Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Estudo inédito com 4 mil professores da rede pública é um dos maiores já feitos na área e tem o apoio da Fundação Telefônica Vivo

Estudo inédito com 4 mil professores da rede pública é um dos maiores já feitos na área e tem o apoio da Fundação Telefônica Vivo e mostra os desafios dos professores no uso da tecnologia na escola

Uma pesquisa inédita coordenada pelo movimento Todos Pela Educação, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Itaú BBA e Samsung, mostra os desafios dos educadores e o que pensam os professores da rede pública de ensino de todo o Brasil em relação ao uso de tecnologia digital em sala de aula. A mostra é uma das maiores já coletadas na área e traça um retrato abrangente para entender a realidade dos docentes.

O estudo “O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula” ouviu 4 mil professores dos Ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de todo o Brasil no primeiro semestre de 2017. Ele foi realizado pelo Instituto de Pesquisas DataFolha e pela consultoria Din4mo.

Os dados retratam os desafios atuais: mostram que mais da metade (55%) dos educadores da rede pública brasileira utilizam tecnologia digital regularmente em sala de aula, e que os aspectos limitadores mais frequentes para o uso de recursos tecnológicos são a falta de infraestrutura – como poucos equipamentos (66%) e velocidade insuficiente da internet (64%) – e a falta de formação adequada – 62% nunca fizeram cursos gerais de informática ou de tecnologias digitais em Educação.

Os resultados revelam que os docentes estão dispostos a usar tecnologia digital em sala de aula e que, havendo ferramentas relevantes para o desenvolvimento do seu trabalho no ambiente escolar, bem como condições adequadas de uso, há um enorme potencial pedagógico a ser desenvolvido por meio dos recursos tecnológicos.

De acordo com Olavo Nogueira Filho, gerente de políticas educacionais do movimento Todos Pela Educação, a pesquisa traz informações importantes sobre os desafios dos educadores e pode subsidiar governos, secretarias de educação, escolas, terceiro setor e empresas de tecnologia, de forma a responderem melhor a um pedido cada vez mais recorrente dos estudantes brasileiros: integrar a tecnologia digital ao dia a dia da escola.

“Por meio da pesquisa, identificamos que, além dos desafios de infraestrutura já conhecidos, há três principais caminhos para o avanço dessa tecnologia em educação: a ampliação e a melhora da oferta de formação e apoio específico, a apresentação de propostas que ajudem a rotina de trabalho do professor e um melhor entendimento pelos docentes sobre o potencial de impacto pedagógico da tecnologia”, afirma.

Apesar dos entraves apontados, a maioria deles já se consideram usuários regulares ou avançados dos recursos tecnológicos digitais. As principais aplicações são para apresentar informações em classe (46%) pelo menos uma vez por semana e fazer avaliação dos alunos (44%).

Segundo os docentes que apontaram que os recursos tecnológicos causam sobrecarga na sua rotina, esse acúmulo está principalmente relacionado a atividades como seleção de materiais para aulas, aplicação de provas e acompanhamento individual de alunos.

Há, portanto, de acordo com a pesquisa, espaço para incentivar o uso dos suportes tecnológicos digitais, desde que contribuam com as atividades do professor, otimizando seu dia a dia.

Formação

A falta de oportunidades de formação é apontada como razão para o não uso da tecnologia digital com os alunos por 57% dos professores que dizem nunca usar esse recurso. A prova disso é que apenas 59% dos docentes já fizeram algum curso sobre o uso desse tipo de tecnologia na escola.

Essas limitações poderiam ter seus efeitos minimizados com a oferta de formação de qualidade e também a presença de um profissional de referência em tecnologia digital dentro da escola, uma vez que 42% dos entrevistados tiram dúvidas sobre o uso de tecnologia com a rede de relacionamento pessoal ou junto a colegas professores. Outros 15% afirmam não ter a quem recorrer para pedir auxílio e apenas 14% recorrem aos coordenadores pedagógicos, os profissionais mais indicados para prestar ajuda aos educadores.

Potencial pedagógico

Outro ponto de destaque da pesquisa está na percepção dos professores sobre o impacto do uso da tecnologia digital para o aluno, que pode ser um fator importante de decisão sobre o seu uso. No total, 34% dos docentes acreditam que o principal impacto positivo é a motivação dos estudantes e 11% veem a melhora no desempenho escolar como dimensão mais relevante.
Em relação aos impactos para a própria formação do professor, 96% dos entrevistados concordam que, com o uso da tecnologia digital, suas habilidades como docente se ampliam.

Confira os dados completos da pesquisa no site: www.todospelaeducacao.org.br/tecnologia

Pesquisa sobre uso de tecnologia nas escolas aponta principais desafios que educadores enfrentam na sala de aula
Pesquisa sobre uso de tecnologia nas escolas aponta principais desafios que educadores enfrentam na sala de aula