Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

21.10.2021
Tempo de leitura: 4 minutos

A periferia tá on: 5 podcasts feitos na quebrada

Tratando desde questões da comunidade até assuntos sobre tecnologia, jovens da periferia soltam a voz em podcasts para debater o presente e o futuro

Você pode até não acompanhar, mas já deve ter ouvido falar dos podcasts. O conteúdo de áudio que ganha cada vez mais espaço nas plataformas de streaming pode tratar de diversos assuntos: entretenimento, horóscopo, cotidiano, música e política. Não existem regras. Como uma roda de conversa, os podcasts servem como meio condutor de debates, ideias e fatos antes limitados à periferia e a quem lá vive.

Por meio dos podcasts é possível amplificar o alcance de assuntos de interesse público, mas que, por muitas vezes, sequer chegam às grandes massas. Com a pandemia, mais programas surgiram para divulgar informações sobre a Covid-19 para os moradores das comunidades. 57% da população brasileira começou a escutar conteúdos em áudio na pandemia, segundo pesquisa realizada pela Globo e pelo Ibope.

O rapper Mano Brown também se rendeu aos podcasts. No Mano a Mano, ele convida personalidades para conversar sobre os diversos temas, sempre buscando democratizar discussões e diferentes pontos de vista.

Selecionamos cinco podcasts feitos pela periferia e para a periferia para você ouvir, curtir e compartilhar. Confira!

Leia mais: Série de podcasts “Educando para Transformar” aborda o papel de cada um frente à educação

1- Em Quarentena

O podcast Em Quarentena tem como proposta divulgar dados e combater a desinformação. Foi criado durante a pandemia pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, que cobre o cotidiano das periferias da Grande São Paulo. Está disponível no Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts. A equipe também envia os conteúdos gratuitamente via WhatsApp.

Dica de episódio para você ouvir: Como manter a saúde mental nas periferias

2- QuebraDev

O QuebraDev surgiu para representar as vozes da periferia que trabalham na área de Tecnologia, de uma maneira simples e informal. A iniciativa se autodeclara como “um movimento social que tem como objetivo democratizar a informação para a periferia”.

Disponíveis no Spotify, Apple Podcasts e Youtube, os programas não se limitam apenas às pautas técnicas. Também abordam assuntos políticos e sociais que atingem diretamente a realidade nas periferias.

Dica de episódio para você ouvir: [Tô No Rumo | Ação Educativa] Primeiro Emprego: Transição Escola-Trabalho

3- Kilombas Podcast

Inspirado no livro “Memórias da Plantação”, de Grada Kilomba, o podcast Kilombas foi criado por três mulheres negras das periferias do Ceará. Alice Souza, Letícia Feitosa e Leíssa Feitosa comandam o programa semanal, exclusivo na plataforma Spotify. Os episódios contam com conversas sobre raça, gênero, saúde mental e feminismo negro.

Dica de episódio para você ouvir: Afrofuturismo e a construção de futuros possíveis com Ale Santos (Infiltrados no Cast)

4- data_lábia

É produzido pelo data_labe, laboratório de dados situado na favela da Maré (RJ). O podcast data_lábia é liderado por jovens moradores de comunidades cariocas e fala sobre os mais diversos assuntos.

De cyberbullying à violência nas comunidades, passando por narrativas e geração de dados cidadã. Sempre conta com algum convidado para somar ao debate e coloca os moradores da comunidade no centro das discussões. Pode ser escutado nas plataformas Anchor.fm, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox e Stitcher.

Dica de episódio para você ouvir: Ay Kakyri Tama: Povos indígenas nas cidades do Brasil

5- O Corre

Foi criado pelo coletivo O Corre do Grajaú (SP). Nasceu da necessidade de repensar e discutir cultura, arte e educomunicação dentro da realidade das comunidades, sob o ponto de vista dos moradores.

Buscando trazer à tona discussões sociais, dar visibilidade a jovens artistas e impulsionar o empreendedorismo periférico, os episódios estão disponíveis no site e no Spotify.

Dica de episódio para você ouvir: Soul – Por que você é… VOCÊ?

Quer saber sobre outras iniciativas realizadas nas periferias? Conheça a história de jovens que popularizam o ensino do inglês para estudantes da periferia.


Outras Notícias

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

29/08/2025

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

Estudo inédito revela que 82% das empresas dispostas a contratar afirmam que soft skills, diversidade e ensino técnico são decisivos para a entrada de jovens no mercado de TI no Brasil

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

19/08/2025

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

O domínio de habilidades matemáticas é base essencial para diversas carreiras, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

15/08/2025

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

Hackathon internacional reúne estudantes e especialistas para criar soluções tecnológicas com impacto social e educacional, premiando ideias de destaque

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

13/08/2025

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

Educadores apoiam colegas para integrar tecnologia na sala de aula, aumentando o engajamento e melhorando o desempenho dos estudantes

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

30/07/2025

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

Novos cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas mostram como ferramentas digitais podem integrar o antirracismo ao currículo escolar e promover práticas pedagógicas mais inclusivas