Hora do Código

Imagem mostra uma jovem negra usando um notebook, que está sobre uma mesa. Ao fundo, há ilustrações coloridas e na lateral da imagem a frase “Programar pode ser mais fácil do que você imagina. Participe da Hora do Código”

A Hora do Código incentiva educadores e estudantes a dedicarem 60 minutos para darem os primeiros passos no universo da programação

Volte ao início

A Hora do Código é uma campanha anual organizada pela Code.Org e realizada no Brasil com o apoio da Fundação Telefônica Vivo. O objetivo é mostrar como é possível começar a aprender sobre programação e dar os primeiros passos nesse universo, em apenas uma hora.

Assim, o movimento global, que atua em 180 países, incentiva educadores e estudantes a dedicarem 60 minutos a atividades relacionadas à programação.

Escolha uma das trilhas e participe agora mesmo dessa iniciativa.

Conheça também

Como participar

Se você quer entrar no universo da programação, a Hora do Código é uma ótima oportunidade. Organize sua agenda, separe uma hora do seu dia e divirta-se!

Como eu participo?

Não importa se você nunca programou ou se já é craque nos códigos! Desafie-se escolhendo uma das trilhas e faça parte desse movimento internacional.

Crie seu mundo!

Aprendendo fundamentos básicos da programação, você pode desenvolver o seu próprio app, o game dos seus sonhos e o que mais quiser.

Aprenda brincando!

Sabe o que é mais legal? Dá para aprender a programar com os seus personagens de Star Wars, Frozen, jogando Minecraft e muito mais!

O que eu ganho com isso?

No final, todo mundo sai dessa maratona com muito mais conhecimento! E, claro, ainda rola um certificado.

Quanto tempo para aprender?

A ideia é que você programe por uma hora, para entender o básico da lógica de programação. Depois disso, é só continuar praticando!

Dúvidas Frequentes

O que é a Hora do Código?

A Hora do Código é uma corrente mundial que quer mostrar a crianças, jovens, adultos, pais e professores que programar pode estar ao alcance de todos! A ideia é desmistificar o mundo dos códigos e provar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos dessa linguagem.

Quando acontece a Hora do Código?

Todo dia é dia para aprender com as atividades da Hora do Código! Ainda assim, o objetivo maior desta iniciativa é incentivar milhões de pessoas pelo mundo a participarem desse movimento ao mesmo tempo. Por ser um movimento global, não há hora certa para tudo isso acontecer – já que, em cada parte do mundo, há um fuso horário.

Por que aprender programação?

A programação é parceira na hora de desenvolver habilidades e representa uma ótima oportunidade para trabalhar a lógica, a criatividade e até a resolução de problemas. Ou seja: independente da carreira que escolher, qualquer jovem pode se beneficiar com este conhecimento!

Como participar da Hora do Código?

Participar da Hora do Código é muito fácil! A partir das trilhas você encontra várias atividades para dar seus primeiros passos no universo da programação. E o mais legal é que você não precisa encarar esse desafio sozinho: você pode organizar um evento da Hora do Código na sua escola ou na sua comunidade, para que todo mundo experimente o poder transformador da tecnologia junto!

Quem criou a Hora do Código?

A Hora do Código é organizada todos os anos pela Code.org, uma instituição sem fins lucrativos que busca tornar a ciência da computação disponível a todos. No Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é uma das maiores apoiadoras dessa corrente.

Não sei nada sobre programação. E agora?

Você não precisa ter experiência com os códigos para embarcar nessa aventura, seja sozinho ou orientando alguns estudantes. Na Hora do Código, as atividades são autoexplicativas e as habilidades são desenvolvidas passo a passo. Você só precisa escolher uma trilha e dedicar uma hora do seu tempo a ela!

É necessário um computador para cada participante?

Não. Dá para realizar as atividades sozinho, em duplas – dividindo o aprendizado, ou até usando uma tela projetada. Dessa forma, um grupo inteiro pode resolver os desafios juntos.

Preciso usar uma conta para acessar a Hora do Código?

Não. Não é preciso fazer nenhum cadastro para experimentar a Hora do Código.

Onde posso imprimir os certificados?

Para imprimir seu certificado ou de seus alunos, acesse a página de certificados da Code.org. No caso do tutorial do Minecraft, também é possível acessar certificados especiais.

Quanto vou aprender em uma hora?

Ao idealizar a Hora do Código, a Code.org teve como objetivo mostrar às pessoas que a programação é para todas as idades e que é possível alinhar aprendizado e diversão! A ciência da computação é um universo extenso e, é claro, ninguém se tornará um expert na área apenas aprendendo por algumas horas. O importante, neste caso, é perceber o leque de oportunidades que existem por trás desta corrente e, principalmente, apostar no aprofundamento deste aprendizado – tanto para alunos, como para professores.

Como eu continuo aprendendo depois da Hora do Código?

Os tutoriais da Hora do Código ficam disponíveis o ano todo! Além disso, no site da Fundação Telefônica Vivo, você encontra outras atividades de vários dos nossos parceiros no ensino dos códigos. Desta forma, você tem a chance de experimentar diversas formas de aprendizado e entender melhor a programação em detalhes cada vez mais avançados!

Parceiro: