Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Para ajudar os educadores a prepararem suas aulas, selecionamos algumas das principais datas comemorativas que podem ser trabalhadas com os alunos. Confira!

#Educação#Educadores#VoltaàsAulas

Imagem mostra em primeiro plano o tradicional boi-bumbá, que faz parte do folclore brasileiro. A foto foi feita na rua, é possível ver ao fundo algumas pessoas em uma calçada assistindo ao festejo popular

O ano letivo está começando e está na hora de pensar em datas comemorativas para apresentar aos alunos em 2022/2023. Afinal, depois de um longo período longe das salas de aula devido ao isolamento imposto pela pandemia, os estudantes poderão ter acesso aos estímulos sociais e cognitivos que o ambiente escolar pode proporcionar.

As datas comemorativas costumam ser incluídas no calendário escolar por abordarem temas relevantes para o aprendizado das crianças e dos jovens. Nesse sentido, as escolas proporcionam aos alunos reflexões sobre a sociedade e suas tradições e o que elas significam para a atualidade. Além disso, contribuem para a formação de futuros cidadãos.

Por isso, selecionamos algumas das principais festas populares e manifestações culturais que podem ser trabalhadas pelos educadores durante o ano letivo. Bem como dicas de planos de aula e Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) para ajudar no planejamento do conteúdo. Confira!

Dia dos Povos Indígenas (19/04)

Certamente, celebrar a data comemorativa é uma forma de levar aos estudantes informações sobre as tradições indígenas. Assim também como uma maneira de promover a conscientização sobre o respeito dos direitos desses povos, fundamentais na formação da população e cultura brasileira.

Nesse sentido, o Dia dos Povos Indígenas foi estabelecido em 1943, originalmente como “Dia do Índio”, para que as pessoas conhecessem mais sobre a contribuição do povo indígena ao país. Sua criação ocorreu depois da realização do I Congresso Indigenista Interamericano, entre 14 e 21 de abril de 1940, no México.

Ao contrário do que reforça o senso comum, os povos indígenas podem ser urbanos e ocupar qualquer espaço na sociedade sem perder a sua essência, seus costumes e tradições.

Para trabalhar em sala de aula: Os indígenas do Brasil (ODA)

Através de uma curta e didática animação produzida pelo canal “Enraizando”, os alunos poderão conhecer a história e os costumes dos primeiros habitantes do nosso país: os povos indígenas.

Dia Internacional da Língua Portuguesa (05/05)

De acordo com a UNESCO, a língua portuguesa é o idioma mais falado no hemisfério sul. Bem como uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi estabelecido em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para homenagear o idioma e as culturas lusófonas. Além disso, é uma  ocasião que valoriza a diversidade cultural e impacta a comunidade internacional para a história e uso da língua portuguesa. Assim como acontece com todas as datas comemorativas dedicadas às línguas faladas no mundo.

Para trabalhar em sala de aula: Língua Portuguesa: sua história (ODA)

Videoaula que trata da história da Língua Portuguesa e as consequências linguísticas dos fatos que a originaram, até os dias atuais. As educadoras responsáveis também apontam as diferenças entre fala e dialeto (variedade regional). Além disso, apresentam questões de múltipla escolha relativas ao tema, bem como comentam o gabarito das seguintes questões.

Dia do Meio Ambiente (05/06)

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU em junho de 1974 para mobilizar a população de todo o mundo para ações que tenham como proposta a preservação ambiental. Só para exemplificar, temas atuais e reais como sustentabilidade, impacto do lixo na natureza e poluição podem ser amplamente trabalhados com os alunos em sala de aula.

De tal forma que o artigo 225 da Constituição Federal diz  “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Nesse sentido, a escola também cumpre o importante papel de despertar nos estudantes a consciência ambiental.

Para trabalhar em sala de aula: Meio Ambiente (Plano de Aula)

Esse plano de aula tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente. Dessa maneira, ao apresentar  a data comemorativa em sala de aula, o professor poderá despertar uma discussão sobre o trabalho histórico ilustrado pelo filme “Narradores de Javé”. Além disso, o plano permite desenvolver a linguagem através de fontes escritas e orais.

Dia do Folclore (22/08)

Não tem como falar sobre folclore e não pensar nas lendas do saci-pererê, do curupira ou da mula sem cabeça. Entretanto, o folclore vai além dos mitos que são transmitidos de geração a geração. Ele é formado pelas atividades e festas populares que caracterizam a história e as tradições de um povo. Envolve brincadeiras, danças, festas, cantos, comidas típicas e outros costumes da sabedoria popular.

O Dia do Folclore é celebrado no Brasil desde agosto de 1965.  O grande volume de estudos sobre a cultura popular realizados no país a partir do século XIX motivou a criação da data comemorativa. O poeta Mário de Andrade era um dos estudiosos sobre o folclore.

Para trabalhar em sala de aula: Folclore (Plano de Aula)

A proposta desse plano de aula é estimular o estudante a se aproximar dos conhecimentos e memórias da sua comunidade a partir das manifestações folclóricas do território. Paralelamente, dada a característica das manifestações, é possível trabalhar a literatura, a prática física e cultural e as artes plásticas.

Independência do Brasil (07/09)

Essa é uma das datas comemorativas que marca a história do país por representar a sua emancipação enquanto nação separada do governo português.

Em 2022, serão comemorados os 200 anos da Independência do Brasil. De certo, um motivo a mais para trabalhar o tema em sala de aula com os alunos.

Dessa maneira, datas comemorativas como a criação da bandeira nacional, a vinda da família real para o país e os museus que celebram o período do Brasil Império podem ajudar o educador a apresentar o tema aos alunos sobre diferentes perspectivas.

Para trabalhar em sala de aula: A Independência do Brasil e o Primeiro Reinado (ODA)

Nessa videoaula, o professor problematiza uma importante passagem da História do Brasil, disparada pela volta de D. João para Portugal, deixando seu filho, D. Pedro, no Brasil. Será que isso deu certo? O que veio depois do 07 de setembro? O professor pode indicar esse material para os alunos estudarem e revisarem os temas trabalhados em sala de aula.

Dia da Consciência Negra (20/11)

O Dia da Consciência Negra reforça a importância de se pensar no protagonismo de negras e negros na formação da sociedade brasileira. Sua origem está relacionada à morte de Zumbi dos Palmares e aos esforços dos movimentos sociais para revelar desigualdades históricas que marcam a população negra no país.

Sem dúvida, é uma ocasião para os educadores incentivarem os alunos a refletirem sobre o papel da cultura e do povo africano na construção da cultura brasileira. Dessa maneira, podem ser apresentados exemplos dessa influência na cultura e gastronomia, entre outras áreas.

Para trabalhar em sala de aula: Cabelo e Identidade Negra (ODA)

O vídeo é um recurso didático para promover o debate sobre o respeito étnico e a valorização da identidade cultural em sala de aula. Em resumo, apresenta a experiência de um grupo de alunos de uma escola de Sumaré (SP). Os estudantes realizaram uma pesquisa com os demais discentes da instituição sobre cabelo, autoestima e identidade da menina negra. Desse modo, tinham como objetivo evitar práticas racistas e investir na beleza, autoestima, identidade e empoderamento das pessoas negras.

Datas comemorativas: dicas para trabalhar com os alunos durante o ano
Datas comemorativas: dicas para trabalhar com os alunos durante o ano