Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A formação do Pense Grande Tech - Eletivas em Tecnologias Digitais abordou os temas de Pensamento Computacional e Robótica Sustentável para educadores inovarem nas suas práticas pedagógicas. Saiba mais!

#Educadores#TecnologiasDigitais

Imagem mostra educadores em uma sala de aula, sentados em círculo. Um deles está com o braço levantado para fazer uma pergunta ao educador responsável pela formação., que está em pé a frente dos demais educadores.

A formação em Tecnologias Digitais, do Pense Grande Tech – Eletivas, em Alagoas, foi uma iniciativa voltada para o desenvolvimento de competências digitais em educadores. Realizada pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Secretaria de Educação do estado de Alagoas, ela aconteceu entre os meses de fevereiro e maio deste ano.

Um dos principais objetivos foi apresentar aos educadores novas perspectivas e ideias para a inovação de suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, as temáticas buscavam primordialmente trazer para o cotidiano dos professores, e consequentemente para os estudantes, o pensamento computacional e a robótica sustentável.

Voltados para o Ensino Médio, os cursos fazem parte da oferta formativa do Pense Grande Tech – Eletivas. Assim, o objetivo é proporcionar aos educadores uma imersão em temas da Cultura Digital, alinhados aos conteúdos dos cadernos da Coleção de Tecnologias Digitais. Ademais, a iniciativa conta com o Instituto Conhecimento para Todos como parceiro executor.

Assim, os professores da rede estadual em Alagoas participaram das formações Eu Robô! Primeiros passos com a robótica sustentável e Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia.

Além disso, os educadores também receberam uma mentoria assistida em sala de aula e participaram de um evento de encerramento com palestras e roda de conversa entre os docentes.

 

Inclusão Digital para educadores

O Pense Grande Tech buscou, mais uma vez, reforçar a importância da formação continuada e da inclusão digital para educadores. E, além disso, introduzir temas que preparem os estudantes para um mundo em constante transformação.

“Queremos oferecer sobretudo uma educação de qualidade para todo mundo e que faça sentido para o estudante. Dessa forma, conseguimos contribuir com a diminuição do abandono e da evasão escolar. Pois no mundo atual, garantir a inclusão digital é fundamental para que o estudante seja protagonista da sua história”, afirma Lia Roitburd, durante o evento de encerramento. Ela é gerente de Projetos Sociais – Ensino Médio e Políticas Públicas da Fundação Telefônica Vivo.

Números da Formação do Pense Grande Tech – Eletivas em Tecnologias Digitais em Alagoas

  • 36 municípios participantes
  • 72 escolas
  • 150 vagas para educadores
  • 500 estudantes impactados pela formação

Professor de Robótica ressalta o impacto da formação no seu dia a dia 

O professor de Matemática e Física, Urandy Marinho, foi um dos participantes. Especialista em Robótica, ele leciona na Escola Estadual Professor Rosalvo Lobo. O educador destacou, principalmente, os efeitos dos novos conhecimentos incorporados às suas práticas.

“Me abriu um leque de possibilidades. Só para ter uma ideia, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio vão construir diversos brinquedos movidos por engrenagens feitas com materiais sustentáveis. E, por fim, dependendo da quantidade de eletrônicos em desuso que vamos conseguir por doações, retiraremos os componentes reaproveitáveis e construiremos novos brinquedos eletrônicos para crianças em situação de vulnerabilidade de comunidades próximas da escola”, comenta o professor.

Como reflexo desse trabalho social, Urandy acredita que a empatia também está sendo desenvolvida pelos estudantes, sem contar o aprendizado nas diversas áreas do conhecimento para ampliar a visão de vida de cada um.

De acordo com o professor, ainda foi possível mostrar aos educadores como desenvolver as atividades que, muitas vezes, são ligadas à tecnologia, de forma desconectada. E consequentemente, simplificar os temas para engajar os educandos. “O despertar da consciência para os novos tempos, através da tecnologia, de uma forma simples e didática motiva o aprendizado de uma forma espetacular”, complementa.

Segundo Urandy, a formação foi além e contribuiu para proporcionar uma mudança de vida para os estudantes através de um projeto inovador, além disso também traz a inclusão social.

“Meus alunos amam tecnologia e já estão pesquisando como conseguir doações de arduino para aperfeiçoarem o aprendizado. Isto é uma forma de libertação social através do digital. Por isso, agradeço muito ao Pense Grande Tech por trazer para o estado de Alagoas uma oportunidade de crescimento na área de robótica sustentável”, conclui.

Formação em tecnologias digitais na sala de aula 

A seguir, confira mais depoimentos de professores que participaram das formações e foram impactados pela inserção da Cultura Digital em suas práticas pedagógicas!

Pense Grande Tech forma educadores em Tecnologias Digitais em Alagoas
Pense Grande Tech forma educadores em Tecnologias Digitais em Alagoas