Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

30.09.2021
Tempo de leitura: 5 minutos

O que é Big Data e como ele é usado no dia a dia?

O Big Data orienta decisões e estratégias para as empresas, mas também possui outras aplicações, inclusive na educação. Saiba mais!

Imagem mostra uma jovem usando um computador. Ela é negra, tem cabelos compridos, usa óculos, está sentada em um sofá e está sorrindo.

Se você é uma pessoa conectada, já deve ter ouvido falar em Big Data. O termo define as diversas informações que chegam em volume crescente e em velocidade cada vez maior na base de dados de empresas, fornecendo informações sobre o público e suas preferências.

O conceito surgiu com os primeiros Data Centers e bancos de dados, entre os anos 1960 e 1970. A Gartner – empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas – criou em 2001 a definição que é muito aceita até hoje: Big Data são ativos de informações de alto volume, alta velocidade ou alta variedade que exigem formas inovadoras e econômicas de processamento de informações, e permitem uma visão aprimorada, tomada de decisões e automação de processos.

Isso também aconteceu com o surgimento da Internet das Coisas (IoT), com as tecnologias cada vez mais integradas ao dia a dia, substituindo as pessoas em tarefas que podem ser feitas pela inteligência artificial.

A realidade de uso de aparelhos que estão sempre conectados à internet proporcionou um crescimento no volume de dados. Um aparelho de ar-condicionado ou mesmo uma Smart TV, por exemplo, podem fornecer às companhias informações sobre os usuários dos itens que elas fabricam. Assim, é possível conhecer o perfil de seus clientes e o desempenho dos seus produtos.

Os cinco Vs do Big Data
Os pilares do Big Data são definidos em Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor. Entenda o significado de cada um deles.

Volume
Big Data significa um volume gigante de dados. A grande quantidade de informações geradas a todo momento está diretamente relacionada a ele.

Velocidade
Hoje em dia os dados são produzidos em grande velocidade. Milhões de operações são realizadas a todo momento, seja nas mídias sociais, em lojas, quando fazemos alguma compra, ou em outras fontes. Cada processo gera dados importantes, que podem ser trabalhados pelas soluções, sem que seja preciso armazená-los.

Variedade
O Big Data envolve uma enorme variedade de informações. Ele reúne imagens, áudios, vídeos, dados de reconhecimento facial, dados produzidos por dispositivos, entre outros. Sem dúvida, vai muito além de informações que podem ser organizadas em tabelas.

Veracidade
Através de processos de validação e conferência de informações, ferramentas de análise de Big Data fornecem dados mais confiáveis e de qualidade, por meio de relatórios, estatísticas e análises.

Valor
Um dos objetivos do Big Data é gerar conteúdos relevantes que ofereçam valor às empresas. É por meio desses dados que os gestores poderão aprimorar suas decisões.

Importância do Big Data nos dias de hoje

O impacto do Big Data é amplo e capaz de revolucionar os processos de uma organização. Um dos seus principais usos é a possibilidade de fazer uma escuta social. Através da sua análise, é possível entender como a marca é vista em diferentes mídias, avaliar a sua reputação e mensurar a satisfação do cliente. Tanto é que, em várias companhias, a análise desses dados serve como um caminho para tomar decisões que podem definir o futuro do negócio.

Armazenar os dados, porém, não é o suficiente. As informações que os algoritmos captam a todo o momento precisam ser organizadas e interpretadas para serem úteis na tomada de decisão das companhias. Fazendo sentido ao propósito da Ciência de Dados. E isso exige muito trabalho dos cientistas de dados, que podem gastar até 80% do seu tempo preparando os dados antes de serem utilizados.

Mas para além das empresas e instituições, o Big Data é importante em diversos segmentos da sociedade.

Na área da Saúde, a aplicação do método tem facilitado o registro e gerenciamento das informações dos prontuários de pacientes, incluindo exames, consultas e procedimentos realizados. Já o Governo, emprega o Big Data na administração dos dados da população e para os beneficiários de programas sociais.

Uso de dados na Educação

Na Educação, o uso de dados sempre esteve presente na rotina escolar, mas a tecnologia agora permite obter informações detalhadas sobre a gestão, educadores e estudantes.

Profissionais capacitados
O mercado está aquecido para os profissionais da área de Ciências de Dados. No primeiro semestre do ano, houve um crescimento de 485% na abertura de vagas para especialistas desse setor, segundo pesquisa da hrtech. A formação se torna cada vez mais necessária para quem quer se destacar e conquistar uma oportunidade de trabalho!

O Programa Pense Grande contribui com o desenvolvimento das juventudes brasileiras e o fortalecimento das competências necessárias para um mundo cada vez mais digital e em constante transformação. Acompanhe as formações disponíveis pelos nossos programas!


Outras Notícias

Retrospectiva 2025: iniciativa da Fundação Telefônica Vivo fortalece a EPT em escolas públicas

23/01/2026

Retrospectiva 2025: iniciativa da Fundação Telefônica Vivo fortalece a EPT em escolas públicas

Programa Pense Grande Tech impactou milhares de estudantes do Ensino Médio e certificou mais de 700 professores em nove estados ao longo do ano

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

16/01/2026

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

Tecnologia, personalização e inclusão digital ganham força para reduzir desigualdades e ampliar o engajamento dos estudantes

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

12/01/2026

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

Nova estratégia nacional estabelece marcos importantes de aprendizagem, amplia o uso pedagógico de dados e cria condições para integrar Matemática, tecnologia e pensamento computacional na educação básica

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

05/01/2026

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

Pesquisadora de Stanford propõe abordagem visual e colaborativa para reduzir desigualdades e preparar alunos para a era da Inteligência Artificial

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas