Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Especialistas de todo o mundo participarão de debates sobre temas como o futuro do aprendizado, transformações do campo educacional e da tecnologia e formação em tempos de Big Data e Inteligência Artificial

#enlightED

Especialistas de todo o mundo participarão de debates sobre temas como o futuro do aprendizado, transformações do campo educacional e da tecnologia e formação em tempos de Big Data e Inteligência Artificial

A segunda edição do evento enlightED, organizado pela Fundação Telefônica Espanha, pela IE University e pelo South Summit, vai acontecer em Madri (Espanha), entre os dias 02 e 04 de outubro.

Assim como no primeiro ano, o enlightED 2019 vai tratar dos desafios no campo da educação e jogar luz a novas tendências e inovações para a área diante da revolução digital e dos limites éticos da tecnologia, reunindo especialistas de todas as partes do mundo. O evento acontecerá dentro da proposta do South Summit, um encontro de referência global que reúne startups, investidores e empresas inovadoras, com foco em oportunidades de negócios.

Mais do que trazer respostas prontas, o enlightED se coloca mais uma vez como um espaço de debates e provocações para as transformações que acompanham a educação ao longo das últimas décadas, e olha para o futuro, levando os participantes a questionamentos sobre como devemos nos preparar para os desafios educacionais em 2030, ou como as escolas podem repensar o sistema de aprendizagem de seus alunos na era digital. Também serão abordados temas relacionados à formação universitária na era da Big Data e da Inteligência Artificial, além dos desafios no setor de educação e dos negócios.

Muitos nomes estão confirmados, como o escritor, historiador e professor da Universidade de Stanford e da Universidade de Harvard Niall Ferguson, Kelly Palmer, cofundadora e Chief Learning and Talent Officer da Degreed, Tal Ben-Shahar, escritor e professor de best-sellers sobre psicologia positiva, felicidade e liderança, Simon Nelson, CEO da Future Learn, Orlando Ayala, consultor do presidente da Colômbia em Educação e Tecnologia, Patricia Kuhl, codiretora do Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro da Universidade de Washington e Ju-Ho Lee, ex-ministro sul-coreano da Educação.

Entre os convidados brasileiros presentes no evento, estará Claudia Costin, diretora sênior de educação do Banco Mundial, diretora do Centro de Excelência e Inovação da Fundação Getúlio Vargas e ex-secretária de educação Rio de Janeiro. Ela será uma das debatedoras na mesa “Revolução 4.0: o que muda na educação, produtividade e empregos”. Além de Cláudia, a jornalista Stela Campos, do Valor Econômico, será moderadora desta mesa. Outra presença confirmada é a de Lucia Dellagnelo, presidente do Centro de Educação para a Inovação no Brasil, que falará sobre as habilidades dos professores da era digital.

Junto aos convidados, estarão presentes as lideranças das entidades organizadoras do evento: José María Álvarez-Pallete, presidente executivo da Telefónica; Santiago Iñiguez, presidente da IE University; César Alierta, presidente executivo da Fundação Telefônica; María Benjumea, fundadora e CEO da  Spain Startup-South Summit, e Ignacio Polanco Moreno, presidente da Fundação Santillana.

“Acreditamos na educação como o motor da mudança na sociedade e precisamos que ela esteja no centro da conversa”, afirma Carmen Morenés, diretora geral da Fundação Telefônica. “Na Fundação Telefônica, estamos comprometidos em reinventar a educação e adaptá-la aos desafios do mundo digital para que ninguém fique para trás”. María Benjumea, fundadora da Spain Startup-South Summit, destaca a importância de realizar mais um ano esse tipo de encontro: “Estamos muito orgulhosos em celebrar mais uma vez o enlightED . É o grande ponto de encontro entre os principais agentes do mundo para transformar a educação”, disse.

Novos Espaços

Esta edição do enlightED reunirá líderes empresariais, acadêmicos, inovadores, estudantes e futuristas em um debate sobre novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento no mundo da edTech (tecnologia educacional). Foram mais de 500 participantes inscritos e novos espaços criados com o objetivo de promover maior interação e networking. Como novidade este ano, Morenés anunciou o ‘Education Speakers Corner’: “O objetivo é promover o diálogo entre os agentes mais relevantes do mundo da educação”. Nesse espaço, novas iniciativas no campo da educação apresentarão seus projetos em formato de pitching, nome dado à apresentação de projetos de forma concisa.

Durante o evento também acontecerá a cerimônia dos Prêmios enlightED 2019, iniciativa que busca identificar e promover as melhores ideias empreendedoras do mundo em educação, inovação e edTech. Esse é o principal objetivo dos prêmios iluminados, que este ano celebram sua segunda edição. Os dez projetos finalistas estarão em Madri apresentando suas ideias a plateia do evento, e os quatro vencedores serão conhecidos no dia 03 de outubro.

enlightED 2019 apresenta desafios e tendências educacionais na era digital
enlightED 2019 apresenta desafios e tendências educacionais na era digital