O material desenvolvido pelo Programaê! é uma co-criação que tem como objetivo encurtar as distâncias entre o pensamento computacional

Imagem mostra pessoas usando computador. Ao lado da imagem se lê Programaê! Eu crio meu mundo

O Programaê!, inciativa realizada pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Fundação Lemann, compilou um guia teórico e prático para  auxiliar na inclusão do pensamento computacional em sala de aula.

Desde 2014, o programae.org.br visa disseminar questões relacionadas ao universo dos computadores, como organização de informações, abstração e solução de problemas simples e complexos, e multiplicar experiências educativas de programação entre professores e educadores, aproximando este universo de crianças e jovens de todo o Brasil. E agora, todo este conteúdo está organizado no Programaê!: Um Guia para a Construção do Pensamento Computacional, disponível gratuitamente para download.

O material sobre pensamento computacional é resultado do trabalho conjunto de uma rede de pesquisadores, educadores, makers e estudantes, de todas as regiões do Brasil, e norteia o desenvolvimento de habilidades para que todo o conceito aprendido seja aplicado na prática, em sala de aula, com o propósito de desenvolver ferramentas para tratar a tecnologia como uma importante facilitadora na educação, e estender o acesso a informações e oficinas que potencializam debates sobre esses temas.

Divida em seis eixos, o guia é moldado através da trajetória de um astronauta, e organizado em ordem decrescente: partindo das políticas públicas, segue direto para a questão de infraestrutura, passando pela gestão até entrar no currículo, dividindo-se, a partir de então, entre o professor e o aluno.

Todo o conteúdo foi construído de forma colaborativa, levando-se em consideração pontos de vista regionais e contando com a validação de pesquisadores. Faça já o download gratuito do Programaê!: Um Guia para a Construção do Pensamento Computacional.

Programaê!: Um Guia para Construção do Pensamento Computacional