Notícias

23.08.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

Em busca de boas práticas para mudar as práticas educacionais? Baixe o livro Inova Escola

Com foco na inovação educativa, a publicação da Fundação Telefônica Vivo elaborada em parceria com o Instituto Natura incentiva o pensar sobre a escola do século XXI.

Com foco na inovação educativa, a publicação da Fundação Telefônica Vivo elaborada em parceria com o Instituto Natura incentiva o pensar sobre a escola no século XXI.

“Se você chegou até este material é porque, assim como nós, está em busca de transformações que melhorem a qualidade da educação que hoje é oferecida a nossos jovens. Uma educação que os prepare, de fato, para serem cidadãos do século XXI.” A definição vem do livro Inova Escola, nova publicação da Fundação Telefônica Vivo elaborada em parceria com o Instituto Natura e com o apoio do LABi – Laboratório de Inovação Educacional. Além de retratar a realidade educacional brasileira, o material reúne práticas inspiradoras que vão além da sala de aula – indo ao encontro da Inovação Educativa, posicionamento da Fundação Telefônica Vivo lançado em 2016.

A publicação, disponível para download gratuito, foi construída por meio da coleta de informações presenciais e on-line, nas quais os representantes trouxeram a voz de 30 escolas. “Realizamos uma extensa pesquisa com especialistas, educadores e estudantes para entregar um conteúdo rico e de fácil acesso, que inspire e convide para a experimentação de práticas inovadoras em escolas onde há o desejo de promover a transformação, uma vez que os modelos tradicionais se mostram cada vez menos eficazes e desinteressantes para os jovens”, diz Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação.

A leitura do Inova Escola inspira ao mostrar quem arregaçou as mangas em diferentes partes do mundo e fez suas ideias ganharem vida. O projeto de vida do estudante, visto como uma ponte entre o aprendizado e os seus próprios interesses, os modelos tecnológicos de ensino-aprendizagem e o papel fundamental do educador na construção da educação no século XXI estão entre os focos da publicação.

Um dos exemplos vem da Northern Beaches Christian School, localizada em Sydney (Austrália). A instituição propõe a construção conjunta do currículo, feita entre professores e alunos. “A escola visa o desenvolvimento da liderança de cada um, além de oferecer que eles coloquem a criatividade em prática com propostas de atividades”, aponta o livro.

Direto do Rio Grande do Sul, a EMEF Zeferino Lopes de Castro, apoiada pela Fundação Telefônica Vivo, também visa a autonomia e o protagonismo jovem. O modelo baseado em projetos compartilhados foi uma das maneiras que a escola encontrou para motivar seus alunos.

Em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e o projeto Escolas Rurais Conectadas, a Zeferino Lopes de Castro criou o Laboratório de Viamão. O modelo se tornou referência nacional por ser um espaço digital criado especialmente para as necessidades da educação no campo, com o objetivo de estimular os estudantes e a comunidade a trabalhar com as tendências tecnológicas.

“Estamos muito satisfeitos com o lançamento da publicação Inova Escola porque reforça o posicionamento da Fundação Telefônica Vivo em Inovação Educativa ao acreditarmos no poder de inspirar e engajar mais pessoas para um mundo de novas possibilidades na educação”, finaliza Mattar.

O conteúdo da publicação está dividido em seis temas. Assista ao vídeo abaixo para ver os detalhes de cada um:

Assistir Vídeo

Outras Notícias

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem