Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

04.09.2017
Tempo de leitura: 2 minutos

Jovens criam aplicativo para facilitar a mobilidade de deficientes visuais em São Paulo

Com previsão de lançamento para dezembro, o aplicativo Sonya é fruto da parceria de duas jovens de 19 anos

Com previsão de lançamento para dezembro, o aplicativo Sonya é fruto da parceria de duas jovens de 19 anos
O desejo de tornar São Paulo uma cidade mais acessível a todos levou as jovens Bianca Caravajo e Deborah de Angelo, de 19 anos, a criarem o Sonya, um aplicativo pensado especialmente para pessoas com deficiência visual.
A ideia nasceu em 2015 inspirada em uma história muito especial para as duas garotas. “Certo dia, a Deborah conheceu o Márcio. Ele é deficiente visual e demorava três horas para realizar um trajeto que ela completava em uma hora. A partir da realidade dele, decidimos criar o Sonya”, conta Bianca.
O aplicativo funciona com um sistema de GPS que traça e indica por voz a melhor rota para o usuário com detalhes sobre o percurso em passos ou metros.

Logo do aplicativo sonya mostra uma mulher ao centro de um pin

“Estamos na primeira fase de testes das rotas em que os beta testers (usuários que fazem testes) farão rotas que eles já conhecem e nos darão os retornos sobre as informações que o aplicativo forneceu. A previsão de lançamento do Sonya é dezembro, e estará disponível para sistema iOS e Android”, explica Bianca.
Ex-participantes do Pense Grande programa da Fundação Telefônica Vivo de difusão da cultura empreendedora a jovens brasileiros, Bianca e Deborah viram o projeto crescer cada vez mais depois de participarem das oficinas, em 2016.
“A fase de incubação do Pense Grande nos ajudou a estruturar nossa ideia, a tirar a Sonya do papel e começar a fazer acontecer. Aprendemos muito com as mentorias, conhecemos pessoas maravilhosas na troca de experiência e contamos com a ajuda financeira para dar o start no nosso trabalho”, conta Bianca.
E por conta de todo este envolvimento com o Pense Grande, tanto Bianca quanto Deborah continuam participando do programa, mas agora, em 2017, como mentoras. “Recebemos o convite para mentoria e vimos que seria legal passar o conhecimento que tínhamos para a galera que está começando a entrar nesse caminho”, diz Deborah. “Empreender é difícil, mas é fazer o que você ama, com bastante resiliência e paciência, você consegue!”.


Outras Notícias

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

30/03/2026

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

Com intencionalidade pedagógica, ferramentas digitais gratuitas podem fortalecer o aprendizado, promover o protagonismo estudantil e desenvolver competências digitais essenciais

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

27/03/2026

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

No Dia Nacional da Inclusão Digital, a diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo reforça que a equidade na aprendizagem depende da integração entre currículo, formação docente e infraestrutura

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

19/03/2026

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

Projetos solidários potencializados pela cultura digital desenvolvem competências socioemocionais, promovem inclusão, estreitam vínculos comunitários e incentivam uma cultura de cidadania ativa

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

13/03/2026

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

Pesquisa internacional mostra que apenas 10 minutos de brincadeira com números já fortalecem habilidades matemáticas nos anos iniciais — abordagem que também dialoga com soluções de tecnologia educacional

Débora Garofalo: da inovação na educação pública ao título de professora mais influente do mundo

06/03/2026

Débora Garofalo: da inovação na educação pública ao título de professora mais influente do mundo

No Dia Internacional da Mulher, conheça a trajetória da educadora que transformou práticas pedagógicas com criatividade, inovação e compromisso com a educação pública.

10 motivos para incentivar jovens a ingressar na Educação Profissional e Tecnológica

26/02/2026

10 motivos para incentivar jovens a ingressar na Educação Profissional e Tecnológica

Desenvolvimento de soft skills e mais oportunidades no mercado de trabalho são alguns benefícios que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) proporciona aos jovens