Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Confira alguns recursos da plataforma Escola Digital que podem facilitar o planejamento de aulas divertidas e significativas!

#Educadores#EscolaDigital#Ferramentas

Mulher na sala de uma casa, sentada em frente a um computador, olhando para uns papeis sobre a mesa.

Utilizar ferramentas digitais como recursos educacionais passou de uma discussão necessária a uma realidade na vida de professores e estudantes em menos de um ano. O ensino remoto durante a pandemia reforçou a importância de garantir o acesso às tecnologias como um direito para a comunidade escolar. Mas, assim como acontece na escola, o processo de adaptação a essa nova normalidade exige preparo e acompanhamento.

Uma pesquisa realizada pelo Google em 2019, aponta que 95% dos educadores acreditavam na tecnologia como potencializadora do futuro dos estudantes.  Dados mais recentes, porém,  levantados pelo Instituto Península em 2020, mostram que 83,4% dos 2.400 professores entrevistados sentem-se pouco ou nada preparados para ensinar de forma remota.

Pensando em suprir essa demanda e oferecer ferramentas acessíveis, dinâmicas e interativas para os educadores brasileiros, a plataforma Escola Digital reúne conteúdos pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), selecionados e revisados por curadores especializados para otimizar a experiência em aula.

Quer saber mais sobre os recursos disponíveis? Confira algumas das ferramentas digitais que podem facilitar o planejamento de aulas divertidas e significativas!

   1. Tutorial Google Classroom

Se você ainda não conhecia esse recurso do Google, certamente ouviu falar dele durante a pandemia. A ferramenta funciona como uma plataforma unificada entre professores e estudantes e permite a gestão on-line de uma sala de aula. Mas por onde começar? Esse tutorial elaborado pela Secretaria de Educação do Espírito Santo, mostra de formas simples e rápida como criar e configurar turmas, atribuir tarefas, enviar feedbacks aos estudantes e fazer avaliações. Saiba mais aqui!

 

   2. Tradução e impressão em Braile

A inclusão é uma preocupação para a Escola Digital, uma vez que o objetivo principal da iniciativa é oferecer possibilidades para o aprendizado de todos os estudantes. Através do mecanismo de busca personalizado, é possível filtrar conteúdos que tenham como foco a acessibilidade. Um exemplo é a ferramenta Braille Translator, onde o educador pode escrever um texto e imprimi-lo traduzido em braile. Depois, basta colocar gotas de tinta ou cola em cada ponto preto ou fazer pequenos furos para que o padrão seja fácil de sentir. Conheça estas e outras funcionalidades da ferramenta aqui!

   3. Criando livros digitais 

Criar espaços de expressão e interação em sala de aula é uma excelente oportunidade de desenvolver habilidades importantes como a comunicação, a criatividade e a empatia. Que tal fazer isso criando um livro digital? Com a plataforma Livros Digitais, desenvolvida pelo Instituto Paramitas, é possível fazer isso gratuitamente, sem ter a necessidade de baixar ou instalar nenhum programa adicional. Depois de pronta, a obra fica disponível em um endereço on-line para compartilhar com quem quiser, salvar em HTML ou ainda em formato PDF para impressão. Acesse aqui!

 

   4. Desenvolvedor de aplicativos 

Os aplicativos fazem parte do nosso dia a dia, nos auxiliando desde as tarefas mais simples até as mais complexas e desenvolver competências digitais faz parte das necessidades de uma educação para o século XXI. Que melhor maneira de entender o funcionamento de um aplicativo se não desenvolvendo um?  A ferramenta Fab App permite criar um app sem precisar saber programação. A linguagem HTML5 está presente, mas a plataforma oferece dicas intuitivas e orienta o educador e os estudantes durante o processo de criação.

   5. Quebras-cabeças educativos 

Aproveitar o lúdico no aprendizado é uma forma de engajar os estudantes e estabelecer conexões significativas. Além disso, trazer jogos para a educação também ajuda a desenvolver competências importantes para a vida, como o raciocínio lógico. A ferramenta Jogos Puzzles possibilita a criação, impressão e o compartilhamento de quebra-cabeças e puzzles educativos. As atividades podem ser adaptadas para qualquer disciplina e etapa de ensino.

5 ferramentas digitais para inovar no planejamento das aulas
5 ferramentas digitais para inovar no planejamento das aulas