É o que mostra o Censo CBVE, publicação lançada este mês sobre o cenário do voluntariado corporativo no Brasil

#ProgramadeVoluntariado#Voluntariado#VoluntariadoDigital

Imagem mostra duas moças felizes, uma delas é negra, a outra é branca. Ambas estão usando máscaras e manuseando sacolas.

Uma das principais pesquisas sobre o cenário do voluntariado corporativo no Brasil foi lançada recentemente. O Censo CBVE é uma publicação do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, que evidencia as principais tendências e cenários do voluntariado corporativo no país. O documento deste ano aponta uma crescente nas ações enquanto ferramenta estratégica de desenvolvimento de pessoas, comunidades e instituições.

O CBVE é uma rede de empresas, institutos, fundações e confederações conectadas pelo voluntariado. É composto por 20 entidades associadas – dentre elas a Fundação Telefônica Vivo. A organização da sociedade civil CIEDS realiza sua secretaria executiva. `

Iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fortaleceram a rede de empresas e aumentaram significativamente o número de pessoas alcançadas. Ainda que em um cenário pandêmico e de isolamento social, em que a articulação de parte das atividades aconteceu pelos meios digitais.

“Programas cada vez mais estratégicos, institucionalizados, gerenciados por indicadores próprios e alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) dão a tônica de uma rede que cresceu em 185% o número de pessoas alcançadas pelas suas ações. Um indicador objetivo do escalonamento da capacidade de engajamento e intervenção desses programas frente às inúmeras emergências humanitárias experimentadas em razão da pandemia”, declara Cláudio Viveiros, porta-voz do CBVE.

As limitações procedentes da pandemia e o consequente isolamento social não foram capazes de impedir as ações de voluntariado nas empresas. Mas, sim, de estimular a busca por estratégias para dar seguimento às atividades.

O Censo CBVE mostra que em 2020 houve crescimento de 40% na mobilização de voluntários com relação a 2019. E aumento de 185% no número de pessoas alcançadas, em sua maioria jovens e moradores de favelas ou periferias. A arrecadação e doação de suprimentos foi a principal ação realizada pelos voluntários das empresas.

O painel de ações realizadas durante a pandemia para combate aos efeitos devastadores da Covid-19 na sociedade também contou com atividades de segurança alimentar. Mais de 12 mil toneladas de cestas básicas e 43,5 toneladas de refeições foram distribuídas.

Além da realização de 20 campanhas, das doações de kits de limpezas, de equipamentos hospitalares e doações financeiras, totalizando cerca de 1,46 bilhões de reais.

Voluntariado corporativo em alta

O Censo CBVE mostra que 36 mil colaboradores das empresas associadas entraram em ação e alcançaram 915 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foram investidos R$ 12 milhões, um ticket médio de 1,3 milhão de reais por corporação, o equivalente a 11,05% do PIB nacional, contando com a participação de 14 segmentos produtivos, onde serviços financeiros, indústria, tecnologia e comunicação lideraram em citações.

Desafios de implementação

Ainda que 87,5% das empresas associadas tenham declarado que suas ações de voluntariado contemplam a inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade e todas contemplam organizações sociais, somente 28,57% realizam parcerias com o poder público. Dado que mostra a necessidade de programas de voluntariado combinados com políticas públicas.

Por outro lado, 82,40% realizam ações em parceria com outras instituições, principalmente organizações sociais e escolas. Também foi registrado um aumento nas parcerias com empresas, evidenciando os esforços para uma ação conjunta de combate à Covid.

O valor dos comitês de voluntariado

Nota-se também um aumento significativo (quase 14%) dos comitês de voluntariado corporativo dentro das empresas. Das companhias consultadas para o Censo, 76,5% utilizam a estratégia para estruturação e implementação de programas.

Somadas, as organizações participantes mantiveram 314 comitês de voluntariado em 2020, ano desafiador em que toda ajuda foi necessária.

Na Fundação Telefônica Vivo, o trabalho dos comitês de voluntariado é tem grande destaque. O Programa de Voluntariado conta com 58 Embaixadores, todos eles responsáveis pelos Comitês espalhados em 53 cidades brasileiras, compostos por mais de 400 colaboradores voluntários.

Os Embaixadores cumprem um importante papel para que a engrenagem do voluntariado da Fundação funcione. Eles são responsáveis por definir as instituições beneficiadas, de acordo com as necessidades de cada território, bem como realizar a gestão do orçamento disponível para as ações.

Centenas de atividades presenciais e digitais são realizadas durante o ano. Mas, desde o início da pandemia, as atividades de voluntariado digital se tornaram o principal modelo de atuação do Programa de Voluntariado.

Em 2020, as ações digitais do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo foram ampliadas. Por meio de plataformas, como o Game do Bem, colaboradores puderam praticar ações solidárias.

Além disso, visitas on-line aos idosos atendidos pela Casa dos Velhos Irmã Alice, na cidade de Guarulhos (SP), e a Torcida Solidária, organizada pelos colaboradores voluntários para arrecadar, por meio de crowdfunding, recursos para aquisição de kits de higiene para uma instituição de São Paulo, também são exemplos de ações digitais realizadas pelo Programa de Voluntariado.

Mobilização de voluntários nas empresas brasileiras cresce 40% em 2020