Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

03.10.2016
Tempo de leitura: 4 minutos

Esquenta Dia dos Voluntários 2016 fala sobre solidariedade como prática constante

O palestrante Reinaldo Nascimento, pedagogo social, falou de uma carreira dedicada ao voluntariado e a empatia.

“Solidariedade não é doar aquilo que você não precisa e sim dividir aquilo que você tem de melhor”. Essa foi a lição deixada pelo pedagogo Reinaldo Nascimento, que palestrou no Esquenta Dia dos Voluntários 2016, evento da Fundação Telefônica Vivo que antecede o Dia dos Voluntários. Reinaldo entende a gentileza e a doação como práticas de vida, não apenas como ações momentâneas. Quando ensinou meninas indianas a não temer as cordas e sim as usarem para pular, ou quando montou um jogo de futebol no meio do deserto iraniano para crianças refugiadas, ele doava não só seu tempo, bem precioso, mas também sua capacidade de empatia com realidades distintas.

Reinaldo trabalha recuperando crianças e adolescentes que passaram por eventos traumáticos por meio da pedagogia da emergência – uma técnica que se utiliza de elementos lúdicos como brincadeiras e canções. “Enquanto pedagogos, conseguimos fazer com que uma criança triste saia dessa tristeza, volte a ter um sono relaxado e a comer. Porque cada sintoma que não conseguimos curar vira uma doença, e aí é muito mais difícil recuperá-la”, ele comentou. O terapeuta já viajou por mais de 15 países amparando jovens em situações de guerra, catástrofe natural e outros tipos de violação.

Enquanto mostrava à plateia fotos de suas intervenções ao redor do mundo, com crianças redescobrindo o prazer da brincadeira usando balões e barbantes, Reinaldo versava sobre uma vida dedicada ao voluntariado, à “dissolução de corpos enrijecidos pelo medo por meio dos atos simples”. Sua prerrogativa de praticar atos voluntários não como uma missão efêmera, e sim como uma política do cotidiano, combina com o espírito que rege o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo. Ainda que culmine em uma data (que nesse ano acontece no dia 21 de outubro), o voluntariado tem que estar presente em cada um dos colaboradores para toda a vida.

Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação Social e Voluntariado da Fundação, mediou o Esquenta, que contava também com a participação via streaming de equipes de diversas cidades brasileiras. Serão 47 ONGs contempladas pela iniciativa, com a expectativa de impactar o entorno de mais de 40 mil beneficiados. “Doem o que vocês têm de mais precioso, que é o tempo de vocês”, ele pediu, também complementando com a informação de que os voluntários impedidos de participar presencialmente podem se engajar no Game do Bem, plataforma de cidadania digital que também ajuda as ONGs cadastradas.

Quando um voluntário impacta a vida de alguém, ele também se transforma, podendo descobrir em si habilidades antes não exploradas e benéficas para sua vida profissional. O colaborador Aurino Gomes, da São Luís (MA), foi convidado a falar sobre sua experiência como voluntário. Foi durante articulações com a governança local que seu potencial foi percebido, e ele conseguiu se desenvolver em seu campo do trabalho. Recentemente, Aurino participou do Vacaciones Solidárias, projeto no qual colaboradores doam 15 dias de suas férias para fazer uma imersão em uma ONG da América Latina. “Não doei nada”, ele brinca sobre sua experiência no Equador. “Acabei foi recebendo ganhos indescritíveis enquanto ser humano, me tornando uma pessoa muito melhor. Só tenho a agradecer” relatou.  Aurino enfrentou desafios em uma região do país onde recentemente aconteceu um terremoto, atuando em duas frentes: a reconstrução de estruturas danificadas e também o incentivo ao empreendedorismo da população local.

Há o voluntário que participa digitalmente; há o que viaja o mundo para vivenciar em outras culturas e impactar a vida de crianças e adolescentes com o lúdico. Há também o voluntário que entra em uma jornada de autodescoberta enquanto ajuda outras pessoas, descobrindo competências e talentos que poderão ajudá-lo tanto em sua vida pessoal quanto na profissional. Todos os tipos de voluntariado tiveram espaço no Esquenta 2016, que terminou com mensagens de incentivo de todos os comitês regionais. Luís encerrou incentivando os colaboradores a preencherem as vagas restantes para o Dia dos Voluntários 2016, atividade exclusiva para os colaboradores, para que este seja o melhor já realizado!


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades