a proteção de crianças e adolescentes e fortalece a cidadania digital nas escolas

15/07/2026

ECA Digital amplia a proteção de crianças e adolescentes e fortalece a cidadania digital nas escolas

A atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente incorpora novos desafios do ambiente digital e amplia a responsabilidade das escolas na formação dos estudantes. Para apoiar educadores, a Fundação Telefônica Vivo oferece gratuitamente o curso Cidadania Digital, da plataforma Escolas Conectadas.

Formação de professores de matemática: como a tecnologia pode apoiar a aprendizagem docente

08/07/2026

Formação de professores de matemática: como a tecnologia pode apoiar a aprendizagem docente

Resultados da Prova Nacional Docente evidenciam desafios na formação de professores e mostram como tecnologias digitais podem apoiar o desenvolvimento profissional docente e contribuir para a aprendizagem em matemática.

IA na educação: o que dizem MEC, BNCC e especialistas sobre o uso nas escolas

02/07/2026

IA na educação: o que dizem MEC, BNCC e especialistas sobre o uso nas escolas

Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - Computação e outros documentos mostram como usar inteligência artificial com foco em equidade, formação de professores e proteção de dados