Notícias

14.11.2013
Tempo de leitura: 3 minutos

Lançado em março, projeto GENTE está cerca de 70% implementado

O Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE) está quase totalmente implementado. Confira seus diferenciais!

Lançado em março, projeto GENTE está cerca de 70% implementado

O Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE) está em andamento há oito meses e já foi, aproximadamente, 70% implementado, segundo Rafael Parente, subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, idealizadora do projeto.

Trata-se de um conceito de escola centrada na individualização da aprendizagem do aluno e propõe práticas pedagógicas com uso de novas tecnologias educacionais e ênfase na formação dos professores. O piloto acontece na Escola Municipal André Urani, na Rocinha, Rio de Janeiro, e atende 180 alunos, do 7º ao 9º ano.

Balanço do projeto

Na avaliação de Parente, como toda proposta ousada, o GENTE tem avançado bastante, mas não sem dificuldades. “Como inova em conteúdo, método e gestão, o projeto pede que o aluno seja muito mais autônomo e que o professor mude radicalmente o seu papel”, justifica.

Ter implementado 70% nesse período é algo positivo, já que o cuidado com a implementação é o que leva ao sucesso de qualquer iniciativa. “Com os parceiros, temos acompanhado de perto tudo o que tem acontecido e realizado adaptações ao plano original”, explica.

Primeiros resultados

Os professores têm revelado que é surpreendente o quanto os alunos já estão mais independentes, autônomos e donos de sua própria formação. O subsecretário conta que até os próprios educadores estão muito felizes com os ganhos e não querem deixar a escola.

Uma história, em particular, emocionou Parente: “Um dos alunos que está no 9º ano e que tem tido bons resultados acadêmicos pediu para ser reprovado ao fim deste ano letivo. Ele disse que tem certeza de que aprenderá muito mais se puder continuar na André Urani”.

Casamento perfeito

Para o representante da SME Rio, a boa educação pode acontecer em todos os lugares e em todos os momentos, com reflexões e diálogos, independentemente de ferramentas tecnológicas como computadores e Internet.

Por outro lado, o desejo do estudante, revelado aqui por Parente, talvez possa ser atribuído justamente à união entre educação e tecnologia. Ele entende que a utilização de novas tecnologias, quando feita da melhor forma, aumenta a motivação não só de alunos, mas também de professores, expande oportunidades de aprendizagem quebrando os limites de tempo e espaço, e auxilia na personalização para necessidades e estilos individuais.

Conectar para transformar

“Precisamos construir pontes e abandonar posturas individualistas”, opina o subsecretário, endossando nossa crença institucional: conectar para transformar. Para ele, não há inclusão real sem parcerias e forças complementares. “Precisamos estar prontos para as oportunidades e desafios do mundo atual e, para isso, as parcerias de setores diversos da sociedade são essenciais”, finaliza.


Outras Notícias

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação