Recomendações para Formação Docente em Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica

Notícias

05.10.2020
Tempo de leitura: 5 minutos

Projeto Escolas Conectadas conquista o prêmio UNESCO – Hamdan de Educação

Premiação reconhece iniciativas transformadoras no apoio a práticas de professores no mundo todo para uma educação inclusiva e de qualidade; saiba mais!

Ilustração mostra mulher jovem usando óculos e sorrindo enquanto sai de uma tela de um notebook. À esquerda há um troféu e à direita há uma pilha de livros. Ela representa a plataforma Escolas Conectadas, que recebeu o UNESCO- Hamdan de Educação.

A Fundação Telefônica Vivo recebeu o Prêmio UNESCO-Hamdan bin Rashid Al-Maktoum de Prática e Desempenho Extraordinária na Melhoria da Eficácia dos Professores em reconhecimento à plataforma Escolas Conectadas, que apoia a melhoria do ensino-aprendizagem em escolas brasileiras. Em seis edições, é a primeira vez que um projeto brasileiro figura entre os vencedores.

A premiação internacional está relacionada à busca por uma educação inclusiva e de qualidade no cumprimento das metas do Educação para Todos, uma das prioridades da agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na construção desse caminho está a garantia de formação continuada e de boas condições de trabalho para os professores, dois dos pilares do projeto Escolas Conectadas, que oferece cursos de formação gratuitos e faz parte do ProFuturo, programa global criado em parceria entre a Fundação Telefônica e a Fundação ”La Caixa”.  A plataforma fortalece o ensino a distância, ferramenta importante para chegar a educadores em todo o Brasil.

“Para nós é motivo de orgulho receber o prêmio UNESCO-Hamdan. É o reconhecimento do trabalho de toda equipe e de milhares de professores pelo Brasil que buscam se desenvolver por meio das nossas formações. Estamos ainda mais convictos da importância de investir nos professores para transformar a educação do nosso país”. afirma Américo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Compromisso com metodologias ativas

Desde 2015, o projeto Escolas Conectadas atua para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem das escolas em todo o país por meio de um olhar pedagógico sobre o uso das tecnologias. Além de escutar ativamente sobre necessidades e desenvolver estratégias para as diferentes realidades também promove um trabalho de articulação ao firmar parcerias com Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

Em 2019, o Escolas Conectadas recebeu 124.789 inscrições em cursos, atendendo mais de 70 mil  professores — sendo que 51% vieram através de parcerias com Secretarias de Educação e 49%   foram inscritos por iniciativa própria.

“O prêmio UNESCO- Hamdan de Educação vai permitir  aprimorar a plataforma para uma melhor experiência do educador com os conteúdos e as formações”, planeja Américo Mattar.A plataforma online oferece cursos de formação de carga horária variada, com certificação de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e com temáticas voltadas para metodologias inovadoras e ativas de ensino, focando no desenvolvimento de competências do século XXI. O material é construído de forma colaborativa e, portanto, tem atualização constante, além de ser alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contar com recursos gamificados e outras ferramentas interativas para facilitar a troca entre participantes.

Ficou interessado em fazer um curso? O Escolas Conectadas está com inscrições abertas até o dia 12 de outubro para diferentes cursos, que vão até novembro. Os educadores podem se inscrever gratuitamente pelo site www.escolasconectadas.org.br e selecionar os cursos de acordo com a área de interesse e carga horária, que vai de 10 a 50 horas.

Conheça os outros vencedores do Prêmio UNESCO-Hamdan

Além do Escolas Conectadas, foram contemplados mais dois projetos. O Jornada de Transformação Escolar, da Fundação Educate Me, no Egito, é um programa de três anos que busca desenvolver educadores para se tornarem especialistas na aprendizagem do século XXI com ênfase na cultura da autossuficiência. Até o momento já chegou a 6.000 professores, em 430 escolas públicas do país africano.

Já o Apps for Good, implementado pelo Centro de Inclusão Digital em Portugal desde 2015, desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando o potencial da tecnologia para transformar as suas comunidades. Nos últimos seis anos, impactou 13.080 alunos e 1.133 professores, em 448 escolas, com a criação de mais de 1.000 soluções tecnológicas.

Sobre a premiação

Criado em 2008 para apoiar a meta de Educação para Todos, ligada ao ODS 4 da Agenda 2030 da ONU, o prêmio UNESCO- Hamdan de Educação ocorre a cada dois anos e conta com o suporte do Sheikh Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai, nos Emirados Árabes.

A seleção dos projetos foi feita por um júri internacional composto por profissionais distintos do campo da educação. O prêmio contempla, ainda, o valor total de US$ 300.000, dividido igualmente entre três vencedores para serem reinvestidos nos respectivos projetos.

Celebrada em 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, a cerimônia faz parte de uma série de eventos que se estendem até o dia 12 de outubro, marcando o progresso e levantando reflexões para a constante valorização da profissão no cumprimento do 4º dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, da ONU.

Em 2020, diante da pandemia provovada pelo novo coronavírus, o evento tornou-se virtual e aberto ao público. Para assistir aos demais painéis de discussão basta se inscrever no site da Unesco.


Outras Notícias

Além da técnica: como a EPT prepara jovens para as competências mais demandadas pelo mercado

02/06/2026

Além da técnica: como a EPT prepara jovens para as competências mais demandadas pelo mercado

Das 10 habilidades mais exigidas pelos empregadores, 5 são soft skills como criatividade e resiliência, aponta pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial; EPT se destaca ao combinar aprendizado técnico e interpessoal

Dia dos Voluntários mobiliza mais de 10 mil colaboradores e beneficia 52 instituições em todo o Brasil

29/05/2026

Dia dos Voluntários mobiliza mais de 10 mil colaboradores e beneficia 52 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 37 cidades, atendendo mais de 46 mil pessoas

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

20/05/2026

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

País já conta com 113 ecossistemas de inovação que conectam universidades e empresas em todas as regiões, gerando faturamento de R$ 15 bilhões e milhares de empregos

Novo PNE coloca matemática e educação digital entre prioridades nacionais

13/05/2026

Novo PNE coloca matemática e educação digital entre prioridades nacionais

Plano Nacional de Educação 2026-2036 busca garantir que 100% dos alunos aprendam matemática até o 2º ano, e traz metas inéditas de letramento digital nas escolas públicas

Dia Nacional da Matemática: como o uso qualificado da tecnologia fortalece o ensino da disciplina

06/05/2026

Dia Nacional da Matemática: como o uso qualificado da tecnologia fortalece o ensino da disciplina

Plataforma digital do programa Matemática ProFuturo apoia educadores de redes públicas a acompanhar a aprendizagem e engajar estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Dia Internacional da Educação: Conheça 10 recursos gratuitos para apoiar a implementação da BNCC Computação nas escolas públicas

28/04/2026

Dia Internacional da Educação: Conheça 10 recursos gratuitos para apoiar a implementação da BNCC Computação nas escolas públicas

Saiba como a nova diretriz obrigatória transforma o ensino brasileiro e conheça um ecossistema de apoio a gestores e professores, com foco em educação digital