O evento Viamão Conecta reuniu professores da rede pública de ensino de Viamão (RS) para compartilhar e debater práticas inovadoras na educação

#AulaDigital#Educação#Educadores

Imagem mostra uma educadora negra escrevendo em um caderno. À sua frente, há um notebook preto

Educadores da rede pública de Viamão (RS) se reuniram no evento on-line Viamão Conecta 2022: VI Mostra de Práticas Inovadoras, um grande encontro que celebrou a inovação na educação. Na ocasião os educadores compartilharam suas ideias e práticas inovadoras com a proposta de irradiar a cultura da inovação e evidenciar a pluralidade de ações nos mais diferentes contextos do projeto Aula Digital, da Fundação Telefônica Vivo.

Transmitida via YouTube, a mostra voltada para professores do território de atuação do Aula Digital no município apresentou os trabalhos desenvolvidos pelos educadores ao longo do ano.

“Tivemos a oportunidade de conhecer a diversidade e a multiplicidade de práticas inovadoras e humanizadoras frente ao retorno das aulas presenciais em 2022. Bem como promover a recomposição de aprendizagem com diferentes práticas pedagógicas realizadas pelos professores”, afirma Cíntia Bauer, assistente pedagógica da HardFun Studios, parceiro-executor do Aula Digital em Viamão.

A equipe do Aula Digital atuou de forma remota e presencial durante o ano todo para dar apoio pedagógico e técnico a esses professores. Em 2022, o projeto impactou mais de 13.000 estudantes das 55 escolas públicas beneficiadas pelo projeto no território de Viamão. O projeto apoia os professores na utilização e na mediação da aprendizagem através dos recursos tecnológicos da ProFuturo para fortalecer as aprendizagens dos estudantes.

Viamão conectada a práticas pedagógicas inovadoras

Criado em 2020, ainda durante a pandemia, o Viamão Conecta surgiu primordialmente como uma alternativa à mostra de práticas inovadoras que já acontecia presencialmente na rede pública de ensino da cidade. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Educação de Viamão em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e realização da  Hardfun Studios,

Ainda que aberto ao público, o evento prioriza as ações pedagógicas locais, apresentando somente as práticas desenvolvidas pelos educadores do território.

“O que se pode tirar desse evento é a riqueza dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos de forma inovadora nas escolas. Isto é, sempre com uma intenção pedagógica e buscando desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes”, comenta Cíntia.

Prêmio Professor Inovador

Durante o evento Viamão Conecta, foi divulgada a segunda edição do prêmio Professor Inovador, promovido pela Secretaria de Educação de Viamão, que reconheceu por meio de votação popular os trabalhos desenvolvidos em 2022.

O prêmio tem como objetivo estimular as boas práticas pedagógicas e reconhecer os professores que inovam em sala de aula.

Assim, contemplando educadores da rede municipal de Viamão, o concurso contou com 119 trabalhos inscritos em cinco categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental 1; Ensino Fundamental 2; Sala de Recursos; e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A escolha dos vencedores aconteceu via votação popular, depois que os trabalhos finalistas foram apresentados via YouTube.

Nos depoimentos abaixo, os professores vencedores do Professor Inovador em cada categoria descrevem, de maneira resumida, as práticas pedagógicas inovadoras que eles desenvolveram e que foram reconhecidas pelo concurso. Confira!

Evento promove o debate de educadores sobre práticas pedagógicas inovadoras em Viamão