Notícias

06.04.2016
Tempo de leitura: 4 minutos

Laboratório de criatividade: conheça o Fab Lab da Cidade Tiradentes (SP)

Conheça o Fab Lab da Cidade Tiradentes, o primeiro laboratório público de tecnologia e criatividade de São Paulo

Laboratório introduz cultura maker a regiões periféricas da cidade, trazendo inovação e perspectivas

Primeiro Fab Lab público de São Paulo introduz cultura maker às regiões periféricas.

O distrito Cidade Tiradentes, localizado na Zona Leste de São Paulo, é um bairro jovem tanto em formação como em idade populacional. Com um número de habitantes estimado em 220 mil, o bairro de 32 anos concentra uma população ávida por tecnologia e também por reivindicar políticas públicas que melhorem a região. Graças à participação popular, o bairro foi o primeiro da cidade a receber um Telecentro, centro gratuito de informática. Neste polo de agitação política e interesse digital, inaugurou-se o primeiro Fab Lab Livre SP público do Brasil.

É com muito orgulho que João Armindo fala sobre a iniciativa, que funciona dentro do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Morador do bairro e líder de comunidade, ele sempre atuou para que as políticas públicas do local estivessem atadas à inovação tecnológica, acreditando na sua capacidade de diminuir abismos sociais e oferecer perspectivas à juventude. “O trabalho para o jovem da periferia é muitas vezes preconceituoso, o inserindo em um mercado que abaixa sua autoestima. A tecnologia pode trazer para a população outras escolhas”.

O Centro Cultural Garagem Fab Lab foi escolhido por estar no coração do bairro e ter um fluxo de crianças que sempre participam de atividades nas bibliotecas e centros de informática. A implantação do sistema ficou sob os cuidados do Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL.

Luiz Otávio de Alencar, responsável pela rede dos Fab Lab em São Paulo – 12, no total – tinha em mente que os Fab Lab públicos e gratuitos deveriam ser espaços de convergência com a comunidade, estruturado de maneira diferente de outros modelos. “O acadêmico é usado pelos alunos e professores, com objetivo restrito. No privado, o usuário paga pela hora de uso. É uma pessoa que tem conhecimento prévio e precisa apenas utilizar o espaço.”

A concepção de um Fab Lab público passa pelas particularidades de atender uma população que não tem contato prévio com a cultura maker ou com a fabricação digital. “Temos de ter um viés mais educacional”, explica Isaac Loureiro, líder do laboratório.

O espaço trabalha com iniciação à tecnologia e uma agenda de oficinas ligadas à criação. No salão principal, ficam localizados os computadores para acesso a softwares livres como o FreeCAD ou Scratch. Há também impressoras 3D, que utilizam o princípio da cola quente para criar maquetes ou objetos. Em uma sala menor, ficam os maquinários de impressão, próprios para montar peças variadas (de skates a tampas de mesas).

Isaac vê no laboratório um espaço de aprendizado onde as hierarquias estão diluídas, pois tanto o oficineiro quanto quem faz a oficina pode aprender. “Não começamos uma aula dizendo ‘vamos fazer uma cadeira’. Perguntamos o que o aluno quer fazer, e, por exemplo, se for um skate, vamos entender juntos como construí-lo”. Ele também comenta a riqueza de conhecimento que os autodidatas do bairro trazem, como marceneiros não de formação, mas de mão na massa, que sabem exatamente o que é preciso para produzir uma peça de qualidade.

Não é utopia pensar que, com seu público jovem, criativo e interessado, Cidade Tiradentes pode se tornar um polo tecnológico da cidade, tendo o Fab Lab como espaço para esse desenvolvimento. Se a curiosidade continuar a brilhar olhos de cada criança que fizer uma oficina ou construir um objeto, no futuro teremos adultos imaginativos e criativos, atuando para transformar sua comunidade através da democracia e da tecnologia. E tudo isso em um bairro que há pouco tempo nem constava no mapa de São Paulo.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis