Estudo recém-lançado levanta as principais tendências do mundo do trabalho e aponta desafios e oportunidades para as juventudes brasileiras

#Educação#TecnologiasDigitais

A imagem mostra uma jovem asiática olhando para projeções digitais de planilhas, mapas e gráficos. Ela veste roupa preta e traz a mão direita ao queixo.

O avanço da tecnologia e a expansão de novas economias apontam tendências do mundo do trabalho que, identificadas, ajudam a compreender o cenário de desafios e oportunidades para quem está ingressando no mercado. É justamente para embasar essa reflexão que chega o estudo Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras.

Lançado oficialmente no webinar disponível na página do YouTube do Canal Futura, o estudo é fruto de uma parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho, Fundação Arymaz e GOYN SP. Foi realizado pelo Instituto Cíclica em parceria com o Instituto Veredas.

Além de apresentar as tendências do mundo do trabalho, o levantamento traçou um perfil das juventudes brasileiras, combinando a revisão bibliográfica de 500 publicações, entrevistas e um questionário com 34 organizações que atuam com inclusão produtiva dos jovens. O estudo foi realizado entre agosto e novembro de 2022.

Os resultados indicaram que os jovens estão mal-informados sobre o funcionamento do mercado de trabalho e sobre as carreiras do futuro. Nesse contexto, sinaliza a importância de desenvolver habilidades socioemocionais e tecnológicas para conquistar vagas numa economia cada vez mais digitalizada.

“O estudo deixa claro que a economia digital é uma realidade. Por isso é muito importante o investimento em letramento digital dos jovens, com real compreensão das potencialidades da tecnologia e de como aplicá-las de maneira crítica”, observa Lia Glaz, diretora presidente da Fundação Telefônica Vivo. “Nesse sentido, o quanto antes as escolas tiverem capacidade de desenvolver essas habilidades nos estudantes, mais preparados eles chegarão ao mercado, independente da área de atuação”, conclui.

Tendências do mundo do trabalho

O estudo Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras identificou seis principais tendências do mundo do trabalho que se articulam e impactam as juventudes brasileiras. A compreensão sobre cada uma delas ajuda a levantar possibilidades de carreira em um mundo digital e em constante transformação.

Confira a seguir:

1. Mudanças no padrão de globalização

A pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia foram dois acontecimentos recentes que levantaram o alerta de vários países do mundo sobre a dependência internacional de suas economias. Assim, o modelo de globalização que vigora desde a década de 80 está sendo questionado. Alguns países estão adotando políticas protecionistas e de fortalecimento de suas indústrias locais, enquanto outros têm buscado novas formas de cooperação regional e internacional.

Essas mudanças no padrão de globalização garante um cenário econômico mais complexo e diverso, que abre espaço para novas formas de cooperação e desenvolvimento sustentável que devem transformar significativamente o mercado de trabalho nos próximos anos.

2. Mudanças demográficas

O Brasil está passando por uma mudança demográfica significativa nas últimas décadas, com o envelhecimento da população e redução da taxa de natalidade. Autoridades governamentais já olham com preocupação para essa tendência do mundo do trabalho, conhecida como reversão do “bônus demográfico” – período em que a maioria da população de um país está em idade economicamente ativa.

Para as juventudes, essas mudanças chegam em um momento de altas taxas de desemprego e de informalidade. Porém, o cenário revela a emergência de oportunidades em setores direcionados a suprir as demandas da população envelhecida (economia do cuidado). Também em setores com foco em produtos e serviços dedicados ao público consumidor com mais de 50 anos (economia prateada).

3. Digitalização da economia

Essa é uma das principais tendências do mundo do trabalho e indica a substituição de postos (principalmente os de baixa complexidade) pelo uso de máquinas e a ampliação de oportunidades no setor de tecnologias da informação (TI).

Quanto às juventudes, há o aumento da desigualdade entre os jovens que possuem e os que não possuem acesso à internet e a dispositivos digitais. Além disso, as mudanças nas formas de entrada no mercado de trabalho (dado que postos de entrada tendem a ser mais facilmente eliminados) apontam para a ampliação da demanda por habilidades digitais.

4. Flexibilização das relações de trabalho

Essa tendência do mundo do trabalho tem se articulado com a digitalização da economia e está relacionada à mudanças na legislação trabalhista, ao aumento das taxas de informalidade, à plataformização do trabalho e à expansão do número de microempreendedores individuais.

Para as juventudes, essas transformações podem significar barreiras para a entrada no mercado formal, mas também aumento da relevância de habilidades ligadas ao empreendedorismo. Inclusão digital, regulamentação de trabalhos por plataformas digitais, aumento de competências digitais e proteção e qualificação dos MEIs (microempreendedores individuais) são urgências.

5. Mudanças climáticas

O processo acelerado de mudanças climáticas já está impactando as juventudes de muitas maneiras. Há aumento das taxas de insegurança alimentar entre os mais pobres, além de migração de jovens rurais para centros urbanos em busca de melhores oportunidades de emprego e vida.

Essa tendência do mundo do trabalho, porém, reflete sobre mudanças em empregos tradicionais e amplia as oportunidades dos chamados “empregos verdes”, que combinam  sustentabilidade e desenvolvimento econômico. Nesse sentido, aumentam as oportunidades em campos como energias limpas, turismo sustentável, agricultura e outras carreiras que contribuem para o bem-estar das sociedades e combatem os efeitos nocivos do processo de mudanças climáticas.

6. Mudanças no padrão de consumo

O padrão de consumo das sociedades está passando por mudanças significativas nas últimas décadas, como o aumento da demanda por produtos e serviços personalizados, ampliação do comércio digital e maior preocupação com o caráter sustentável e ético dos produtos consumidos.

Essas mudanças ampliam as oportunidades de empreendedorismo em negócios digitais e sustentáveis. E as juventudes brasileiras têm a chance de olhar para isso em busca de empregos do futuro que promovam transformações econômicas, ambientais e de qualidade de vida.

Quer saber mais sobre o estudo?

Ao longo dos próximos dias, vamos trazer reflexões e insights a partir do estudo Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras. A proposta é que o conteúdo sirva de apoio para o desenvolvimento digital das juventudes, professores e gestores escolares. Fique de olho aqui e em nossas redes sociais!

6 tendências do mundo do trabalho que impactam os jovens brasileiros