Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

06.12.2011
Tempo de leitura: 2 minutos

Infância e Educação no Festival da Cultura Digital

A Fundação Telefônica esteve no Festival da Cultura Digital e, além de apoiar a realização do evento, a participação se deu em vários outros momentos. Descubra!

A Fundação Telefônica participou ativamente do Festival da Cultura Digital

No último fim de semana, a Fundação Telefônica esteve no Festival da Cultura Digital, realizado no Rio de Janeiro. Além de apoiar a realização do evento, a participação se deu em vários outros momentos.

Daniela Pavan, da equipe da área de Infância e Adolescência , por exemplo, participou da “Mostra de Experiências”, falando do Redeca , do 7º Concurso Causos do ECA e, especialmente, do grande desafio de transformar o Portal Pró-Menino  numa rede social de combate ao trabalho infantil.

“Como mobilizar a sociedade em prol deste tema?”, provocou Daniela. “São perguntas as quais buscamos encontrar propostas de soluções criativas e inovadoras”

Já Luciana Scuarcialupi, da área de Educação, Cultura e Juventude , aproveitou para reunir os oito projetos selecionados no edital de Arte e Tecnologia realizado este ano. Estas iniciativas de todo o Brasil foram ao Festival a convite da Fundação, conversaram e se conheceram, encontrando sinergias e formas de se fortalecerem e incrementarem suas ações.

“Lá mesmo, no Festival, eles já criaram um grupo de discussão e já estão em contato uns com os outros”, festeja Luciana.

Outra atividade realizada pela equipe de Educação foi um encontro com os estagiários da Escola do Amanhã, projeto feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a UNESCO, com estudantes universitários que atuam em escolas de zonas conflagradas da cidade.

Além deles, se juntaram ao grupo educadores interessados em conversar sobre educação, tecnologia e novas formas de educar.

O Festival da Cultura Digital aconteceu entre os dias 02 a 04 de dezembro, no MAM Rio e Odeon Petrobras, no Rio de Janeiro. Durante os três dias de evento, foram realizadas palestras, debates, encontros, atividades laboratórios, exibições e performances artísticas. É possível dar uma olhada no que aconteceu, clicando aqui.


Outras Notícias

Glossário de Tecnologia: confira os principais termos da educação digital e IA

12/02/2026

Glossário de Tecnologia: confira os principais termos da educação digital e IA

Entenda os conceitos essenciais para integrar tecnologias digitais e inteligência artificial às práticas pedagógicas de forma crítica e responsável

5 plataformas digitais gratuitas para fortalecer o ensino da matemática

09/02/2026

5 plataformas digitais gratuitas para fortalecer o ensino da matemática

Ferramentas pedagógicas combinam neurociência, gamificação e inteligência de dados para apoiar o letramento matemático e a recomposição de aprendizagens nas redes públicas

Cidadania Digital ganha protagonismo nas escolas públicas de Pernambuco

05/02/2026

Cidadania Digital ganha protagonismo nas escolas públicas de Pernambuco

Fundação Telefônica Vivo apoiou a elaboração do Currículo Complementar de Educação Digital e Midiática do estado, contribuindo tecnicamente para integrar a Computação de forma transversal em todas as etapas de ensino

OCDE aponta 4 competências essenciais para o futuro do trabalho e da educação

30/01/2026

OCDE aponta 4 competências essenciais para o futuro do trabalho e da educação

Letramento, matemática, resolução de problemas e habilidades socioemocionais são competências-chave para acompanhar as transformações tecnológicas

Retrospectiva 2025: iniciativa da Fundação Telefônica Vivo fortalece a EPT em escolas públicas

23/01/2026

Retrospectiva 2025: iniciativa da Fundação Telefônica Vivo fortalece a EPT em escolas públicas

Programa Pense Grande Tech impactou milhares de estudantes do Ensino Médio e certificou mais de 700 professores em nove estados ao longo do ano

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

16/01/2026

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

Tecnologia, personalização e inclusão digital ganham força para reduzir desigualdades e ampliar o engajamento dos estudantes