Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

No Programaê!, nós valorizamos (e muito!) o poder que a tecnologia tem de transformar a vida das pessoas para melhor. Por isso, adoramos conhecer histórias inspiradoras como a de Emma Yang!

Com apenas 12 anos, ela criou um app capaz de melhorar a vida das pessoas com Alzheimer. A garota chinesa Emma Yang sabe programar em mais de cinco linguagens e ainda coleciona uma série de outras habilidades: é pianista, está escrevendo um livro e ganhou um monte de bolsas de estudo. Ela também está listada como uma das dez pessoas mais importantes de Nova York com idade inferior a 20 anos.

A grande façanha de Yang, porém, está em construção. Segundo a revista Superinteressante, a menina quer mudar a vida de pacientes com Alzheimer graças a seu app. A primeira paciente beneficiada será a própria avó, que mora em Hong Kong. Por isso, ela está trabalhando em um aplicativo chamado Timeless – uma espécie de Facebook em que a pessoa pode acompanhar amigos e parentes, ver fotos e lembrar de datas comemorativas.

Para facilitar a vida dos usuários, o app possui ainda uma tecnologia de reconhecimento facial – desenvolvida pela startup americana Kairos. A ideia é que o doente possa fotografar rostos que serão comparados a um banco de dados, onde fotos de pessoas próximas estarão armazenadas. Assim, ele poderá identificar cada uma delas.

Além disso, o Timeless também ajuda no controle de ligações e mensagens e envia alertas quando o usuário tenta repetir as mesmas ações por várias vezes. Para fazer login no dispositivo, é necessário usar apenas a impressão digital.

Ainda em desenvolvimento, o aplicativo deve começar a ser testado em breve em pacientes com a doença. Quer ver como ele funciona? Dá uma olhadinha nesse vídeo:

Sonhando em criar seu próprio app, assim como Yang? Seus primeiros passos estão aqui: www.programae.org.br/

GAROTA DE 12 ANOS CRIA APP PARA PACIENTES COM ALZHEIMER
GAROTA DE 12 ANOS CRIA APP PARA PACIENTES COM ALZHEIMER