Notícias

09.06.2017
Tempo de leitura: 2 minutos

Educadores de Manaus recebem formação sobre gestão inovadora e papel do professor

Oficinas com educadores de Manaus fazem parte do Profuturo - Aula Digital, projeto que leva tecnologia e inovação educativa para 140 escolas do município

Oficinas fazem parte do Aula Digital, projeto que leva tecnologia e inovação educativa para 140 escolas públicas do município
Em maio, centenas de educadores de Manaus estiveram reunidos em oficinas para discutir práticas inovadoras de educação. As atividades fazem parte dos primeiros módulos da etapa de formação do Aula Digital, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e Fundación Bancaria “La Caixa” que busca levar educação de qualidade e tecnologia para áreas vulneráveis em diversos locais do mundo.
Manaus é a primeira cidade do Brasil a receber o Aula Digital por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 140 escolas da rede municipal de ensino serão beneficiadas por meio da formação de 700 professores, e cerca de 30 mil estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental I serão impactados.
Realizadas pelo Instituto Crescer, com apoio da Fundação Vitória Amazônica (FVA), parceiro executor da Fundação Telefônica Vivo na região, as 18 oficinas abordaram as temáticas sobre papel do professor e gestão inovadora e contaram com a presença de professores, coordenadores, diretores e representantes da Secretaria Educação de Manaus.
Já o próximo módulo está programado para acontecer neste mês de junho e tratará sobre espaços diferenciados de aprendizagem. Todos os conteúdos foram baseados na publicação Inova Escola, que debate ideias e boas práticas de como promover transformações em sala de aula.

educadores em sala de aula

 

Desafios e Oportunidades
Os primeiros passos da formação do Aula Digital começam a dar resultados e a participação ativa dos educadores nas oficinas presenciais tornou-se uma oportunidade de troca de experiências e aprendizado.
“Adorei a formação. A condução das oficinas, feita de maneira dinâmica e esclarecedora, e os trabalhos que desenvolvemos entre as equipes foi maravilhoso”, conta um dos educadores participantes.
Para a professora Ildirene, as atividades foram além de uma etapa do programa e a desafiaram a repensar novos modos de estar em sala de aula. “A oficina nos fez refletir sobre nossas próprias práticas e nos ajudará a fazer escolhas certas no futuro”, diz.
Além da formação de educadores, a iniciativa ainda prevê a entrega de equipamentos tecnológicos para uso de atividades educativas, conteúdos pedagógicos digitais e acompanhamento nas escolas.


Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem