Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

De acordo com o Instituto Akatu, consumir de forma consciente também é um gesto de cidadania. Confira o debate na Semana do Meio Ambiente.

Como fazer um consumo consciente do dinheiro e do crédito? Reflexões da Semana do Meio Ambiente.

Fazer um financiamento da casa própria, comprar um carro zero pagando uma parcela baixa durante 60 meses, adquirir computador, TV LCD, aparelho celular, móveis e eletroeletrônicos pagando pequenas prestações mensais, quitar apenas o valor mínimo do cartão de crédito e ainda poder viajar de avião a preços baixos e também parcelados. E mesmo com tantas facilidades de crédito, parece que nunca temos dinheiro suficiente.
Se você se identificou com pelo menos três “facilidades” acima, é melhor continuar lendo esta matéria. De acordo com o Instituto Akatu, consumir de forma consciente também é um gesto de cidadania. “Nossa geração é a primeira na história da humanidade que corre o risco de deixar como herança uma situação social e ambiental pior do que aquela que recebeu”, diz Hélio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.
Nas últimas décadas, as novas tecnologias e a melhora na distribuição de renda contribuíram para aumentar o consumo no mundo. Sabe-se que o consumo atual é 20% maior do que a Terra é capaz de suprir de forma sustentável, enquanto em 1960 a humanidade consumia apenas a metade dos recursos que o planeta consegue renovar.
De acordo com o Instituto, se nada for feito para frear a necessidade de consumo nas pessoas, haverá uma crise de proporções inimagináveis – não só pelo planeta não ter recursos para atender a todos, mas também pela questão de não poder absorver todo o lixo gerado pela população.
Então, como fazer com que o consumo deixe de ser uma obsessão pela felicidade e se torne um meio para encontrar o bem-estar para se viver? “As pessoas precisam ter um consumo consciente do dinheiro e do crédito e também redefinir suas vidas, valorizando aspectos como alegrias, emoções, sentimentos, amigos, amores, que são os verdadeiros bens que trazem felicidade e dão sentido à vida”, afirma Helio Mattar. “Precisamos caminhar em uma direção de maior solidariedade se quisermos que a humanidade sobreviva”, completa.
O Instituto Akatu forneceu ao Grupo Telefônica um material bem completo sobre o Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito. Clique aqui para acessar este documento e leia-o com calma. Faça a sua parte e contribua para a sustentabilidade da sociedade, do planeta e do meio ambiente.
 
Fonte: Instituto Akatu
Texto Lucy De Miguel / Vetor Comunicação

Semana do Meio Ambiente: como fazer um consumo consciente do dinheiro e do crédito?
Semana do Meio Ambiente: como fazer um consumo consciente do dinheiro e do crédito?