Série vai ao ar nesta quinta-feira, dia 27, traz 26 episódios sobre jovens empreendedores, e conta com 6 empreendimentos do programa Pense Grande

Como resultado de parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura, a série Pense Grande.doc estreia às 22h15 nesta quinta-feira, dia 27, destacando em 26 episódios casos de sucesso de jovens empreendedores e transformadores de realidades.

Dentre os projetos apresentados, seis foram incubados pelo Programa Pense Grande. Um deles é o Barkus Educacional, primeiro episódio da série. A iniciativa nasceu em 2012 no Rio de Janeiro, pelas mãos de Bia Santos, Marden Rodrigues e Wallace Rodrigues.

Os três resolveram dividir conhecimento por uma plataforma online dedicada a auxiliar outros jovens a atingir objetivos financeiros. A ideia é oferecer uma mentoria, o que envolve aulas e acompanhamento especial sobre finanças, dicas de investimento e empreendedorismo.

Rayan Chinellato e Eduardo Schemes foram os responsáveis por capturar e contar na tela a trajetória do Barkus. Os dois jovens participaram da Oficina de Produção Audiovisual do programa Geração Futura, e tiveram a oportunidade de reunir conceitos e técnicas aprendidas durante o laboratório para fazer construir essa história.

“O processo com os jovens da Barkus foi muito legal, porque eles já estão muito acostumados a estarem em meios de comunicação. Têm o costume de dar palestras, aulas e conversar com muitas pessoas. Isso foi um facilitador”, afirma o realizador Rayan Chinellato sobre o processo de criação do episódio, explicando que foi preciso entender como foi concebido o projeto Barkus para montar um roteiro bacana.

“Por exemplo, eles nos contaram que o grande divisor de águas na trajetória como empreendedores foi quando deram uma palestra para 200 jovens na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Aí a gente parou para pensar: isso tem de estar no documentário!”, diz Chinellato, já adiantando o que será mostrado na estreia.

Jovem do projeto Barkus está de costas para a câmera e segura um suporte com um smartphone acoplado. Ele está em uma marina e tem barcos ao fundo da foto

Referência para futuros empreendedores

O documentário une dois programas: o Pense Grande, voltado para jovens interessados em ampliar suas possibilidades de futuro, a partir do desenvolvimento de empreendimentos sociais, e o Geração Futura Universidades Parceiras, que oferece aos estudantes uma imersão em audiovisual.

Segundo a pesquisa Juventude Conectada – Edição Especial Empreendedorismo, que ouviu 400 jovens e foi lançada pela Fundação Telefônica Vivo junto do IBOPE Inteligência e Rede Conhecimento Social, há uma carência de referências que façam os jovens enxergarem o empreendedorismo como caminho. Com o desafio de modificar esse cenário, o Pense Grande.doc vai mostrar, em episódios de 15 minutos, como jovens conseguiram superar barreiras e construir um negócio próprio.

A apresentação fica sob o comando da atriz e cantora carioca Lellêzinha, 21 anos, uma empreendedora das artes que começou a ter popularidade no Dream Team do Passinho.

Juventude em foco

“O Pense Grande.doc foi todo pensado no jovem, desde a seleção de empreendedores, passando pela apresentação e pela linguagem utilizada. Isso foi importante para nós porque facilita o diálogo e cria referência midiática para este público”, conta Américo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, sobre o processo de produção da série.

A proposta é estimular o protagonismo jovem na frente e atrás das câmeras com uma diversidade de temas abordados, desde a redução de impactos ambientais através da moda, até a inclusão mostrando um café administrado por uma jovem com Síndrome de Down.

Lellêzinha é filmada para o Pense Grande.doc por equipe formada por dois homens enquanto caminha na rua, com muro grafitado ao fundo

Após exibição, às quintas no Canal Futura, o conteúdo também fica disponível no canal do Youtube da Fundação Telefônica Vivo e no Futura Play. Também é possível ter informações sobre sinopses, bastidores e curiosidades de cada projeto retratado no site PenseGrande.doc.

Pense Grande.doc
Estreia:
27 de setembro (quinta-feira), às 22h15
Exibição: quintas-feiras, às 22h15
Duração: 15 min
Classificação: LIVRE

Pense Grande.doc dá notoriedade a jovens empreendedores