Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Pesquisas e Conteúdos

24.04.2024
Tempo de leitura: 3 minutos

Acesse a sistematização da implementação do Programa de Formação Docente em Competências Digitais em Mato Grosso

A publicação apresenta a experiência e os principais resultados do Programa de Formação Docente em Competências Digitais em Mato Grosso, viabilizada por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura

O desenvolvimento de competências digitais é cada vez mais importante para a formação dos estudantes. E quando os educadores se engajam nesse processo, grandes mudanças acontecem em sala de aula.

Um exemplo disso é o estado de Mato Grosso, que incorporou as competências digitais na formação de educadores de escolas públicas e apresentou ótimos resultados. Essa iniciativa inovadora ocorreu por meio da implementação do Programa de Formação Docente em Competências Digitais, em 2023, viabilizada por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura.

O desenvolvimento da Programa de Formação Docente em Competências Digitais é uma das frentes da Coalizão Tec Educação, formada pela Fundação Telefônica Vivo em parceria a outras organizações da sociedade civil: o CIEB, a Fundação Lemann, MegaEdu e o Instituto Natura. Viabilizada também pelo ProFuturo, um programa global de Educação em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e Fundação “la Caixa”.

O Programa de Formação Docente foi estruturado em trilhas formativas, compostas por cursos oferecidos em formato híbrido, nas áreas Pedagógica, Cidadania Digital e Desenvolvimento Profissional, e contou com 19.746 inscritos em 2023. Ao longo do ano, foram disponibilizadas para professores e gestores da rede estadual até 66 horas de formação, adaptadas a cada professor de forma personalizada, levando em consideração o nível inicial de competências digitais.

Toda a experiência e os principais resultados podem ser conhecidos nas publicações abaixo, disponíveis gratuitamente para download. Acesse!

Downloads Disponíveis

  • Faça o download do resumo executivo (em português)Download
  • Faça o download do resumo executivo (em espanhol)Download
  • Faça o download do case completo (em português)Download
  • Faça o download do case completo (em espanhol)Download

Assista também abaixo ao webinário “Como incorporar as competências digitais na formação de educadores de escolas públicas” e conheça as práticas e as ações que contribuíram com a melhoria dos resultados da rede de ensino de Mato Grosso.

MODELOS DE CONCESSÃO DE BOLSAS EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM COMPETÊNCIAS DIGITAIS – Experiências Estaduais


A partir da sistematização da experiência de implementação do Programa de Formação em Competências Digitais em Mato Grosso, e do Programa Formadores em Ação da rede estadual do Paraná, elaboramos uma proposta que destaca os fatores-chave que contribuíram com o desenvolvimento de competências digitais de educadores.


A proposta traz de forma detalhada os modelos de concessão de bolsas para professores multiplicadores ofertadas nos dois estados. A Fundação Telefônica Vivo acredita que, com a replicação desse modelo, os professores de todas as redes públicas do Brasil terão a oportunidade de desenvolverem suas competências digitais, impactando na aprendizagem dos estudantes.


A nota técnica e a apresentação da proposta, estão disponíveis abaixo gratuitamente para download. Acesse!

Downloads Disponíveis

  • Faça o download da nota técnicaDownload
  • Faça o download da apresentação da propostaDownload

Outras Pesquisas e Conteúdos

Do piloto à expansão: a jornada inicial do primeiro Curso Técnico em Ciência de Dados

15/12/2025

Do piloto à expansão: a jornada inicial do primeiro Curso Técnico em Ciência de Dados

Documento da Fundação Telefônica Vivo reúne aprendizados, desafios e estratégias para ampliar oportunidades em ensino de tecnologia no Ensino Médio público

A chegada da IA na América Latina: um processo de transformação educacional

27/11/2025

A chegada da IA na América Latina: um processo de transformação educacional

Pesquisa apresenta iniciativas já em andamento na região e analisa seus impactos no processo de ensino-aprendizagem

Currículos de Computação: o que o Brasil pode aprender com experiências internacionais

10/09/2025

Currículos de Computação: o que o Brasil pode aprender com experiências internacionais

Estudo aponta caminhos para acelerar a implementação do ensino de Computação nas escolas brasileiras

Estudo mostra quais são as competências exigidas para vagas de entrada na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

27/08/2025

Estudo mostra quais são as competências exigidas para vagas de entrada na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Pesquisa realizada pela Brasscom e Fundação Telefônica Vivo identifica e analisa oportunidades, obstáculos e os desafios na contratação e desenvolvimento de profissionais de nível júnior no mercado de tecnologia

Informe Social 2024

12/06/2025

Informe Social 2024

Baixe agora o material e confira os resultados e contribuições da Fundação Telefônica Vivo para fortalecer a educação pública por meio da inclusão digital

Plataforma Escolas Conectadas é reconhecida como referência em microaprendizagem 

16/05/2025

Plataforma Escolas Conectadas é reconhecida como referência em microaprendizagem 

Iniciativa da Fundação Telefônica Vivo conquistou destaque nacional e internacional como modelo voltado à formação continuada de professores