Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Iniciativas para educadores, estudantes, ações voluntárias e de combate à pandemia ganharam força durante o ano. Confira!

#institucional

A imagem mostra uma jovem com o cabelo black power segurando um celular na mão e sorrindo. Ela está com uma blusa preta e uma bolsa azul pendurada no ombro.

A nova realidade causada pela pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios para o Brasil, como a suspensão das aulas de milhões de estudantes, que ampliou as desigualdades no campo da educação.

Diante deste cenário, a Fundação Telefônica Vivo, que há mais de 20 anos apoia projetos de impacto social voltados para o desenvolvimento de educadores e estudantes, intensificou suas ações nas esferas em que já atua, além de contribuir com outras áreas essenciais da sociedade que estiveram mais vulneráveis durante o ano, como a saúde e a garantia à alimentação.

Em 2020, o apoio à Educação foi reforçado por meio das plataformas digitais da Fundação Telefônica Vivo, com acesso gratuito a formações para educadores e jovens, e a ferramentas e recursos digitais de ensino e aprendizagem que apoiaram professores, pais e estudantes.

As ações de solidariedade foram igualmente importantes e o Programa de Voluntariado venceu a distância com ajuda do digital, criando novos caminhos para mobilizar pessoas e organizações, oferecendo apoio a quem mais precisou.

Inspirada no propósito Educar para Transformar, o ano também rendeu homenagens e reconhecimentos da Fundação Telefônica Vivo a professores, estudantes e voluntários. Confira alguns destaques do ano!

 

Para quem quer educar

Aula Digital

A iniciativa presente em 34 países, faz parte do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica com a Fundação “la Caixa”, e tem a missão de promover a igualdade de oportunidades por meio da educação de qualidade utilizando ferramentas digitais. Em 2020 não foi diferente, e as formações a distância para educadores foram intensificadas nos territórios, por meio de mentorias on-line e webinários de boas práticas para educadores.

Dentre as ações para os estudantes, o Projeto Aula em Casa de Manaus proporcionou a transmissão de aulas a distância para 190 mil alunos da rede pública de ensino estadual e municipal em canais de televisão aberta, sites e aplicativo; e o Estude em casa pelas Ondas do Aula Digital em Sergipe, programa de rádio local voltado para os 146 mil estudantes da rede de ensino,  promoveu a aprendizagem de forma lúdica e interativa com contação de histórias infantis e conteúdos transmitidos em formato de novelas e séries educativas.

Escola Digital

Com a adoção do ensino remoto potencializada por conta da pandemia, muitas práticas educacionais precisaram ser adaptadas a diferentes realidades. Pensando nisso, a plataforma lançou uma nova funcionalidade para criação de roteiros de estudo direcionados aos pais, alunos e professores.

O recurso digital possibilitou a troca e colaboração entre educadores, além de incentivar a autonomia nos estudos. Tudo isso com a curadoria de especialistas em educação. A funcionalidade ganhou ainda mais força com a chegada dos parceiros Unesco, para apoiar a produção de roteiros de estudo de Língua Portuguesa para o Ensino Médio alinhados à BNCC; do Amplifica para a adaptação e publicação de experiências de aprendizagem no formato de roteiros de estudo; além do Aula Digital, com a produção de roteiros para o Ensino Fundamental elaborados pelos formadores do projeto.

Escolas Conectadas

A plataforma de formação continuada teve um papel importante ao contribuir com a formação a distância de educadores em meio aos desafios vividos pelo isolamento social.

O reflexo disso pode ser observado nos números e resultados de 2020: as inscrições nos cursos foram três vezes maior do que em 2019; 44 cursos novos foram lançados; formações relativas ao uso da tecnologia na educação foram as preferidas pelos professores; parcerias com as secretarias de Educação, instituições como a Undime e universidades superaram as expectativas, e o projeto ainda recebeu uma premiação internacional inédita, concedida pela Unesco.

Desafio Inova Escola

Em 2019, educadores das redes de ensino público e privado de todo país foram convidados a identificar uma oportunidade ou necessidade para a transformação de suas escolas e traçar soluções por meio do Desafio Inova Escola.

Na última fase do Desafio, os cinco Destaques Nacionais foram selecionados por uma comissão avaliadora e dentre os prêmios, receberam assessoria técnica para a implementação dos Planos de Inovação. Desde março de 2020, as equipes escolares estão sendo assessoradas com a coordenação técnica do CENPEC Educação, parceiro técnico e executor do Desafio Inova Escola, em um formato 100% on-line.

Este ano também foi criado um Mapa Interativo de Experiências Inovadoras, que reúne 113 experiências de todo o país, advindas dos destaques nacionais e regionais da que participaram do Desafio Inova Escola, bem como do Movimento de Inovação na Educação, parceiro do Prêmio.

Trilhas

Diante das desigualdades ampliadas pela pandemia, adaptar e manter o processo de ensino-aprendizagem na fase de alfabetização foi motivo de preocupação para educadores, além de levantar debates como o ensino híbrido. Em 2020, o Portal Trilhas, que oferece cursos on-line para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente na alfabetização, contou com mais de 50 mil inscritos na plataforma e 71% de municípios brasileiros tiveram professores inscritos nos projetos.

A plataforma traz cursos, gratuitos, alinhados às metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU, e abre caminho para que Secretarias Estaduais e Municipais de Educação utilizem os cursos como parte de suas políticas públicas e programas de formação de professores. Dentre os cursos, destacam-se Leitura em voz alta pelo professor, Escrita por meio do professor, Escrita compartilhada: pesquisar, comunicar e aprender.

 

Para quem quer aprender

42 SÃO PAULO

Conhecida pelo modelo disruptivo de educação, a 42 SP se adaptou às medidas de isolamento social impostas pela pandemia. A rede manteve a proposta de interação e engajamento ao adotar um campus virtual, seguindo o conceito de aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de competências para além da programação como saber lidar com as frustrações, conviver com a diversidade e o aprendizado entre pares.

Para superar a distância física, reuniões virtuais foram realizadas pela equipe, além de encontros on-line organizados pelos próprios cadetes, como são conhecidos os estudantes da 42 São Paulo.  A rede também pensou em um modelo virtual para a Piscina, que geralmente proporciona uma imersão presencial. Foi assim que nasceu o BaseCamp, uma experiência virtual de 20 dias. O modelo chamou atenção de outras unidades ao redor do mundo, e já tem previsão de acontecer novamente em 2021.

Pense Grande

O programa que convida jovens brasileiros a pensarem no seu projeto de vida, na sua comunidade e a vivenciarem uma jornada empreendedora ganhou novos contornos em 2020.

Foi lançado o Pense Grande Digital, uma formação on-line e gratuita para jovens que desejam aprimorar atitudes empreendedoras e contribuir com novas soluções e oportunidades para si e para suas comunidades. Com carga horária de até 80 horas, a formação pode ser realizada pelo computador ou pelo aplicativo baixado gratuitamente no celular.

O olhar para o Ensino Médio e o desenvolvimento dos conteúdos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Projeto de Vida também foram destaques por meio da formação de professores e multiplicadores da Metodologia Pense Grande.

 

Programa de Voluntariado

Em 2020, o Programa de Voluntariado realizou diversas iniciativas que estimularam os colaboradores a praticar ações de voluntariado digital, desde o acolhimento a idosos por meio de chamadas virtuais até o engajamento nas plataformas Portal dos Voluntários e Game do Bem, que somente na campanha do Resgate Solidário beneficiou 29 instituições no Brasil.

O Dia dos Voluntários foi transformado na Semana dos Voluntários e mobilizou 4.745 colaboradores em 50 cidades de todas as regiões do país, fechando com chave de ouro todo o trabalho ocorrido ao longo dos últimos meses, que contou com o esforço conjunto dos 63 embaixadores do Programa, membros dos comitês e sponsors.

 

Institucional: Conversas e Homenagens

A série de lives Conversas que Aproximam promoveu encontros com um time de especialistas em educação e empreendedores sociais para debater temas relevantes sobre o cenário atual da educação, trocas de experiências sobre novas práticas pedagógicas e ferramentas digitais, bons exemplos de iniciativas de impacto social e o desenvolvimento de projetos de vida dos estudantes.

No campo das homenagens, educadores foram reconhecidos por todo o esforço e dedicação ao longo de 2020. Em celebração ao Dia Nacional do Estudante, reunimos depoimentos especiais dos professores para todos os estudantes do Brasil. E por fim, no Dia Internacional do Voluntário, um vídeo foi dedicado a todos que praticam a solidariedade e contribuem para um mundo mais justo.

Retrospectiva: projetos da Fundação Telefônica Vivo intensificam suas ações em 2020
Retrospectiva: projetos da Fundação Telefônica Vivo intensificam suas ações em 2020