Na semana que comemoramos o Dia Internacional do Voluntário, descubra a modalidade de voluntariado que mais se encaixa ao seu perfil!

#DiaInternacionaldoVoluntário#ProgramadeVoluntariado#Voluntariado

Imagem mostra um homem negro abraçando um grupo de pessoas. É possível ver uma mulher branca ao fundo

O brasileiro é solidário por natureza. Para se ter uma ideia, o Brasil saiu da 54ª posição e subiu para a 18ª no ranking geral da World Giving Index 2022, pesquisa realizada pela organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), representada no país pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). O Brasil teve bons resultados em todas as categorias avaliadas pelo levantamento, mas o índice mais expressivo foi no tema “ajuda a um desconhecido”, em que saltou do 36º lugar para o 11º em um ano.

Quando o assunto é voluntariado na educação, o cenário também é positivo. Em uma pesquisa realizada pelo Itaú Social e o Instituto Unibanco em parceria com o Datafolha, com 1.871 entrevistados a partir dos 14 anos, 82% dos respondentes declararam que acham muito importante o voluntariado na educação. Entre os professores que participaram do levantamento, 77% acreditam que o envolvimento da comunidade pode melhorar a aprendizagem, socialização e futuro dos estudantes.

Nem sempre é fácil saber por onde começar a praticar o voluntariado. Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Voluntário, elaboramos este quiz para que você identifique uma modalidade de trabalho voluntário que mais se encaixa no seu perfil e nas suas atividades do dia a dia. Responda às perguntas e confira o resultado!

1 - Escolha a palavra que melhor combina com você:

Imagem mostra uma moça negra segurando um tablet e lendo algo na tela

2 - O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Imagem mostra uma professora negra ao lado de uma aluna oriental. A professora mostra algo na tela do computador para a aluna

3 - O que mais motivaria você a buscar um trabalho voluntário?

Imagem mostra uma professora negra com alunos brancos, negros e orientais. Eles estão manuseando um objeto de robótica

4 - Com quais das práticas abaixo você melhor se identifica?

Imagem mostra quatro pessoas em uma floresta. Um homem e uma mulher estão recolhendo objetos do chão e colocando em um saco

5 - Trabalhos voluntário é uma excelente forma de estimular novas competências e habilidades Pensando nisso, quais aprendizados você gostaria de desenvolver?

Imagem mostra um grupo de voluntários compartilhando objetos entre si

Resultado:
Quiz: Qual tipo de trabalho voluntário mais combina com você?