Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

02.12.2016
Tempo de leitura: 2 minutos

ECA comentado: ARTIGO 177/LIVRO 2 – TEMA: ATO INFRACIONAL

ARTIGO 177/LIVRO 2 – TEMA: ATO INFRACIONAL

Comentário de Jurandir Norberto Marçura
Ministério Público/São Paulo

Não tendo havido flagrante, a autoria, não obstante, pode ser conhecida desde o início, caso em que será lavrado boletim de ocorrência circunstanciado e encaminhado ao representante do Ministério Público, sem prejuízo do posterior encaminhamento dos laudos de exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade da infração (art. 173, III). Se, entretanto, a autoria for revelada no curso das investigações, remeter-se-á cópia do respectivo inquérito policial. Note-se que, em qualquer caso, tratando-se de boletim de ocorrência ou relatório policial, a documentação deve ser previamente autuada pelo cartório judicial, não sendo necessário que se aguarde a apresentação do adolescente para só então proceder à autuação, como poderia, equivocadamente, parecer da estreita e limitada interpretação literal do art. 179.

Tratando-se de ato infracional grave, e uma vez considerados os antecedentes e a personalidade do adolescente, poderá a autoridade policial, juntamente com o relatório policial, formular pedido de decretação da internação provisória, o qual será apreciado pela autoridade judiciária após o oferecimento de representação pelo Ministério Público (art. 184), cabendo a este, por conseguinte, manifestar-se previamente sobre a necessidade e conveniência da medida.

Este texto faz parte do livro Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado, coordenado por Munir Cury


Outras Notícias

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE