Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

13.12.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

Escola do campo encerra o ano com trabalhos dos alunos em projetos inovadores

Premiação aconteceu durante a Mostra Final de Aprendizagem, realizada no dia 3 de dezembro na escola Zeferino Lopes, de Viamão (RS).

Imagem mostra diversas crianças na escola Zeferino Lopes

Premiação aconteceu durante a Mostra Final de Aprendizagem, realizada no dia 3 de dezembro na escola Zeferino Lopes, de Viamão (RS).
Foram quatro Mostras de Projetos de Aprendizagem em 2016, contabilizando 86 trabalhos. Em cada uma delas, os alunos da EMEF Zeferino Lopes de Castro tiveram a oportunidade de compartilhar com a comunidade de Viamão (RS) a produção de diversos projetos inovadores, fruto de um trabalho realizado durante todo o ano letivo.
Na Mostra Final de Aprendizagem, ocorrida no dia 3 de dezembro dentro da escola, os dois projetos mais votados em cada rodada, nos segmentos de pais, alunos e professores, foram levados para exposição. Junto com eles, também estavam o trabalho de alunos que, mesmo não sendo selecionados, manifestaram a vontade de aperfeiçoar o projeto realizado e tiveram uma nova chance de apresentação na rodada final.
Veja como foi a exposição:

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fmedia%2Fset%2F%3Fset%3Da.10154148889659646.1073741853.94759429645%26type%3D3&width=500

Diferentemente de 2015, quando um corpo de jurados premiava apenas os melhores projetos, a escola mudou a proposta e decidiu entregar medalha a todos alunos participantes. “Desta vez, resolvemos reconhecer todos os estudantes porque houve uma evolução muito grande durante os projetos. Cada um foi destaque em alguma coisa e eles mereciam ter esse esforço valorizado”, explica a diretora da escola, Rosa Maria Stalivieri.
O envolvimento dos alunos e a apropriação ao falar dos temas estudados tornou-se um dos grandes diferenciais da escola. Crianças e jovens que antes tinham dificuldade no método tradicional de ensino passaram a se comunicar melhor após o início do projeto. Para Rosa, a escola vem cumprindo o seu papel e abre um mundo de oportunidades. “Sinto uma enorme satisfação ver que estamos no caminho certo. É uma proposta de ensino que tem dado resultado, porque eles estão aprendendo muito, mas de um jeito diferente: aprendendo para a vida”, reflete.
O resultado inspirador reflete a mudança no processo de aprendizagem da escola Zeferino Lopes, sonho que se tornou realidade em 2013, com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Prefeitura do município de Viamão (RS). Trata-se de uma metodologia diferenciada, antenada com a educação do século XXI, que inclui o uso de pesquisa e tecnologia para auxiliar os alunos na resolução de problemas do cotidiano.
A ideia é que formato seja mantido no próximo ano, quando outras visitas locais ou perguntas norteadoras farão surgir novos temas de interesse dos alunos. Enquanto isso, fica para a escola a sensação de missão cumprida e comemoração por encerrar o ano com chave de ouro.


Outras Notícias

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil