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18.06.2025
Tempo de leitura: 9 minutos

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Imagem ilustra conteúdo com o Informe Social 2024 da Fundação Telefônica Vivo

A Fundação Telefônica Vivo celebrou no ano anterior 25 anos de atuação no Brasil, reafirmando seu compromisso com a educação pública impulsionada pela tecnologia. Com investimentos que ultrapassaram R$ 49 milhões, as iniciativas voltadas à transformação social beneficiaram diretamente cerca de dois milhões de pessoas, entre educadores e estudantes.

O Informe Social 2024 apresenta as principais ações da Fundação voltadas ao desenvolvimento de competências digitais, realizadas em parceria com instituições públicas de ensino. O material também traz histórias inspiradoras e depoimentos que revelam o impacto concreto dessas iniciativas ao longo do último ano.

“O propósito de ‘Educar para Transformar, Digitalizar para Aproximar’ nos moveu em mais um ano. A tecnologia tem um papel estratégico na sociedade e a inclusão digital se tornou imprescindível para a garantia de direitos e a construção de uma educação pública mais equitativa.”

Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo

O ano da Fundação Telefônica Vivo em números:
 
2 milhões de pessoas impactadas pelos projetos educacionais e ações voluntárias
1,6 milhão de estudantes beneficiados
72 mil professores formados em cursos EAD e presencial
21 mil voluntários
240 mil beneficiados pelo Programa de Voluntariado Corporativo
R$ 49 milhões de investimento social com recursos próprios

 

Confirma os destaques do Informe Social 2024:

 

Programa de Formação Docente em Competências Digitais

Em 2024, avançamos na implementação do Programa de Formação de Professores em Competências Digitais nas redes estaduais de ensino do Mato Grosso e do Maranhão, além da rede municipal de educação do Recife (PE). Seu objetivo é garantir o uso qualificado das tecnologias digitais nas escolas, contribuindo com o desenvolvimento profissional dos educadores e garantindo uma aprendizagem com tecnologia e sobre tecnologia aos estudantes, com foco na melhoria dos índices educacionais.

A experiência bem-sucedida de implementação do programa no Mato Grosso, que ofereceu uma formação de 66 horas em competências digitais para mais de 19 mil professores e gestores da rede estadual em 2024, foi registrada em duas publicações.

Disponíveis para download gratuito, os documentos apresentam evidências concretas da evolução na apropriação dessas competências pelos participantes. A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura.  

“O uso das tecnologias digitais para o professor é fundamental, tanto para a mobilização dos planos de aula, como para fazer com que os alunos contribuam dentro de sala de aula, seja para desenvolver projetos de vida, práticas experimentais ou pensamento científico. As competências digitais contribuem para o aprendizado e evolução dos alunos e nós, professores, ao mobilizá-los, conhecemos e reconhecemos as suas habilidades.”

Edileide Adriele da Silva Fernandes
Professora da rede estadual do Mato Grosso na cidade de Paranatinga

 

Plataforma Escolas Conectadas

Para apoiar os professores da Educação Básica, a Fundação Telefônica Vivo, por meio da plataforma Escolas Conectadas, investe na formação continuada em competências digitais. Os cursos são totalmente on-line e gratuitos, voltados para educadores da rede pública em todo o Brasil.

Em 2024, o programa alcançou 85% dos municípios brasileiros, formando 55 mil professores e totalizando mais de 4 milhões de horas de estudo. Para compreender melhor o perfil dos docentes cadastrados, a Fundação ouviu 2.675 profissionais da educação. A pesquisa revelou que 66% buscam formações que contribuam diretamente para a prática pedagógica, enquanto 72% destacaram a importância de conteúdos práticos aplicáveis ao dia a dia. Além disso, 40% afirmaram que o uso de ferramentas tecnológicas tornaria as aulas mais atrativas.

Esses dados reforçam a importância de oferecer formações alinhadas às necessidades reais dos educadores e ao contexto das escolas públicas brasileiras.

“Iniciar um curso na Escolas Conectadas é uma excelente oportunidade de crescimento profissional, tanto para professores quanto para gestores. Esses cursos oferecem conteúdos práticos e atualizados, que estão diretamente conectados às necessidades do ambiente escolar atual, como o uso responsável da tecnologia, inclusão digital e metodologias ativas, entre outros.”

Eliney Eustáquio Duarte Barreto
Apoio pedagógico da Coordenação – EE Leovegildo de Melo – Cuiabá (MT)

 

Pense Grande Tech: Ensino técnico e preparação para o mundo do trabalho

O Pense Grande Tech é um programa da Fundação Telefônica Vivo voltado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o objetivo de preparar estudantes do Ensino Médio para os desafios do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, o programa oferece uma formação que integra competências digitais e técnicas às demandas do mundo do trabalho.

Em 2022, o programa inovou ao lançar o primeiro curso técnico em Ciência de Dados, em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) e as secretarias de educação de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. No ano seguinte, a iniciativa foi ampliada para os estados do Espírito Santo e São Paulo, por meio do Centro Paula Souza, e, posteriormente, para as redes estaduais de São Paulo e Goiás. Ao final de 2024, o curso registrou 1.846 estudantes matriculados — um crescimento de 107% em relação a 2023.

Outras frentes também se destacaram no programa, como a Jornada Tech, que promoveu encontros entre estudantes e profissionais da área de tecnologia, incentivando o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. Já a Mentoria para Jovens Mulheres na Área Tech, realizada em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), teve como foco estimular a permanência feminina nas carreiras técnicas e combater a desigualdade de gênero no setor. O Desafio dos Dados, maratona acadêmica que nasceu com o objetivo de de possibilitar aos estudantes a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos e habilidades adquiridos no itinerário formativo profissionalizante, chegou à sua 3ª edição e impactou mais de 500 estudantes de redes públicas.

“Eu tenho amigos que começaram a trabalhar esse ano e eles falam que a possibilidade de ter um técnico antes de começar a trabalhar já é um divisor de águas. No começo do ano eu não sabia o que fazer, depois dessa consulta [palestra na Jornada Tech] com os profissionais da Vivo, eu entendi realmente a área que eu quero seguir, e a área que vou me profissionalizar.”

Felipe Araújo
Estudante do 2º ano do curso técnico em Ciência de Dados – São Paulo (SP)

“Essa mentoria [para jovens mulheres na área Tech] veio como um dos nossos propósitos, que é trazer as novas gerações para a área de tecnologia. Trazê-las para o nosso mundo foi muito importante para que entendam que tem, sim, oportunidades para todos. A gente não passou só conhecimento, a gente também aprendeu e entendeu os anseios que elas têm para ir para o mercado de trabalho.”

Tatiane Bertoni
Diretora do Grupo Temático Mulheres Acate

 

Matemática ProFuturo

Dados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) revelam um cenário desafiador para a educação brasileira: 51% dos estudantes do 4º ano estão abaixo do nível básico de proficiência em matemática, o que indica dificuldades até mesmo na compreensão de conceitos fundamentais.

Diante desse contexto, a Fundação Telefônica Vivo ampliou o alcance do projeto Matemática ProFuturo, disponibilizando sua plataforma de aprendizagem para 22 secretarias de educação parceiras. Com mais de 4,7 mil exercícios, o recurso digital utiliza Inteligência Artificial generativa para personalizar atividades, apoiar o planejamento pedagógico e oferecer aos professores uma análise detalhada do desempenho dos alunos.

Para garantir o uso eficaz da plataforma, os educadores participaram de formações presenciais e on-line, com foco em temas como o planejamento de aulas alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 2024, o projeto formou 432 educadores multiplicadores, beneficiou 544 escolas e 2.063 professores, impactando positivamente 38.541 estudantes. O projeto Matemática ProFuturo faz parte do ProFuturo, um programa da Fundação Telefônica Vivo e Fundação “la Caixa”.

“A parceria com o projeto Matemática ProFuturo é de grande valia para nós, professores, e para nossos educandos. Todo o conteúdo da sala de aula é aplicado pelo professor e é complementado pela plataforma, que aproxima as crianças da tecnologia de forma lúdica e interativa.”

Professora Karolina Maciel de Souza
Rede Municipal de Educação de Nova Andradina (MS)

 

Pesquisa e equidade racial

Com o compromisso de reduzir desigualdades e promover a equidade na educação, a Fundação Telefônica Vivo lançou, em junho de 2024, a pesquisa “Tecnologia e Desigualdades Raciais no Brasil”, em parceria com o Núcleo de Estudos Raciais do Insper. O estudo revelou que 57% dos estudantes brancos têm acesso à tecnologia nas escolas, enquanto esse número cai para 50% entre estudantes pretos e 49% entre pardos.

A pesquisa também aponta que o simples acesso à tecnologia não é suficiente para eliminar as disparidades de desempenho entre os grupos raciais, evidenciando a necessidade de políticas públicas que enfrentem as desigualdades estruturais presentes no país.

 

Inteligência Artificial na educação

Cada vez mais presente no cotidiano, a Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de acelerar transformações profundas na forma como aprendemos e ensinamos. Atenta a esse cenário, a Fundação Telefônica Vivo lançou, durante o evento de comemoração dos seus 25 anos, o livro “Educação para a era da inteligência artificial”, de autoria de Charles Fadel, um dos maiores especialistas mundiais no uso de tecnologia e IA na educação.

Traduzida para o português pela Fundação Telefônica Vivo, Fundação Santillana e Instituto Península, a obra destaca o papel da IA como uma aliada estratégica na educação. Ao permitir a personalização da aprendizagem e ampliar o acesso ao conhecimento, a tecnologia convida educadores e gestores a repensarem métodos e conteúdos, tornando-os mais conectados com os desafios e as exigências do mundo contemporâneo.

Informe Social 2024: baixe gratuitamente
Acesse o conteúdo completo do Informe Social da Fundação Telefônica Vivo e conheça as iniciativas que estão contribuindo para uma educação pública cada vez mais inclusiva, digital e transformadora.


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