Notícias

12.09.2022
Tempo de leitura: 3 minutos

Desafio Dados Vivos: gincana incentiva estudantes de Ciência de Dados a praticarem seus conhecimentos

A iniciativa do Programa Pense Grande Tech engaja estudantes do itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados a exercitarem as habilidades desenvolvidas durante o curso. Professores serão responsáveis pela orientação e inscrição dos estudantes no Desafio Dados Vivos. Saiba mais!

Imagem mostra três jovens em uma sala de aula utilizando computadores. Em primeiro plano há uma jovem negra e ao se lado um jovem e uma jovem branca

Estão abertas as inscrições para o Desafio Dados Vivos. A ação é uma iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, que conta com seu parceiro executor Instituto Ânima, direcionada aos estudantes que cursam o itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados nas escolas de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina.

Nesse sentido, o objetivo é proporcionar aos estudantes uma experiência imersiva e colaborativa. Para que pratiquem os conhecimentos e habilidades desenvolvidos a partir das aulas. Os estudantes que participarem da competição também irão concorrer a produtos de tecnologia. Além, claro, de poderem colocar a mão na massa para mostrar tudo o que já sabem sobre Ciência de Dados.

Sem dúvida, os professores do itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados terão papel fundamental no desafio! Afinal, serão responsáveis por incentivar os estudantes a participarem do desafio e realizar a inscrição das equipes.

Como será o Desafio Dados Vivos?

A gincana é formada por duas etapas. Os estudantes formarão squads, equipes formadas por integrantes com habilidades distintas e complementares. Na primeira, cada squad composta por até quatro estudantes participará de atividades e desafios divididos em três fases.

Logo depois, as 15 melhores squads avançarão para a segunda etapa. Assim sendo, participarão de um desafio nacional e da entrega de soluções utilizando o que aprenderam em sala de aula. Como resultado, as cinco equipes com maior pontuação final serão premiadas. O Desafio Dados Vivos será realizado no período de 26/09/2022 a 10/11/2022.

Sobre as inscrições 

Nessa grande gincana de conhecimentos, os professores do itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados deverão organizar as equipes de estudantes que irão competir. As inscrições poderão ser feitas pelos professores até 21/09/2022.

Além disso, caberá aos professores orientar os estudantes para a elaboração e desenvolvimento de seus projetos. Como resultado, espera-se que os estudantes assumam o protagonismo de suas ideias e iniciativas. Ao passo que realizem as atividades com autonomia e de maneira colaborativa.

Para conhecer todas as etapas e fases da gincana e poder orientar os estudantes da melhor forma, clique aqui e confira o regulamento do Desafio Dados Vivos.


Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital