Programa de capacitação faz parte de ações do Dia dos Voluntários
Uma das novidades nas ações do Dia dos Voluntários em São Paulo neste ano é quanto à capacitação dos professores do Lar Altair Martins, que há três meses estão passando por um programa de reciclagem de educadores ministrado pelo Instituto Avisa-lá. O objetivo é desenvolver competências específicas na área pedagógica, voltadas para quem atua com crianças de baixa renda.
Esta capacitação terá duração de 6 meses e conta com a participação dos educadores das três creches do Lar Altair Martins. “A cada encontro aprendemos muitas coisas novas, principalmente quanto à ação de brincar, que está muito relacionada com o desenvolvimento da criança”, diz Antonina Ferreira Men, coordenadora pedagógica do Altair Martins.
Ao fazer o diagnóstico das necessidades da instituição, a Fundação Telefônica e o Comitê dos Voluntários detectaram uma carência no desenvolvimento pedagógico dos educadores, por isso a indicação da ONG Avisa-lá para fazer este trabalho. A Fundação assumiu os custos do projeto, num total de R$ 14 mil. “Esperamos que os educadores tenham uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos durante o curso e que este grupo de profissionais, depois de finalizado o treinamento, possa seguir fazendo discussões e aprofundando seus conhecimentos, garantindo que as crianças destes 3 centros tenham boas condições de desenvolvimento”, diz Gabriela Bighetti, gerente de projetos da Fundação Telefônica.
O Instituto Avisa-lá é uma ONG que tem como objetivo contribuir para a qualificação e desenvolvimento de educadores, e atua há mais de 20 anos na divulgação de boas práticas pedagógicas.
Por Lucy De Miguel | Vetor Comunicação