Notícias

25.06.2020
Tempo de leitura: 3 minutos

Plataforma reúne conteúdos gratuitos para apoiar o ensino durante a pandemia

Conteúdos alinhados à BNCC, tecnologias que ajudam na transmissão de aulas online, boas práticas e mentoria são alguns dos diferenciais reunidos na ferramenta

Imagem mostra um garoto olhando para um notebook com uma das mãos apoiada no queixo

Com o fechamento das escolas por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, um grande desafio se impôs para a comunidade escolar: como garantir aprendizagem fora da escola de forma efetiva e com equidade? As respostas não são fáceis e ainda estão sendo construídas em conjunto por educadores, pais, alunos e gestores. Para apoiar nessa construção, uma coalização de 20 organizações sociais, entre elas a Fundação Telefônica Vivo, criou a plataforma Aprendendo Sempre.

O ambiente virtual traz indicações de conteúdos pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de ferramentas que ajudam na preparação de aulas online e exemplos de boas práticas de educadores que estão tendo sucesso com o ensino a distância.

Há também uma agenda de eventos, cursos, webinários e outras atividades formativas para professores. Uma das funções mais interessantes coloca educadores voluntários em contato com quem precisa tirar dúvidas ou traçar estratégias de aprendizagem. Pela própria plataforma, o profissional interessado consegue requisitar uma mentoria online.

Compromisso com a educação

Além de integrar a coalização, a Fundação Telefônica Vivo tem buscado caminhos variados para minimizar os efeitos do isolamento social na educação brasileira. Nas plataformas digitais gratuitas Escolas Conectadas, e Escola Digital, os educadores encontram, respectivamente, cursos formativos de variados temas e mais de 30 mil recursos digitais para professores e alunos.

A iniciativa Escolas Conectadas faz parte do ProFuturo, programa global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária “la Caixa”, que tem como principal compromisso propagar a inovação educativa e as competências do século XXI através da formação continuada dos professores.

No site, alguns conteúdos foram preparados para auxiliar na transposição de aulas para o universo online. Há dicas de como construir um bom planejamento de aulas e uma reportagem de inspiração com países que trazem boas práticas de ensino a distância.

Nesta reportagem, a comunidade escolar descobre como aproveitar uma das datas mais esperadas do ano, a Festa Junina, mesmo em contexto de isolamento social, reforçando ainda para estimulo ao protagonismo dos estudantes.

Também foi preparado um guia especial para combater o preconceito e as fake news sobre o coronavírus. E por falar em guia, o Meu Nome é Coronavírus foi criado especialmente para crianças, com ilustrações e elementos lúdicos que ajudam a explicar a Covid-19 de forma divertida. Faça o download gratuitamente aqui.

Televisão como aliada

Garantir que nenhuma criança tenha a aprendizagem comprometida é um dos maiores desafios diante da suspensão das aulas presenciais. Diante disso, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com diversas organizações da sociedade civil, estão apoiando Estados e Municípios no oferecimento de conteúdos educativos veiculados nas redes abertas de televisão.

Como estratégia complementar de ensino remoto, o intuito é aproveitar a televisão, como um meio democrático de comunicação, para que as Secretarias de Educação possam transmitir gratuitamente uma grade personalizada de programas aos estudantes. Para saber mais, acesse o site da iniciativa Vamos Aprender.


Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital