Notícias

14.05.2024
Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça experiências internacionais na avaliação de competências digitais de estudantes

No terceiro encontro da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, convidados compartilharam detalhes sobre os métodos avaliativos utilizados no Chile, Uruguai e França

Imagem ilustra a matéria sobre as Experiências internacionais na avaliação de competências digitais

Como diferentes países estão implementando modelos de avaliação de competências digitais de estudantes e quais são as inspirações que podem surgir para o Brasil a partir dessas experiências? Essa foi a temática que guiou o terceiro encontro da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, promovida pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Cetic.br e o NIC.br.

O webinário aconteceu no dia 7 de maio e está disponível para ser assistido na íntegra no canal do YouTube da Fundação Telefônica Vivo. Durante a conversa, foram apresentadas três experiências de avaliação de competências digitais utilizadas internacionalmente: o International Computer and Information Literacy Study (ICILS), a Matriz de Habilidades em Tecnologia da Informação e Comunicação para Aprendizagem (HTPA) e a plataforma on-line para desenvolvimento e certificação de habilidades digitais, conhecida como PIX.

A abertura do webinário foi realizada pela chefe de educação do BID, Mercedes Mateo Diaz, e a mediação ficou ao encargo de João Paulo Cossi, especialista em gestão da educação pública, também do BID.

“No Brasil, as discussões sobre os métodos avaliativos para o desenvolvimento das competências digitais ainda não amadureceram. No entanto, uma forma muito boa de aprofundar esse debate é entender o que outros países estão fazendo nesse sentido”, destacou Cossi.

 

Experiências em foco: Chile, Uruguai e França

Para apresentar os detalhes de uso e implementação do ICILS no Uruguai, o webinário contou com a participação de dois sociólogos do Centro de Inovação Educativa com Tecnologias Digitais do Estado Uruguaio (CEIBAL): o pesquisador Santiago Paolillo e a coordenadora Valentina Cancela, ambos do departamento de pesquisa, avaliação e monitoramento.

Além do Uruguai, o Chile também utiliza o método ICILS, depois de uma experiência com o HTPA. As diferenças entre esses dois modelos e os desafios de avaliar as competências de estudantes chilenos foram apresentados por Carolina Leyton, chefe da divisão de estudo da Agência de Qualidade da Educação do Chile.

Já para falar sobre a experiência da França com o PIX, a convidada foi Lucia Dellagnelo, que integrou o time de especialistas internacionais do GEM Report 2023 da Unesco e atualmente é consultora de educação e conselheira da Fundação Telefônica Vivo. Apesar de ser brasileira, Lucia tem muito conhecimento sobre como diferentes regiões do mundo relacionam a experiência educacional às tecnologias.

“São pouquíssimos os países que conseguiram atingir níveis avançados de competências digitais só levando em consideração o fator escola. É o caso de Singapura, Estônia e Irlanda. Mas o que encontramos por aí, mesmo em países desenvolvidos, é uma grande diversidade nos níveis de apropriação tecnológica de estudantes”, disse a especialista. “É por isso que eu resisto à ideia de nativo digital. Não é porque o jovem nasceu com a tecnologia que sabe usá-la com responsabilidade”, complementa.

 

Destaques do webinário Experiências internacionais na avaliação de competências digitais

No infográfico abaixo, você encontra o detalhamento de como funciona cada um dos métodos avaliativos adotados pelos países que participaram do webinário, além dos destaques dos principais pontos trazidos durante a conversa. Confira:

Participe da série de webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes

A série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes” está sendo promovida para engajar os principais atores na promoção da cultura digital na educação pública, explorando diferentes abordagens e avaliações para as competências digitais dos estudantes.

Confira o próximo tema:

● Seminário: Pensando um modelo de avaliação de competências digitais de estudantes para o Brasil.

Os webinários são transmitidos pelo canal da Fundação no YouTube. Clique aqui para acompanhar todas as informações sobre a série!


Outras Notícias

Retrospectiva: Webinários sobre avaliação de competências digitais e evento dos nossos 25 anos foram alguns dos destaques de 2024

27/12/2024

Retrospectiva: Webinários sobre avaliação de competências digitais e evento dos nossos 25 anos foram alguns dos destaques de 2024

E-books gratuitos com recomendações para a implementação da BNCC Computação para redes de ensino e apoio a pesquisa sobre tecnologia e desigualdades raciais no Brasil, além de ações de comemoração dos 25 anos da Fundação Telefônica Vivo no Brasil pautaram os conteúdos ao longo do ano. Confira a retrospectiva 2024!

Fundação Telefônica Vivo leva reflexão sobre educação digital aos fóruns regionais da Undime

19/12/2024

Fundação Telefônica Vivo leva reflexão sobre educação digital aos fóruns regionais da Undime

Eventos ocorreram nas cinco regiões do Brasil, de março a outubro deste ano, para discutir ações e trocar experiências, visando a melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino

Formação em competências digitais leva educadores a práticas pedagógicas inovadoras em escolas no Mato Grosso

12/12/2024

Formação em competências digitais leva educadores a práticas pedagógicas inovadoras em escolas no Mato Grosso

Por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura, o estado incorporou habilidades digitais na formação de educadores e apresentou ótimos resultados

Desenvolver habilidades digitais transforma aulas de professores e engaja estudantes

14/08/2024

Desenvolver habilidades digitais transforma aulas de professores e engaja estudantes

Formação continuada e domínio de ferramentas tecnológicas são demandas de educadores para aprimorar práticas pedagógicas

Informe Social 2023: fortalecimento da cultura digital na educação pública

03/07/2024

Informe Social 2023: fortalecimento da cultura digital na educação pública

Celebrando 25 anos de atuação no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo segue impactando milhares de crianças, jovens e educadores com iniciativas que carregam o DNA da inovação. Acesse o Informe Social 2023 e confira nossas principais realizações!

5 conteúdos para estimular a criatividade e o pensamento computacional

30/04/2024

5 conteúdos para estimular a criatividade e o pensamento computacional

Com o apoio de filmes, livros e podcasts, educadores e estudantes podem aprofundar conhecimentos que relacionam criatividade e pensamento computacional

.
Menu para dispositivos móveis