Ciência de Dados

Imagem mostra uma jovem estudante branca sorrindo para a foto. Ela usa fone de ouvido, um notebook, uma camiseta lilás e está em um ambiente que parece ser uma biblioteca (Ciência de dados)

O itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados tem o objetivo de democratizar a formação em dados para os estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino

Para atender a demandas dos estudantes do Ensino Médio, a Fundação Telefônica Vivo, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, criou o primeiro currículo técnico e profissional em Ciência de Dados. Este projeto inovador, idealizado juntamente com o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), faz parte do Pense Grande Tech, programa que usa a tecnologia como instrumento de transformação e contribui com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes, por meio de formações e conteúdos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e aos pressupostos do Novo Ensino Médio.

O principal objetivo do projeto é oferecer às redes e escolas públicas apoio na implementação de uma formação qualificada, que dialogue com o jovem do Ensino Médio e com a sociedade atual, promovendo aprendizagens mais significativas, apoiando práticas pedagógicas que despertem maior interesse, autonomia e engajamento dos estudantes para que façam uso das tecnologias digitais de forma crítica, responsável e consciente.

A Fundação Telefônica Vivo oferece também apoio pedagógico e técnico aos professores que ministram as aulas na formação técnica e profissional em Ciência de Dados, através da trilha de formação docente com objetivo de promover as competências necessárias e inovadoras para ensinar metodologias ativas de aprendizagem específicas para a formação.

Você sabe o que é Ciência de Dados?

Considerada uma das carreiras mais promissoras da atualidade, a profissão de Cientista de Dados está em alta no mercado de trabalho. Afinal, os dados fazem parte da rotina das pessoas e são considerados informações valiosas para estratégias de negócios e aperfeiçoamento de produtos e serviços.

Portanto, ser fluente em dados é cada vez mais importante para compreender e resolver os problemas do mundo atual, bem como se destacar profissionalmente. Saiba mais sobre Ciência de Dados e sobre as possibilidades que essa carreira pode oferecer.

Para mais informações sobre o itinerário de Formação Técnica e Profissional em Ciência de Dados, acesse a página oficial do projeto.