Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

01.12.2016
Tempo de leitura: 4 minutos

MEC anuncia medidas para buscar jovens entre 15 e 18 anos que estão fora da escola

Crédito: Cefet-MG/Creative Commons
Por Caio Zinet, do Centro de Referências em Educação Integral,
com Cidade Escola Aprendiz
O Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizará um programa de certificação que visa atender 30 mil diretores e candidatos a essa vaga. O anúncio foi feito na última terça-feira (22/03) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A previsão é que o programa comece em junho e vá até dezembro. O MEC estipulou até o dia 4 de abril como prazo para que universidades e institutos federais se inscrevam para abrigar algumas aulas presenciais. Os participantes também assistirão algumas das aulas à distância.

Segundo o ministro, o programa não tem como objetivo interferir na escolha democrática, em cada unidade da rede, de quem será o diretor, mas busca tornar os profissionais mais capacitados para exercer essa função.

 

“O objetivo do programa não é interferir no método de escolha dos diretores da escola, que devem ser democrático, como preconiza o Plano Nacional de Educação (PNE), mas queremos qualificar porque o cargo exige um conhecimento específico”, afirmou o ministro em coletiva realizada ontem em Brasília.

De acordo com Mercadante, o foco do programa será reforçar o conhecimento dos profissionais sobre a legislação, o desenvolvimento de planos políticos pedagógicos e a prestação de contas, pontos que muitas vezes são deficitários na formação dos diretores no país.

Ensino Médio
O ministro anunciou medidas sobre o ensino médio que considera um dos grandes gargalos da educação pública brasileira. O MEC iniciará já neste ano um programa para buscar os cerca de 1,6 milhão de jovens entre 15 e 18 anos que estão fora da escola, para que voltem a estudar. 

O MEC possui um levantamento de onde essas pessoas moram e, por meio de parceria com as secretarias municipais de saúde e assistência social, pretende visitar esses adolescentes.

Os detalhes do programa ainda não foram divulgados, o que deve ocorrer em breve para que tenha início já no final do primeiro semestre. “Identificamos um a um os jovens que estão fora da escola e vamos fazer busca ativa para que eles retornem porque é lá que está o futuro delas”, afirmou o ministro.

Ele anunciou ainda duas outras estratégias para atrais esse estudante que evadiu. A primeira, já anunciada no início do mês, é a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltado para os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Para o MEC, muitos daqueles que saíram da escola precisam trabalhar e oferecer a eles uma possibilidade de uma profissão técnica pode atraí-los de volta aos estudos.

Outra estratégia será a criação de um exame de certificação de ensino médio que não estará atrelado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, por ter se tornado uma porta de entrada para universidades federais, adquiriu um caráter considerado inadequado para avaliar se um estudante está ou não apto a receber o certificado de conclusão do ensino médio.

Em 2016 serão realizadas duas dessas provas, atendendo a 900 mil pessoas que se inscreveram no Enem com o objetivo de obter a certificação de ensino médio .

“O Enem é um exame pesado para quem busca apenas a certificação. Por isso, faremos duas provas já em 2016 direcionadas a quem busca apenas a certificação”, afirmou o ministro.

Base Nacional Comum Curricular 

Saiba + “É preciso considerar o adolescente antes do aluno”

Para além de buscar quem está fora da escola, o ministro defendeu que o ensino médio precisa passar por uma profunda transformação para que esses jovens entrem nas estatísticas de evasão.

Como parte dessa estratégia, ele afirmou a Base Nacional Comum Curricular deve aumentar de 4 para 5 horas o tempo mínimo de permanência dos estudantes no ensino médio matutino. O currículo também deve ser alterado, tornando-se mais flexível e adaptável aos interesses dos jovens. Para o MEC, o atual modelo empurra os adolescentes para fora da escola porque não dialoga com a realidade deles.


Outras Notícias

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE