Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

18.03.2016
Tempo de leitura: 4 minutos

Site mapeia histórias de heróis cotidianos que usam a educação para transformar seus entornos

O projeto Looking4Heroes, criado pelo professor Cléssio Bastos, retrata personagens ligados à educação no século XXI.

Cléssio Bastos, criador da plataforma Looking4Heroes, durante atividade em sala de aula

Projeto Looking4Heroes retrata personagens ligados à educação no século XXI.

Heróis imaginários usam máscaras, capas e contam com superpoderes. Os heróis cotidianos, que trabalham com a educação no século XXI, superam seus desafios munidos de livros e criatividade para vencer os percalços e continuar a inspirar alunos e outros educadores. Cléssio Bastos, fundador da plataforma Looking4Heroes [Procurando por heróis, em tradução livre], não é grande fã das histórias em quadrinhos, mas tem muito em comum com tais personagens: espírito inovador, vontade de ensinar e principalmente, valentia para mudar o que está posto.

Foi como educador que Cléssio começou sua trajetória. Após um período lecionando em Goiás no Ensino Superior e, posteriormente, nas classes de Ensino Fundamental, ainda estava dividido em relação à profissão. “O Looking4Heroes nasceu disso, desse constante embate entre o que me deixa feliz e triste como profissional de educação.”

Eram nas escolas públicas e afastadas do centro de Goiânia onde Cléssio se sentia mais determinado a lecionar – o que não é uma tarefa fácil, devido ao perfil dos estudantes da maioria das escolas pelas quais passou. “É um aluno que já desistiu de viver antes de começar: o ensino é precário, a escola não é bonita, e o professor também está desmotivado”, conta. Após uma avaliação de classe no distrito de Vila Rica, em que seus alunos tiraram notas como 1,5, ele também se sentiu desanimado. Daí a vontade de mudar radicalmente.

Com viagem marcada para lecionar em uma universidade em Trindad e Tobago, país da América Central, o professor criou o site Looking4Heroes, a fim de fazer do site um diário recheado de histórias interessantes que pudesse conhecer. Entretanto, pouco antes de viajar, ele tentou mais uma vez motivar seus alunos.

Influenciado pela leitura da biografia “Eu Sou Malala”, que acompanha a infância e a determinação da paquistanesa Malala Yousafzai para garantir o direito das crianças à educação, Cléssio aplicou um método inovador dentro da sala de aula. Com o livro em mãos, propôs aos seus 30 alunos do Ensino Fundamental uma leitura diferenciada – convidou vários participantes a ler, aplicou a história em múltiplas disciplinas como Educação Física e História. Assim, convocou os estudantes a se envolver com a narrativa da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2014, fazendo a turma compartilhar o aprendizado em classe com a comunidade.

Depois de um tempo de trabalho, os mesmos alunos que haviam tirado 1,5 refizeram a avaliação: a menor nota foi 8,5. A viagem para Trinidad e Tobago estava, portanto, cancelada. Cléssio percebeu que inspiração era o que faltava para os estudantes tivessem grandes ideias e melhorassem seu desempenho escolar. “Ao contar essa história, eu queria motivar o herói dono da história a continuar seu trabalho, como também seus leitores com uma narrativa de vitória.”

A história de Cléssio com o livro de Malala, bem como a de outros heróis cotidianos, compõe a base do projeto do Looking4Heroes. Entre eles, está a menina Gabriela, de apenas 10 anos. Ela juntou tampinhas de garrafa para conseguir uma cadeira de rodas para o irmão mais novo. Ou ainda uma professora que usou a literatura para motivar seus alunos e ganhou o prêmio cultural mais importante do Uruguai.

Cléssio se orgulha do alcance do projeto, tanto nas redes como nas escolas. Ele já foi convidado por outros colégios para mapear diferentes entornos. E é devido à repercussão de seu trabalho que lançou recentemente a campanha de crowdfunding Alimente Heróis com Livros, a fim de conseguir mais obras e continuar o trabalho com os estudantes.

O que Cléssio deseja na sua trajetória heroica dentro da educação é ambicioso, mas condiz com o que vem desenvolvendo: pretende que o Looking4Heroes se torne um projeto referência em histórias inspiradoras – e, no futuro, gostaria de ver a plataforma caminhar com suas próprias pernas, oferecendo suporte para que outros educadores façam o mesmo em todos os cantos do país.


Outras Notícias

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar