Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

29.12.2017
Tempo de leitura: 3 minutos

Formação de educadores em Sergipe propõe reflexão

Professores recebem certificado digital das oficinas do projeto Aula Digital, iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação ProFuturo.

Posam para foto os participantes da oficinas sobre inovação educativa que fazem parte da etapa inicial de formação do Projeto Aula Digital, iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação ProFuturo.

Professores recebem certificado digital das oficinas do projeto Aula Digital, que deverá beneficiar mais de 18 mil estudantes de escolas públicas da região

Formação do Aula Digital em Sergipe em números:

• 652 educadores formados – entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares;
• 24 turmas de gestores e coordenadores pedagógicos;
• 91 turmas de professores e coordenadores pedagógicos;
• 8 polos de formação no módulo Gestão Inovadora;
• 16 polos de formação no módulo Espaços Diferenciados;
• 17 polos de formação no módulo O Papel Do Professor.

Entre agosto e novembro, mais de 1.600 educadores que atuam nas redes estadual e municipal de Sergipe participaram das oficinas de Gestão Inovadora, Espaços Diferenciados e Papel do Professor, e acabam de receber os certificados de conclusão. Os temas das oficinas, voltados à inovação educativa, fazem parte da etapa inicial de formação do Projeto Aula Digital, iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação ProFuturo.

Focado na formação de educadores e no uso de tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, o projeto tem como objetivo fomentar práticas inovadoras junto a atores locais, em regiões vulneráveis do Brasil e também em outros países.

Realizado por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Sergipe, em Regime de Colaboração com 25 municípios do Estado, o Aula Digital conta com apoio técnico do Instituto Paramitas – parceiro técnico responsável pelas formações e o acompanhamento nas 321 escolas participantes.

“Me apaixonei pelo projeto porque acredito em um aprendizado leve, lúdico e inovador como o Aula Digital. A criança da escola pública merece uma educação mais responsável, comprometida e construída para ela”, afirma Cristina Souza, gestora da EMEF Alencar Cardoso, localizada em Aracaju.

Oficinas

Com oito horas de duração, as oficinas presenciais reuniram professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares com o intuito de refletir sobre a escola do século XXI e as possibilidades de inovação no contexto escolar.

Ao todo, foram 115 turmas e 25 polos de formação dos módulos Gestão Inovadora Espaços Diferenciados e Papel do Professor, temáticas que trouxeram aos educadores uma oportunidade de repensar e experimentar novos modos de atuar em sala de aula, fazendo das tecnologias digitais uma ferramenta facilitadora nesse processo.

A professora Gabriele Moura, da Escola Municipal Santo Antônio, localizada no Povoado Mata do Cipó, município de Siriri, participou da formação e mostrou-se animada com a relevância dos temas apresentados.

“Os formadores deram um show ao explicar como que podemos agregar valor e novas metodologias para tornar nossas aulas mais atrativas. Basta sermos comprometidos coma educação”, ressalta.

Além da formação de professores, o Projeto Aula Digital contempla a oferta de conteúdos pedagógicos digitais para estudantes e professores do Ensino Fundamental I, o acompanhamento nas escolas e a entrega de maletas portáteis com laptop e tablets para uso em atividades escolares.


Outras Notícias

10 motivos para incentivar jovens a ingressar na Educação Profissional e Tecnológica

26/02/2026

10 motivos para incentivar jovens a ingressar na Educação Profissional e Tecnológica

Desenvolvimento de soft skills e mais oportunidades no mercado de trabalho são alguns benefícios que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) proporciona aos jovens

O papel da educação em diferenciar conhecimento humano e respostas de Inteligência Artificial

20/02/2026

O papel da educação em diferenciar conhecimento humano e respostas de Inteligência Artificial

Letramento digital, pensamento crítico e ensino de IA no currículo ajudam estudantes a reconhecerem quando há compreensão real ou apenas imitação convincente, e a avaliarem informações com mais segurança

Glossário de Tecnologia: confira os principais termos da educação digital e IA

12/02/2026

Glossário de Tecnologia: confira os principais termos da educação digital e IA

Entenda os conceitos essenciais para integrar tecnologias digitais e inteligência artificial às práticas pedagógicas de forma crítica e responsável

5 plataformas digitais gratuitas para fortalecer o ensino da matemática

09/02/2026

5 plataformas digitais gratuitas para fortalecer o ensino da matemática

Ferramentas pedagógicas combinam neurociência, gamificação e inteligência de dados para apoiar o letramento matemático e a recomposição de aprendizagens nas redes públicas

Cidadania Digital ganha protagonismo nas escolas públicas de Pernambuco

05/02/2026

Cidadania Digital ganha protagonismo nas escolas públicas de Pernambuco

Fundação Telefônica Vivo apoiou a elaboração do Currículo Complementar de Educação Digital e Midiática do estado, contribuindo tecnicamente para integrar a Computação de forma transversal em todas as etapas de ensino

OCDE aponta 4 competências essenciais para o futuro do trabalho e da educação

30/01/2026

OCDE aponta 4 competências essenciais para o futuro do trabalho e da educação

Letramento, matemática, resolução de problemas e habilidades socioemocionais são competências-chave para acompanhar as transformações tecnológicas