A Fundação Telefônica abre o Concurso Internacional EducaRede, destinado a alunos e professores da educação infantil ao ensino médio em qualquer parte do mundo.

Professores e alunos de todo o mundo poderão participar do Concurso Internacional EducaRede

A partir de 8 de março, a Fundação Telefônica abre inscrições para o Concurso Internacional EducaRede, destinado a alunos e professores da educação infantil ao ensino médio, ou o equivalente em qualquer parte do mundo. Trata-se de uma iniciativa orientada a fomentar o trabalho em equipe, com o objetivo de promover o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), reconhecendo o esforço do professorado em introduzi-las nos processos de ensino-aprendizagem.

O certame já está em sua 11ª edição na Espanha, mas a partir deste ano será realizado em nível internacional, coincidindo com as novas tendências apontadas pelo EducaRede, o programa educativo da Fundação Telefônica,  que recentemente estreou um novo portal global na Internet. O portal EducaRede utiliza as mais novas tecnologias da web 2.0 e é dirigido a todos os membros da comunidade educativa dos países em que está presente na Europa e América Latina, inclusive Brasil.

Para participar do concurso, os alunos devem formar equipes e, com a ajuda de um professor ou mais, realizar trabalhos multimídia relacionados com as matérias do currículo escolar de seu país. Os professores podem ser responsáveis por até 10 grupos, mas apenas um atuará como coordenador, instrutor e supervisor do projeto. Esse professor deverá atualizar, periodicamente, o Diário do Projeto, dentro do site do concurso, descrevendo as atividades realizadas em sala de aula, bem como as propostas de melhorias e soluções. Ele será a única interface com a organização.

Existem quatro modalidades de participação: Web, constituída de trabalhos em formato web, através da simples ferramenta de criação; Blog, trabalhos elaborados mediante o uso dessa ferramenta; Wiki, trabalhos que representem a criação de conteúdo de forma compartilhada e colaborativa; e a categoria Experiências Didáticas, destinada estritamente a professores, que poderão apresentar experiência na qual estejam utilizando, ou tenham utilizado, as TICs como veículo para o ensino de conteúdos curriculares.

Também foram definidas cinco categorias de participação, de acordo com a faixa etária, assim divididas: de 3 a 5 anos; de 6 a 8 anos; de 9 a 11; de 12 a 14 e de 15 a17 anos. Um júri internacional outorgará três prêmios para cada categoria e modalidade, que consistem em diferentes aparelhos tecnológicos de uso educativo. Os resultados serão divulgados no final de junho.

Todas as informações sobre o concurso, bem como sobre a realização das inscrições e dos prazos de entrega dos trabalhos podem ser consultadas no www.educared.org/certameninternacional.

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.