Notícias

02.02.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Educação: uma viagem enriquecedora

Cursos da plataforma Escolas Conectadas ajudam professor de inglês e espanhol a reinventar sua prática pedagógica e ampliar as possibilidades de seus alunos

Professor está sentado em frente à lousa diante de sala cheia de alunos

O goiano Jailson Gomes, de 43 anos, acredita que conhecer novos idiomas dá acesso a outras formas de conceber e entender o mundo. E é em Pires do Rio (GO), município com 40 mil habitantes, que ele procura fazer justamente isso: ser o responsável por ampliar os horizontes de seus alunos, atuando como professor de inglês e espanhol para o Ensino Médio do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha e para alunos do Fundamental 2 no Colégio Dinâmico.

“Conhecer a gastronomia, a história do outro país, o modo de organizar a vida em ambientes diversos amplia, de forma natural, nosso leque de possibilidades de ação. É muito enriquecedor”, conta Jailson sobre a importância de aprender sobre outros países e culturas. O professor, que sempre estudou em escola pública, está na sala de aula desde os 16 anos, quando começou a substituir profissionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, enquanto ainda cursava o Magistério. Em seguida fez o curso de graduação em Letras e duas especializações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Ele soube aproveitar bem oportunidades que órgãos e instituições oferecem para professores. Sua extensa formação profissional inclui ainda intercâmbios nos Estados Unidos, cursos de aprimoramento em países como Canadá, Espanha, Argentina e Chile e ainda mestrado e doutorado. Por estar sempre em busca de novos conhecimentos, Jailson se interessou imediatamente pelos cursos da plataforma Escolas Conectadas, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo.

Dois deles chamaram especialmente sua atenção: ‘Produção textual na cultura digital’ e ‘Produção colaborativa de conhecimentos: redes para multiplicar e aprender’. Realizados em 2016, eles permitiram ao professor enxergar possibilidades pedagógicas no uso de ferramentas digitais ao acompanhar as mudanças que estão ocorrendo nos modos de comunicação atuais.

Ampliando o conhecimento

Ao ensinar novos idiomas, Jailson procura transmitir aos seus alunos a possibilidade de aprender um outro modo de pensar e agir e ir além das estruturas gramaticais: “Aprendemos que nosso modo de ser, que é mediado pela nossa cultura, não é o certo, não é o único, é apenas um dentre várias outras perspectivas de comportamento, de ser e viver”, ressalta.

Após ter feito os cursos, o professor comenta a importância da plataforma: “Os tutores nos orientam com o intuito de melhorar os níveis de aprendizado nesse nosso país tão carente de políticas educacionais eficientes”. Ele completa com outro aspecto que lhe chamou a atenção: ”Percebo que há um cuidado especial que busca aperfeiçoar as relações humanas entre a escola e a comunidade, alunos e professores”.

Para o educador, todo aprendizado pode e deve ser compartilhado. “Espero que todos os que já tiveram oportunidade de participar de cursos na plataforma chamem outros a fazerem parte dessa comunidade de aprendizagem”, diz.

Na plataforma Escolas Conectadas são oferecidos cursos gratuitos com conteúdos e metodologias inovadoras de ensino, além de cultura digital e de uso da tecnologia nas atividades em sala de aula.

Em breve você conhecerá outras histórias. Aguarde!


Outras Notícias

Um novo olhar dos estudantes para o local onde vivem

19/03/2019

Um novo olhar dos estudantes para o local onde vivem

Após participar das formações do Aula Digital, a educadora Cleilde criou ações com os alunos para promover a cultura local

Quando a escola une a comunidade

12/03/2019

Quando a escola une a comunidade

Após formação da Fundação Telefônica Vivo, Maria da Conceição Meiras dos Santos Filha engajou a comunidade para reforma da escola e desenvolveu um projeto para explorar espaços diferenciados de aprendizagem

Promovendo a cultura digital para aperfeiçoar competências e multiplicar conhecimentos

11/03/2019

Promovendo a cultura digital para aperfeiçoar competências e multiplicar conhecimentos

Desde que conheceu a plataforma Escolas Conectadas, a pedagoga do Espírito Santo Valéria Gon Zortéa já fez mais de 20 dos cursos. Além da sede por conhecimento, ela precisa estar bem preparada para formar profissionais de educação.

Professor une tecnologia ao ensino de Artes e outras disciplinas

11/09/2018

Professor une tecnologia ao ensino de Artes e outras disciplinas

De segunda a sexta-feira, Murilo Carvalho Rodrigues, 34 anos, sai de casa e enfrenta um trajeto de quase duas horas para chegar ao trabalho.

Após formação do Aula Digital, educadora descobre que não é preciso ter acesso à tecnologia para inovar

06/08/2018

Após formação do Aula Digital, educadora descobre que não é preciso ter acesso à tecnologia para inovar

Jivanete Amâncio Santos, gestora de uma escola em Arauá, Sergipe, rompeu as barreiras da sala de aula e levou alunos para conhecer a realidade local

Inovação e tecnologia contribuem na inclusão de alunos com deficiência

01/08/2018

Inovação e tecnologia contribuem na inclusão de alunos com deficiência

Após formação do Aula Digital, escola de Sergipe passou a desenvolver projetos em tecnologia assistiva

.
Menu para dispositivos móveis