Para apoiar as redes públicas na preparação dos estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e fortalecer a aprendizagem em matemática, a Fundação Telefônica Vivo, por meio do projeto Matemática Profuturo, intensificou sua atuação com os professores das turmas participantes da avaliação em 2025, nos territórios onde o projeto está implementado: os municípios de Vitória de Santo Antão (PE); Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas (MS); e redes estadual e municipais de Sergipe.
Entre maio e junho, mais de mil professores dos 2º, 5º e 9º anos participaram de encontros formativos presenciais e on-line para aprender a integrar a plataforma ao planejamento pedagógico e às atividades específicas de preparação para a avaliação nacional.
O objetivo desta formação foi inspirar e orientar os professores na utilização da plataforma Matemática ProFuturo, para reforçar conteúdos essenciais, personalizar trilhas de aprendizagem e engajar os estudantes por meio de metodologias lúdicas e gamificadas, ampliando o repertório pedagógico e contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da autonomia dos estudantes e da confiança nas aulas de matemática.
Superação de desafios em Vitória de Santo Antão (PE)
Em Vitória de Santo Antão (PE), as professoras Luciana de Cássia Ferreira e Suzana Paula Pereira Soares destacam como o uso orientado da plataforma Matemática ProFuturo fortaleceu a preparação para o Saeb e ajudou a reduzir defasagens.
“O projeto trouxe propostas dinâmicas para trabalharmos com as crianças e orientou como usar a plataforma para desenvolver os conteúdos de matemática”, conta Luciana, professora do 5º ano. Ela explica que o reforço digital foi essencial para alunos com maiores dificuldades, especialmente no período pré-prova.
Para Suzana, que leciona matemática para o 5º ano na Escola Caic Diogo de Braga, os efeitos da plataforma se refletem em ganhos visíveis de aprendizagem e engajamento. “A plataforma fortaleceu a compreensão dos alunos e estimulou a superação de desafios, com conteúdo exigido nas avaliações externas.”
Ao trabalhar operações com números decimais e estratégias de cálculo, ela percebeu avanços visíveis: “A plataforma teve grande importância nesta aprendizagem diária. Os alunos vêm desenvolvendo estratégias e enfrentando desafios.”
Ambas afirmam que, além de apoiar em um objetivo específico, o uso da plataforma continua como prática pedagógica permanente.
Ensino com propósito em Neópolis (SE)
Em Neópolis — cidade ao norte de Sergipe, às margens do rio São Francisco —, a professora Cleitiane de Araujo Nascimento, da Escola Estadual Monsenhor José Moreno Santana, participou das formações presenciais e on-line orientadas para apoiar as turmas avaliadas pelo Saeb. Hoje, ela atua como multiplicadora entre os colegas, auxiliando outros docentes a integrarem a plataforma Matemática ProFuturo ao planejamento pedagógico e às revisões para a avaliação.
Com 11 anos de experiência, Cleitiane destaca que a tecnologia foi uma aliada importante para aproximar os estudantes dos conteúdos avaliados e para promover uma rotina de estudo mais engajadora.
“Sempre estive disponível para ajudar meus colegas na utilização da plataforma. Quando possível, vou até a sala de aula para desenvolver atividades com eles. Os alunos fixam os conteúdos por meio de jogos e aprendem brincando. Estudar matemática também pode ser divertido.”
Para ela, o diferencial esteve no uso intencional e estratégico da plataforma, tanto para reforçar habilidades essenciais para o Saeb, quanto para apoiar a recomposição de aprendizagens ao longo do ano letivo. A docente reforça que a tecnologia ajudou a personalizar atividades, permitindo trabalhar diferentes níveis de domínio dentro da mesma turma: “Com a plataforma, conseguimos propor atividades específicas para alguns alunos, fortalecendo conteúdos que sabemos que são essenciais para a avaliação e para o avanço deles.”
Cleitiane também destaca o papel do Saeb como ferramenta pedagógica e não apenas avaliativa: “Usamos os dados do Saeb para orientar nosso planejamento. A plataforma nos ajuda a trabalhar exatamente as dificuldades dos alunos e acompanhar o progresso deles.”
Ela acredita que o uso de práticas gamificadas reduz a resistência dos estudantes em relação à disciplina: “Quanto mais cedo as crianças perderem o medo da matemática, mais fácil será o trabalho nos anos finais. A gamificação e os exercícios interativos ajudam muito nisso.”
Tecnologia a serviço da mediação docente e da aprendizagem
As experiências mostram que, quando tecnologia e pedagogia caminham juntas, com formação, planejamento e acompanhamento contínuo, os estudantes aprendem mais e se sentem mais seguros não só para as avaliações, mas para a vida.
A plataforma Matemática ProFuturo:
• apoia o planejamento do professor e o acompanhamento em tempo real do desempenho dos estudantes;
• permite personalização das trilhas de aprendizagem e trabalha conteúdos conforme as necessidades da turma e de cada aluno;
• oferece trilhas gamificadas, feedback imediato e recursos lúdicos que engajam os estudantes;
• contribui para o protagonismo estudantil, o uso pedagógico de dados e a redução de lacunas de aprendizagem;
• fortalece práticas avaliativas para que escolas e redes possam agir com foco em equidade e resultados.
Ao combinar recursos digitais inteligentes com a mediação docente, a iniciativa potencializa o aprendizado, estimula o interesse dos estudantes e contribui para que as redes avancem nos resultados de aprendizagem com equidade e consistência.
O que é o Saeb e por que ele é importante
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é a principal avaliação em larga escala do país, aplicado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ele mede o desempenho dos alunos e fornece dados essenciais para orientar políticas públicas e práticas pedagógicas, compondo, junto com o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

