Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Pesquisas e Conteúdos

12.08.2022
Tempo de leitura: 2 minutos

Pesquisa revela quais são os desejos e necessidades dos jovens do Ensino Médio.

Levantamento realizado pelo Datafolha aponta que alunos de escolas públicas desejam se aprofundar em formações que os preparem para suas futuras profissões

Imagem mostra ilustração com 4 jovens. Eles estão em pé e lê-se a frase: Pesquisa de opinião com Estudantes do Ensino Médio.

Encomendada pelo Todos Pela Educação em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Natura e o Instituto Sonho Grande, a pesquisa inédita Educação 2.0 consultou estudantes do Ensino Médio da rede pública de todo o Brasil para compreender sua percepção sobre a escola e a educação.

Com o intuito de promover uma abordagem pessoal, a pesquisa realizada entre os meses de fevereiro e abril de 2022, revelou que cerca de 98% dos estudantes entrevistados desejam sair do Ensino Médio prontos para o mercado de trabalho.

Além disso, a pesquisa revela que 65% dos jovens querem cursar uma faculdade e 22% um curso técnico após o Ensino Médio. Ao mesmo tempo, evidencia a demanda por um ensino que amplie o leque de oportunidades e possibilita que diferentes caminhos sejam traçados.

A fim de permitir a leitura dos estudantes dos 27 estados da federação, o levantamento traz a visão dos jovens sobre o ensino integral, a importância do educador para o sucesso escolar, a utilização da tecnologia em sala de aula e as expectativas acadêmicas. Além de números sobre evasão escolar, trabalho e muito mais.

Imagem mostra ilustração com 4 jovens. Eles estão em pé e lê-se a frase: Pesquisa de opinião com Estudantes do Ensino Médio.

Downloads Disponíveis


Outras Pesquisas e Conteúdos

Do piloto à expansão: a jornada inicial do primeiro Curso Técnico em Ciência de Dados

15/12/2025

Do piloto à expansão: a jornada inicial do primeiro Curso Técnico em Ciência de Dados

Documento da Fundação Telefônica Vivo reúne aprendizados, desafios e estratégias para ampliar oportunidades em ensino de tecnologia no Ensino Médio público

A chegada da IA na América Latina: um processo de transformação educacional

27/11/2025

A chegada da IA na América Latina: um processo de transformação educacional

Pesquisa apresenta iniciativas já em andamento na região e analisa seus impactos no processo de ensino-aprendizagem

Currículos de Computação: o que o Brasil pode aprender com experiências internacionais

10/09/2025

Currículos de Computação: o que o Brasil pode aprender com experiências internacionais

Estudo aponta caminhos para acelerar a implementação do ensino de Computação nas escolas brasileiras

Estudo mostra quais são as competências exigidas para vagas de entrada na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

27/08/2025

Estudo mostra quais são as competências exigidas para vagas de entrada na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Pesquisa realizada pela Brasscom e Fundação Telefônica Vivo identifica e analisa oportunidades, obstáculos e os desafios na contratação e desenvolvimento de profissionais de nível júnior no mercado de tecnologia

Informe Social 2024

12/06/2025

Informe Social 2024

Baixe agora o material e confira os resultados e contribuições da Fundação Telefônica Vivo para fortalecer a educação pública por meio da inclusão digital

Plataforma Escolas Conectadas é reconhecida como referência em microaprendizagem 

16/05/2025

Plataforma Escolas Conectadas é reconhecida como referência em microaprendizagem 

Iniciativa da Fundação Telefônica Vivo conquistou destaque nacional e internacional como modelo voltado à formação continuada de professores