Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Aqui no Programaê!, a gente sempre reforça o quanto aprender programação é bacana – e o quanto isso pode te ajudar em todos os setores da sua vida! Por isso, se você ainda não programa e quer saber por onde começar a programar, nós vamos te ajudar! Confereaê cinco dicas para quem quer dar os primeiros passos na arte dos códigos.

1 – Defina um objetivo

Por que você decidiu aprender programação? A resposta dessa pergunta pode ser sua maior incentivadora durante o processo! Quando escrevemos nossas primeiras linhas de código, pode parecer que não vamos chegar a lugar nenhum tão cedo… Mas, com o tempo, você perceberá que seu objetivo estará mais perto do que imagina! Então, que tal apontar para ele e estudar bastante?

 

 2 – Comece aos poucos

Para aprender a programar é preciso um pouquinho de dedicação por dia. Por isso, se você nunca programou, vale começar a entender este mundo pelo nosso parceiro Scratch (www.scratch.mit.edu). Por lá, você aprende, antes de tudo, a lógica da programação – ou seja, tem uma base lógica para, no futuro, entender melhor qualquer linguagem que quiser estudar. Bacana, né?

 

3 – Escolha como e o que quer estudar

Aprender algo novo do zero pode ser assustador e empolgante ao mesmo tempo. Por isso, enquanto estiver estudando, defina a melhor forma de memorizar o que já aprendeu: pode ser fazendo anotações, colando post-its no seu local de estudo ou até associando o conteúdo aprendido a coisas do seu cotidiano. Além disso, vale também definir, baseado no seu objetivo final, qual linguagem de programação você deseja aprender primeiro… Lembrando, é claro, que os conhecimentos adquiridos em uma linguagem sempre são válidos na hora de aprender outra!

 

4 – Troque conhecimento com outras pessoas

Quer jeito mais gostoso de aprender algo novo do que trocando experiências com quem também manja do assunto? Vale conversar com os amigos que estão estudando, com algum professor ou até com aquele especialista que já programa há um tempão. Até nós do Programaê! estamos aí para isso. 😉 Lá no nosso site, você encontra duas áreas diferentes: uma inteirinha dedicada ao aprendizado de programação e outra dedicada ao ensino. Assim, fica mais fácil adquirir, passar e trocar conhecimento com as pessoas ao seu redor!

 

5 – Não desista

Aqui no Programaê!, nós gostamos de reforçar que, em programação, não existe erro – e sim, tentativas que não deram certo. Por isso, entenda que você está aprendendo e que cometer alguns enganos é perfeitamente normal, mas que você não deve desanimar por conta disso. Com o tempo, você verá que suas dificuldades se tornarão habilidades e que todo o seu esforço valeu a pena!

 

Curtiu as nossas dicas? Então, hora de colocar a mão na massa! Que tal começar a escrever suas primeiras linhas de código enquanto se diverte lá no nosso site? Clicaê: www.programae.org.br/

CINCO PASSOS PARA COMEÇAR A PROGRAMAR
CINCO PASSOS PARA COMEÇAR A PROGRAMAR